Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 1
Projetos pequeno porte

Desclassificado Projeto desclassificado por não atingir a nota mínima de 12 pontos conforme item 4.7 do edital 019/2020.

  • Beleza e Liberdade

    Proponente: Cassia Fernandes Pires

  • O Projeto Beleza e Liberdade tem o intuito de valorizar a beleza e força das mulheres de periferia! Realizamos algumas sessões de fotos delas pelo bairro, depois de ter trabalhado a maquiagem e os looks. No final do ensaio, cada uma delas foram entrevistadas, a fim de conhecermos quem são, dar voz, gerando empoderamento a cada uma delas!
    O projeto Beleza e Liberdade é uma oportunidade das mulheres de periferia serem valorizadas por quem são, e não se envergonhar de sua realidade simples ou de sua vulnerabilidade social. Muitas das mulheres que entrevistamos relataram sua experiência de violência domestica, a dificuldade que tem em sustentar sua casa, cuidar dos filhos que vivem na rua, e trabalhar fora. A maioria delas, trabalham como domésticas nos condomínios de luxo próximos ao bairro. Essas mulheres, não procuram reconhecimento. Entretanto, precisam serem valorizadas, ouvidas, e empoderadas, e essa é a nossa Missão como Projeto do bairro Novo Horizonte. Esse projeto, nasceu de uma necessidade, e enquanto for preciso, atuaremos para promover mais dignidade e promoção de sua participação como mulheres na sociedade.
    Sim. Após compreendermos a necessidade desse projeto no bairro, foi realizado uma entrevista com as mulheres participantes a fim de entendermos sua realidade e seus desafios como mulher. Idealizamos o projeto e fomos adequando conforme foi necessário.
    O projeto movimentou de 15 a 20 voluntários, sendo eles: nos locais das fotos e documentários, na produção das mulheres, e na entrega das fotos reveladas a cada uma delas. Entre as mulheres participantes, 25 foram inscritas e 17 fizeram a sessão de fotos.
    Foram realizados 2 eventos desse projeto pelo bairro do Novo Horizonte em Mogi das Cruzes. No caso da promoção do projeto, realizaremos com as mulheres dos bairros vizinhos, sendo divisa com Suzano e Itaquequecetuba, ambos locais de vulnerabilidade social.
    O impacto do projeto com as mulheres é gigantesco, ja que são cidadãs, mães, e trabalhadoras. A ideia de empoderamento do projeto é para que haja mais voz para cada uma delas poderem alcançar seus direitos e papel como cidadãs.
    O projeto fora realizado em julho deste ano, e no mês de setembro. O proximo evento será realizado no começo de novembro, dessa vez com intuito em incentivo ao empreendedorismo das mulheres. E continuará a ser realizado para a promoção dessas mulheres.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi