Aldir Blanc
Edital nº 020/2020: Conteúdos Virtuais Culturais

CONTEÚDOS VIRTUAIS CULTURAIS
Produção de conteúdos virtuais

Classificado 16º Selecionado 61,00 pontos Premiação R$ 2.400,00

  • ESTADO de CORTE - Estudos Para uma Figura de Encruzilhada

    Proponente: Cleiton Marcio Pereira

  • Integrantes/Participantes CPF
    Cleiton Marcio Pereira 264.791.558-07 Ator, roteirista e editor
    Daniele da Conceição Santana 352.542.088-99 direção e edição
  • CLEITON PEREIRA DRT 012244 Autor do livro “Antes Que a Margem Vire Beira”. Iniciou suas atividades no teatro em 1987 na cidade de Santo André. Em 1990 até 1992 trabalhou na gestão de Cultura como orientador em Centros Comunitários. Em 1995 chega em Suzano onde funda o grupo Contadores de Mentira hoje com mais de 25 anos de atividade ininterrupta. Com o grupo é militante cultural onde atua em muitos movimentos de luta de classe que lutam por políticas públicas para o Interior, Litoral e Grande São Paulo e também movimentos sociais e culturais no Brasil e na América Latina. Percorre um caminho antropológico do Teatro onde dialoga com grupos do Brasil e da América Latina e também alguns grupos da Europa, Ásia e África. 2014 realizou o Projeto OFICIO E RAIZES em Suzano com a presença do mestre Eugenio Barba, projeto E(s/x)tirpe – encontro Para Celebração e Rito, Festival Ventre em Teia, Ciranda – Encontro de Aprendizes, Pedagogias do Desequilíbrio, Projeto Palco e Pátio, Ponto de Cultura Contadores de Mentira, Teatro Contadores de Mentira (Programações, circulação, gestão, projetos, etc.) além de Demonstrações de Trabalho e dezenas de outros projetos culturais. Em atividade desde 1987 participou de mais de 30 espetáculos como ator e mais de 40 como diretor. É gestor cultural institucional há mais de 20 anos atuando também como coordenador pedagógico, orientador, produtor e articulador de inúmeros projetos socio culturais. Como gestor de Cultura coordenou de 2005 a 2013 o setor de teatro da secretaria de Cultura de Suzano, sendo responsável pelos projetos de formação, gestão de espaços e pela idealização, produção e curadoria da Mostra de Referências Teatrais de Suzano - coordenador pedagógico das Oficinas Culturais de Mauá de 2013 a 2014 – Orientador de teatro desde 1990. Participou do Curso de Extensão Universitária, “GESTÃO CULTURAL”, REGISTRO ACADÊMICO Nº 3931 realizado pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, FUNEP, CEA – Universidade Estadual Paulista e PROEX – Pró Reitoria de Extensão Universitária 2018 -Cerca de 30 apresentações da obra Curra-Temperos Sobre Medéia, O Incrivel Homem Pelo avesso além das demonstrações de trabalho Pensar com os Pés e Rito de Partilha em São Paulo, Maringá. Participação de congresso na Argentina, realização do Festival E(s/x)tirpe - encontro Para Celebração e Rito. Temporada na FUNARTE/SP com todo o repertório além de performances, curadoria, produção, edição e produção de videos, participação em festivais. Participação do encontro Internacional de Teatro em Ayacucho - Peru. 2019 - Estréia e montagem da obra "Cícera". Montagem da obra ADIOS PARAGUAY (com intercambio no Paraguay) Temporada na região do Alto Tietê além de outras seis cidades do estado de são Paulo. Apresentações no Brasil e na Dinamarca da obra CíCERA. Inauguração do teatro Contadores de Mentira em Suzano/SP. Entre outras participações em festivais mostras intercâmbios. Apresentações e intercâmbio em Cuba (Projeto Teatro e Ancestralidade)
    ESTADO de CORTE - Estudos Para uma Figura de Encruzilhada
    Sim
    Este video foi realizado em junho de 2020 durante a pandemia. Trata-se de um estudo de um projeto solo do ator Cleiton Pereira que comemorou 33 anos de carreira teatral. O tema Figura de encruzilhada se refere ao caráter antropológico e social cujo mote são as chamadas "figuras encantadas das beiras dos caminhos". Figuras que estão inseridas nas tradições populares, nas religiosidades ancestrais e nos processos de construção política social. A obra trata a questão Opressor e Oprimido e traz uma figura latino americana sentada na encruzilhada. A palavra encruzilhada aqui é uma metáfora dos tempos de opressão. O vídeo foi produzido de maneira artesanal em sua própria residência. É um trabalho de atuação e pesquisa que fará parte futuramente de uma obra solo com o mesmo título.
    2
    Cleiton Marcio Pereira - CPF 26479155807 - Função: Ator, roteirista e editor Daniele da Conceição Santana - CPF 352542088-99 - Função: direção e edição

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi