Tendo em vista a situação gerada pela pandemia do novo coronavírus, o tema da premiação deste ano será “Meu Olhar, Meu Lugar” e o objetivo é que os fotógrafos apresentem seus respectivos espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados que resultam deste momento de isolamento social.

O prêmio é dividido em quatro modalidades: Prêmio Mogi de Fotografia 2020, do qual só podem participar maiores de 18 anos, Prêmio Melhor Foto Mogiana, exclusivo a fotógrafos da cidade e que segue a restrição da idade mínima de 18 anos, Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades entre sete e 17 anos e o Prêmio Instagram, que é de livre participação.

Para as categorias Prêmio Mogi 2020 e Prêmio Jovem, cada participante poderá se inscrever com no máximo duas fotografias e as imagens enviadas de forma online no ato da inscrição, com tamanho máximo de 6 MB. Exceto pela modalidade Instagram, todos os candidatos precisam também estar inscritos no cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura de Mogi das Cruzes, que fica sempre disponível no site da Secretaria de Cultura e Turismo.

Já quem for participar da modalidade Instagram, deve seguir no Instagram as páginas @CulturaMogi e @TurismoMogidasCruzes, publicar as fotografias com as hashtags #PremioMogiFotografia2020 e #MeuOlharMeuLugar e marcar três pessoas na postagem.  Haverá uma pré-seleção das 30 fotografias mais curtidas, depois a escolha das cinco melhores fotografias, porém apenas a foto mais curtida será declarada vencedora.

Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia 2020 e Prêmio Jovem, haverá premiação com troféu para os primeiros e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e décima colocação. Já na categoria destinada a fotógrafos mogianos, a premiação vai apenas para os primeiro e segundo lugares.

Todas as fotografias inscritas passarão por uma primeira etapa de habilitação e depois serão enviadas para uma curadoria especializada, que fará a seleção das vencedores com base nos seguintes critérios: estética, oportunidade, singularidade e qualidade de apresentação.

A divulgação dos resultados está prevista para o início de junho, por meio do site da Secretaria de Cultura e Turismo e a entrega da premiação será agendada posteriormente. As fotografias premiadas e com menção honrosa integração a mostra-coleção “Meu Olhar, Meu Lugar”.


Inscrições

9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes 2020: inscrições de 03/04/2020 a 08/05/2020 Iniciar Inscrição

Acessar

Informações: 11 4798-6900
E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

www.cultura.pmmc.com.br
twitter.com/CulturaMogi
facebook.com/CulturaMogi
instagram.com/CulturaMogi