Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 59º Suplente 18,00 pontos

  • A Tenda Aberta Especial: Festival A Desfragmentação do Reino

    Proponente: Luiz Guilherme Martins

  • O projeto A Desfragmentação do Reino é uma série audiovisual gamificada produzida, divulgada e distribuída gratuitamente pelo Instagram, no perfil da A Tenda com Jogos. É um projeto inédito no qual contamos uma história inserida no contexto medieval fantasioso, temática comum nos jogos de tabuleiro e do mundo Geek. Através dos stories do Instagram, oferecemos aos interatores opções de como seguir a história a cada capítulo lançado. Essas ações totalizam cerca de 20 dias, com aproximadamente 1 vídeo por dia, iniciada em 30 de setembro deste ano e culminando em um evento online gratuito, no dia 18 de outubro também deste ano, o Festival A Desfragmentação do Reino. Na história, os participantes ocupam o local de um personagem escolhido pelo rei que deve salvar o reino do qual esse rei desapareceu. Para isso, eles devem completar missões, interagindo com outros perfis na plataforma. Esses perfis são outras intituições, lojas, editoras de jogos de tabuleiro ou que envolvem a temática do mundo Geek. As escolhas dos jogadores definem os próximos capítulos, conforme a maioria dos votos entre as opções dadas. Além disso, as personagens dessa história interagem com os jogadores, comentando nas postagens e em conversas privadas do Instagram, pelo próprio perfil dos atores participantes, fortalecendo essa atmosfera lúdica e interativa. Principalmente através do roteiro, edição, sonoplastia e indumentária utilizada, o projeto reproduz sensações de um reino medieval de jogos de tabuleiro, compreendendo também percepção cômica do tema, abrangendo uma leitura lúdica que conversa com o entretenimento e lazer propiciado pelos jogos, RPG e pela própria plataforma do Instagram. O Festival é um evento aberto online onde os participantes são convidados a se juntar à mesas virtuais de jogos de tabuleiro, monitorados por profissionais da área. Os espaços virtuais, aplicativos e sites, para que o evento ocorra estão previamente estruturados não só para a recepção deste público, mas também para a comunicação organizada, bem-estar social e atendimento eficaz. (Inserimos capturas de tela na inscrição do projeto pelo formulário para melhor compreensão do projeto. A maioria deles mostra reação dos participantes, interações com personagens e motivações intrínsecas causadas pela ações do projeto)
    Durante pesquisas realizadas para o planejamento da produção, não foi encontrando referências diretas nem atividades prévias similares à este projeto. Assim, o projeto foi planejado e produzido através da intersecção de múltiplas refererências parciais ao que o projeto realmente tem como intenção. Nesse sentido, acreditamos o projeto ser inédito ao público e especial por interrelacionar os aspectos que envolve, como: produção audiovisual, gamificação da história, Instagram e interações em tempo real com personagens fictícios e reais, como lojistas, editoras e parceiros do mundo dos jogos de tabuleiro e do universo Geek.
    O projeto cultural desenvolve diversas formas de gamificações e interações, procurando explorar a potencialidade da imersão do público. Dada as abordagens escolhidas, como a utilização de uma plataforma popular como o Instagram, a simplicidade das interações na história, e as interações individuais com as personagens, acredita-se em um potencial alto devido ao investimento de pesquisa, técnica e recursos, mesmo apesar ao seu ineditismo.
    Até o momento da inscrição do projeto para este edital, foram realizadas 19 postagens, sendo uma delas – o início da história interativa – promovida para maior alcance de público e público que segue a história até o final. Nesta ação promovida, cerca de 73 mil contas foram impactadas, entre impressões e alcance. Nesta semana, do dia 15/10, já a terceira semana de ações do projeto, mais de 22 mil contas foram alcançadas, sendo as maiorias: 25% de Mogi das Cruzes, 42% de pessoas entre 25 e 34 anos, 59% homens e 41% mulheres.
    O Festival A Desfragmentação do Reino é um evento similar, com maior investimento e devida atenção às suas particularidades, ao evento A Tenda Aberta que possui diversas edições ao longo de 4 anos. Quando presencial, os eventos da A Tenda Aberta foram realizados no Jardim Aracy. Já os eventos online, como também é o caso deste projeto, foram realizados através de plataformas online gratuitas, acessíveis por diversos tipos de dispositivos, e portanto por diversos grupos e públicos.
    Produzimos e disponibilizamos todas as ações e atividades em plataformas online gratuitas, acessíveis tanto em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos. Os aplicativos escolhidos (Discord, Boardgame Arena, Instagram) podem ser acessados e baixados gratuitamente, promovendo oportunidade de paricipação para diversos grupos ecoômicos e de todas as regiões da cidade. Esses meios já são amplamente utilizados por comunidades do universo Geek, como gamers, grupos de fãs de séries, filmes e quadrinhos. Mesmo assim, evitamos interações digitais complexas, procurando trazer todos o tipo de público: crianças, jovens, adultos e idosos, assim como pessoas de todos os interesses, seja a pessoa mais atraída pela história, pelas interações com as personagens, pela a participação no evento ou qualquer outra resultante de nossas ações.
    Sendo análogo ao nosso evento A Tenda Aberta, este projeto soma-se no total de 8 realizações no decorrer de 4 anos. Essas realizações incluem tanto as produções presenciais quanto as virtuais. Toda o resultado final da produção da história interativa, após publicada no perfil do Instagram da A Tenda com Jogos, estará disponível permanentemente por tempo indeterminado, inclusive como destaques do perfil para facilidade de acesso e divulgação do projeto.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi