Em junho de 2020 o grupo Eu conto ou vocês contam? promoveu uma semana junina em suas plataformas digitais visando embarcar o público nas melhores coisas que essa época nos proporciona. O conteúdo focou nas brincadeiras, comidas típicas ,músicas e tradições que não poderiam ser comemoradas em grandes festividades nesse ano.
No vídeo base para o desenvolvimento desse projeto o grupo utiliza-se do cordel "Campanha eleitoral", de Maviael Melo, para a construção de uma cena utilizando jogos de câmera, iluminação e figurino em sua criação.
O Manifesto literário do interior do Nordeste conta a história de um senador que após a sua morte pode decidir se quer ficar no céu ou no inferno. Sua estadia no inferno é cheia de jogatina, bebidas , do jeito que ele gostava, já no céu a vivência foi de calmaria. Então, o senador decidiu passar o resto de seus dias no inferno, mas quando chegou lá o Diabo Disse a ele que aquelas regalias aconteceram apenas porque estava em campanha eleitoral e que não poderia dar as mordomias que ele esperava.
A idealização e construção das contrapartidas vem da ideia de transformar e alegrar novamente o público com essa nova roupagem do conteúdo. Sendo assim o projeto "Meu sertão arretado" traz em seu primeiro vídeo a ideia de transformar o conteúdo base em uma cena teatral composta por elementos técnicos, mostrando a evolução da construção dos personagens criado pelo grupo em suas casas, novas cenas desenvolvidas a partir da continuidade dos estudos sobre o corpo e da fala do povo do sertão nordestino feitos ao longo desse período pelos integrantes da cia.
A segunda pretende proporcionar ao público o que eles não viveram esse ano nas festas junina, com tudo que se tem direito, em um cenário que remeta a festa típica com barracas, brincadeira e quadrilha, tudo isso em uma filmagem em plano sequência ensaiada pelos integrantes em cenas costuradas por um texto escrito pelo grupo e com interação do público proposta pela cia em um Correio elegante fora de época com divulgação feita em nossas redes sociais antes da gravação do vídeo.
Na última iniciativa online traremos uma roda de conversa contando como foi a produção de figurino e maquiagens, como criamos os personagens e utilizamos as técnicas de câmera para transformar o ambiente em que cada um estava em seu cenário dando a sensação que os personagens estavam no céu ou no inferno. As contrapartidas propostas serão vídeos gravados, escritos e produzidos pelos sete componentes da cia Eu Conto ou Vocês Contam? com aproximadamente 10 minutos e serão publicados no canal do YouTube (
https://www.youtube.com/channel/UCF_DuAjX3Su0NK98mtsWwrg ) divulgado nas redes sociais da cia e dos membros. Estima-se uma média de 400 visualizações por vídeo.
O objetivo do projeto é exaltar a Cultura nordestina, propor para o público a festa junina que não pode ser comemorada por conta da quarentena de uma maneira remota e mostrar o trabalho desenvolvido para a criação de conteúdo durante esse período.