Marco Guerra (nome artístico de Marco Antonio da Silva) é ator, palhaço e contador de histórias; é formado em pedagogia pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu mestrado em didática, com o projeto: “Por uma Pedagogia do Palhaço: riso, corpo jogador, transgressão e inversão”; atualmente cursa o doutorado em psicologia da Educação, também na USP, com o projeto: “O arquétipo da sombra, a arte e a educação de jovens em situação de privação de liberdade: introdução a uma vida não violenta”
Desde o ano 2000 Guerra ministra aulas de teatro e circo para crianças e adolescentes, além de formação para educadores/as, arte-educadores/as e professores/as das redes municipal e estadual, tendo trabalhado em dezenas de instituições, entre São Paulo, grande São Paulo e Curitiba.
A Pedagogia do Palhaço é uma proposta educativa que tem como principais concepções e aplicações pedagógicas as técnicas do ator-criador, do arteiro, do atuador, do artivista e do educador para a paz, que se constitui a partir dos elementos da Arte do palhaço, como o riso (enquanto deflagrador do pensamento sério), o corpo jogador, a transgressão e a inversão, na relação com a Educação, na interface com as Ciências Sociais e com as Artes. Dito de outra maneira: é um conjunto de metodologias artístico/pedagógicas que tem por objetivo a ampliação e o fortalecimento das capacidades comunicativas de docentes, de qualquer matéria, em qualquer escola, em qualquer bairro, cidade, Estado ou país. Para além dos/as docentes, as metodologias da Pedagogia do Palhaço são indicadas para pais, mães, adolescentes e crianças. Para pais e mães, serve para entender melhor a infância e a adolescência a partir de uma comunicação mais sustentável; no caso de adolescentes e crianças, propicia uma visão de mundo amplificada pela fruição das artes híbridas e integradas, das críticas e teorias das artes comparadas, buscando, dessa forma, a construção sólida da verdadeira cidadania.
Nos últimos 24 meses Guerra foi contemplado por duas vezes pelo edital PROFAC e uma vez pela LIC. É coordenador executivo do Território Cultural Estação Aprendizarte, diretor do coletivo cultural Círcolo Livre de Atuadores de artes híbridas e integradas, faz parte de outros coletivos como, Estúdio Limoeiro, Cumbuca da Judite e Circusp.
Os Filósofos Ridentes
Sim
Os fílósofos ridentes é uma proposta virtual artístico-pedagógica, trata-se de um palhaço filósofo (palhásofo) que apresenta cronologicamente todos os filósofos que abordaram o riso como fenômeno pedagógico. Atualmente o projeto está na segunda temporada, na primeira temporada foi apresentado os filósofos: Demócrito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Quintiliano, Agostinho e Tomás de Aquino. Na segunda temporada estamos no segundo filósofo, Kant, o primeiro foi Hobbes.
3
Marco Antonio da Silva - palhaço - CPF 254219708-33
Elias Mingoni - editor de vídeo - CPF 256315368-97
Thamirez mazieiro da Silva - produção - CPF 408286928-07