Aldir Blanc
Edital nº 015/2020: 10º Prêmio de Fotografia Mogi Revela Especial

MOGI REVELA ESPECIAL
Destinado a fotógrafos (as) profissionais e amadores, devidamente cadastrados e que tenham como parte de seus rendimentos financeiros, atividades realizadas na área da fotografia.

Classificado 8º Suplente 36,80 pontos

  • Eliza Carneiro Batista #1

    Proponente: Eliza Carneiro Batista

  • Atuo como fotógrafa documental especializada em natureza e temas ligados à biodiversidade. Comecei minha carreira fotografando saídas científicas enquanto cursava o curso de Biologia e Mestrado. Autodidata, nunca parei de estudar e aperfeiçoar minhas fotografias. No ano de 2007, recebi o prêmio de Melhor Fotografia Ambiental pela Universidade de Braz Cubas, em 2008, o prêmio de Honra ao Mérito do Concurso Banco Itaú BBA de Fotografia e, em 2020 tive fotografias selecionadas para compor a exposição e catálogo do 4º Photo Nature Brasil. Fui convidada, em 2010, a lecionar fotografia na Folium Escola de Artes. Lá, durante três anos e meio, lecionei fotografia básica com câmeras DSLR, oficinas com câmeras compactas e fotografia base com DSLR para a melhor idade. Em paralelo, oferecia a oficina fotográfica “Despertando olhares”, com câmeras compactas, em São Paulo. Em 2013, tive minha primeira reportagem fotográfica publicada na revista Terra da Gente, com a qual colaborei na versão em papel até 2014 e no site até 2016 (Joias no quintal, 2013; Os lucros da preservação, 2014; Um paulista ameaçado, 2014; Encontro com pumas na patagônia chilena, 2016; e Primavera na patagônia chilena, 2016). Publiquei também reportagens fotográficas na página on-line da National Geographic (Rio Itatinga: um tesouro protegido, 2015; e Micro-orquídeas: pequenas joias da natureza, 2016). A partir de 2015, passei a oferecer oficinas fotográficas com smartphones para grupos ou particulares. E, de 2017 em diante, estes workshops passaram a ser oferecidos aos participantes em um dia de aprendizado em meio a natureza exuberante da Mata Atlântica. Até o momento foram 11 oficinas com celular em meio à Natureza. E durante estes anos de ensino de fotografia, atendi mais de 300 alunos. Ao longo dos últimos oito anos, produzi material fotográfico para algumas empresas e universidades com imagens e temas ligados à biodiversidade e também material de caráter documental para a ilustração de livros: Serra do Itapeti – aspectos históricos, sociais e naturalísticos (2012), Formigas do Alto Tietê (2015), Caminhos do Itapeti (2018) e Ecofuturo: a vida que a gente quer (2018). Publiquei, em 2017, o livro Olhares e vozes da alma em parceria com Fatima Lee, ilustrando poesias com fotografias. Em março de 2020, publiquei meu primeiro livro fotográfico autoral cujo tema central é a palmeira juçara (Juçara, a palmeira da Mata Atlântica, publicado pela Editora Origem, março de 2020). Nos últimos 24 meses desenvolvi, produzi e publiquei meu primeiro livro autoral e documental sobre a palmeira-juçara; ministrei 9 oficinas fotográficas com celular; palestrei na 1ª Exposição Nacional de Micro-orquídeas - como fotografar micro-orquídeas com celular; participei conjuntamente da Exposição de Fotografia Natureza Viva, no Casarão do Chá.
    Possui entre 5 e 9 anos de experiência comprovada.
    Título: Juçara, a planta mãe da Mata Atlântica / Descrição: Em uma porção de Mata Atlântica da Serra do Itapeti, ao belo contra-luz de uma tarde de 07 de setembro, palmeiras-juçara (Euterpe edulis) se revelam na floresta.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi