Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 60º Suplente 13,00 pontos

  • “Desvelando Mogy: Fotografias do século XX”

    Proponente: Glauco Ricciele Prado Lemes da Cruz Ribeiro

  • A exposição “Desvelando Mogy: Fotografias do século XX” é resultante de um ano de pesquisas, através de um garimpo em antiquários e colecionadores, encontrei 40 negativos em vidro originais de cenas antigas de Mogi das Cruzes. As fotos são resultado do trabalho de Werner Haberkorn e Augustinas Gogelis fotógrafos que através de suas singularidades retrataram a Mogi das Cruzes do século XX. A mostra ocorrerá já com anuência da Secretaria de Cultura no “Casarão do Carmo”, contará uma breve história destes e outros fotógrafos que marcaram o cotidiano da cidade, os negativos originais ficarão expostos junto com as fotos reveladas em preto e branco, colorizadas e a mesma cena atual (em alguns exemplos). Desta maneira didaticamente o visitante poderá conhecer em múltiplas linguagens, hábitos, costumes e a evolução urbana. Após a exposição concluída as imagens digitais ficaram disponíveis em uma página do Instagram e Facebook, os negativos em vidro serão doados ao Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaac Grinberg”, para fins de acondicionamento e preservação da memória fotográfica em nossa cidade.
    A exposição levará ao público informações didáticas e conhecimentos dos aspectos de nossa cidade através das lentes fotográficas. Encontrar esses negativos foi um verdadeiro achado histórico que infelizmente está em mãos de colecionadores na capital. Os negativos em vidro são únicos e preservados fazem parte do patrimônio de nossa cidade, seu retorno garantira a preservação do material que servirá como fonte de estudos para a atual e próximas gerações.
    A construção desta exposição é resultante de diversas pesquisas e possibilitará diversos desdobramentos. A análise dos negativos possibilidade reconstruir múltiplos olhas sobre a Mogi das Cruzes do século XX, apresentando consigo hábitos, costumes, estilos arquitetônicos e a evolução urbana que a cidade sobre ao longo do século. Os negativos propriamente são outra peça de análise, pois estão em vidro, antiga técnica de revelação utilizadas até meados dos anos 1950. A exposição com múltiplas linguagens levará o visitante a uma imersão no passado da “Mogy”, aquela antiga com “Y”.
    Devido a Pandemia da Covid-19 o projeto não pode ser realizado, a Secretaria de Cultura da anuência ao projeto. Desta maneira não posso quantificar o impacto. Mas pelo projeto de exposição presencia e online possibilitará acesso a grande parcela da sociedade.
    Devido a Pandemia da Covid-19 o projeto não pode ser realizado, a Secretaria de Cultura da anuência ao projeto. Desta maneira não posso quantificar o impacto. Mas pelo projeto de exposição será realizada no “Casarão do Carmo”, presencial e online pelo facebook e instagram.
    Devido a Pandemia da Covid-19 o projeto não pode ser realizado, a Secretaria de Cultura da anuência ao projeto.
    Análises do material, exposição e ampla divulgação fará parte da permanência e continuidade do projeto. Ao final será doado ao Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaac Grinberg”

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi