Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 36º Suplente 33,00 pontos

  • BATTLE WORKS

    Proponente: Diego de Alvarenga Castilho

  • Como construímos uma casa? A princípio, com muito trabalho. A Battle Works (Obras de Batalha) veio para promover a construção da consciência, do respeito ao próximo, para trabalhar a união, a cultura de paz e o respeito a cultura Hip Hop na região de Mogi. O evento em 2016 permitiu congregar num mesmo espaço todos os elementos da Cultura Hip Hop do município; trazendo representantes de outras cidades; promovendo de forma democrática o intercâmbio cultural e a interação dos grupos além de inspirar e revelar novos talentos. Realizado no CEU da Vila Nova União, a população pode vibrar com as batalhas de breaking dance, popping; se expressar com voz/grito sua torcida para sua rima preferida nas batalhas de MC’s, puderam aprender a dançar nos workshops realizados, dançar nos embalos das pickups dos Djs e apreciar as artes feitas ao vivo pelos graffiteiros nas paredes que até hoje colorem o espaço. É assim que a Battle Work trabalha, construindo a base, a casa, a referência para artistas de umas das culturas que promovem mudanças incríveis na vida das pessoas.
    Este é um projeto feito de artistas para artistas em todas as vertentes do Hip Hop. Pensado em todos os detalhes para gerar lembrança, interesse, experiência e desafiar a criação, impulsionar a criatividade dos participantes. Em seu projeto original a Battle Works tem como pilar acontecer em Bairros estratégicos para atingir a maior parcela dos mogianos (Vila Nova União, Centro, Jundiapeba, Braz Cubas e Biritiba Mirim), em um momento tão delicado como estamos agora, o projeto está sendo reformulado para ser 100% e atingir toda a região. Na edição de 2016, a interação das crianças foi o destaque, promover o aprendizado, criar uma faísca de inspiração e vontade de participação foi a conclusão de um evento bem sucedido.
    O Hip-Hop não pode ser consumido, tem que ser vivido, é um estilo de vida, uma ideologia, uma cultura a ser seguida. A partir dessa afirmativa, a Battle Works foi formulada com exemplos de campeonatos bem sucedidos internacionalmente como a World BBoy Classic, Red Bull BC One, Just Debut, entre outros que acontecem anualmente e são referência para grandes artistas. Dentro e durante o evento há a preocupação com a imersão dos participantes e espectadores no evento, alguns exemplos: camisa para participantes, alimentação, posicionamento da plateia, luzes, palco, apresentação, premiação responsável, banheiros disponíveis, staff para organização corriqueira para dúvidas no geral, sinalização, pontualidade, diversos detalhes para que a experiência aconteça de forma leve, feliz para gerar o que depois podemos chamar de vivência.
    Em sua única realização o projeto estima ter atingidos em torno de 3.000 pessoas entre moradores e participantes/apreciadores de outras regiões. Fortalecendo o vínculo dos moradores do bairro com o CEU gerando entretenimento, atividades participativas para a população. Houve a revitalização do espaço, esse um dos maiores legados deixados pelo projeto, além de premiações em dinheiro para os ganhadores nas respectivas batalhas.
    O projeto foi realizado no CEU das Artes da Vila Nova União em Mogi das Cruzes no dia 19 de novembro de 2016 com inicio às 9h e terminando às 20h. Tendo o dia inteiro com atividades programadas, as pessoas tiveram a oportunidade de se programar para uma apresentação, um workshop específico por exemplo. Realizado em bairro carente, os moradores não precisaram se preocupar com dinheiro de transporte. Moradores vindos de outros bairros, cidades e até estados, não encontraram dificuldade para chegar, o transporte para Mogi conta com uma integração para bairros mais distantes e passíveis de isenção da segunda tarifa com a integração de ônibus.
    Com o intuito de realizar em áreas estratégicas de Mogi das Cruzes, sabemos a importância do CEU da Vila União para os moradores, sendo assim a realização do projeto feito dentro de uma área carente promove para essas pessoas a oportunidade da experiência de um evento de Hip Hop que aborda todos os elementos, sem qualquer custo de transporte ou participação (inscrição paga) Foi criado um site para as inscrições dos participantes para que os mesmos não precisarem se deslocar horas antes para fazer a inscrição (muito comum em eventos/campeonatos no Brasil). Toda a organização e chaves para inícios das batalhas (MC/Breaking/Popping) foi feita com antecedência para o bom fluxo e organização do evento. Foi feita a criação de redes sociais para divulgação ampla e cartazes foram colados nas regiões do centro, além de sinalizadores e informativos de como chegar ao local.
    O projeto foi realizado com sucesso uma única vez, inspirando ações culturais nos próximos anos, como o Especial Aniversário de Mogi que aconteceu no CEU Vila Nova União em 2016.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi