Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 41º Suplente 31,00 pontos

  • Raízes de Gaya

    Proponente: ADRIANA SANTOS FERREIRA

  • O Projeto "Raízes de Gaya" tem como propósito principal a montagem e circulação de um trabalho de dança circular que oferece uma oportunidade para reunir pessoas a vivenciarem em conjunto uma meditação ativa que conduz à verdadeira paz de espírito nos religando ao Universo Divino e toda sua Consciência Cósmica.
    "Raízes de Gaya" é um espetáculo de dança circular contemporâneo, inspirado na obra do bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor alemão/polonês Bernhard Wosien, o espetáculo mergulha na liberação das emoções reprimidas, estimulando a auto confiança, reflexões sobre a essência da mulher e sua sacralidade, estimulando o empoderamento feminino. Indo da associação da obra da coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã Pina Bausch diretamente à sua condição de criadora da "Dança-Teatro" aos novos lugares assumidos pelas características coreográficas da sociedade contemporânea caracterizado como um momento de reflexões e profundas indagações acerca dos modelos econômicos e sociais que são postos e construídos pelas pessoas que vivem e convivem nela.
    Observamos uma série de videos, documentários, bem como a obra de danças circulares que fazem parte de um movimento de dança contemporânea do bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor alemão/polonês Bernhard Wosien, e pesquisas sobre o texto "A Vida Oculta de Gaia", compilado por Shirley Nicholson e Brenda Rosen, além de outras formas de estudos e inspirações que transitam pelo desejo comum do coletivo de expressar o universo que nos compõe. E a partir daí selecionamos e fizemos algumas releituras músicais, dentre elas “Santa de Santana (João Carlos e Junio Barreto)” / “May it Be( Enya)” / “A Paz ( Gilberto Gil e João Donato)”, entre outras, que nortearão de diferentes formas o processo criativo, despertando assim, ideias para a elaboração de cenário, músicas, figurino, dramaturgia, etc. Para além dessa referência, nos inspiramos também na obra da coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã Pina Bausch que é associado diretamente à sua condição de criadora da “Dança-Teatro” contemporâneano.
    O trabalho atingiu pessoas entre crianças, jovens, adultos e terceira idade, sem distinção de sexo, cor, raça, gênero ou classe social. Recebemos cerca de 50 pessoas por apresentação.Quanto as oficinas, estimou-se a participação de, no mínimo 15 pessoas, e no máximo 25. bem como para os dois ensaios abertos, estimou-se por volta de 30 pessoas por ensaio.
    O projeto foi realizado nos bairros de Botujuru e Alto Ipiranga. Nos dias e Local dos Ensaios Abertos ao Público: Parque Centenário da Imigração Japonesa nos dias 12.05 e 26.05 . Apresentações : Parque Centenário da Imigração Japonesa dias 09.06 e 07.07 Parque da Cidade dia: 23.06 Inicio dos Ensaios e Apresentações : 09h e termino: 12h. Estes locais mencionados dialogam e propõem garantias de acesso fora da região central da cidade de Mogi das Cruzes.
    O trabalho estimou atingir pessoas entre crianças, jovens, adultos e terceira idade, sem distinção de sexo, cor, raça, gênero ou classe social. Objetivo Geral • Projeto "Raízes de Gaya” visa incitar questionamentos, buscar respostas e despertar reflexões sobre a essência da mulher e sua sacralidade, estimulando o empoderamento feminino através das danças circulares de diversas partes do mundo. Objetivos Específicos: • Convidar o público a participar de uma atividade voltada ao relaxamento corporal e meditação ativa, objetivando um bem-estar coletivo, trazendo a consciência do despertar do corpo, da mente e das emoções. • Realizar espetáculos de danças circulares de diversas partes do mundo. • Inovar com diversas linguagens, como dança, teatro, musica e poesia que valorizam especialmente a criatividade e a liberdade de interpretação, com releituras coreograficas, músicas de autoria própria com teor mítico, cultural e político-social, bem como releituras de músicas de diversas partes do mundo, ao som dos tambores e maracas. • Apresentar coreografias próprias e releituras. • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. • Contribuir o acesso as experiências artísticos- culturais principalmente a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. • Trabalhar suas habilidades interativas e de grupo facilitando assim a identificação e a empatia com os outros, desenvolvendo a capacidade de intimidade interpessoal incentivando o indivíduo a expressar o que ele tem de melhor, viabilizando o auto conhecimento e a expressão individual e coletiva; • Ativar todos os músculos, fortalecendo-os e os tornando mais flexíveis, aumentar capacidade cardio-respiratória, estimula a percepção espacial e auxilia nos problemas de desequilíbrio e deslocamento, estimula a produção de serotonina e dopamina evitando estados depressivos, e ajuda até a queimar calorias; Despertar a musicalidade, ritmo, leveza e flexibilidade; • Promover a alegria através da descontração, liberando emoções reprimidas, estimulando a auto confiança, estimulando a perseverança; • Restabelecer o caminho do ser em busca de sua Essência por ser uma meditação ativa que conduz à verdadeira paz de espírito nos religando ao Universo Divino e toda sua Consciência Cósmica. • Conscientizar a população que a pratica do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas. • Promover o trabalho em grupo. • Incentivar a população a participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, coletividade, companheirismo, amizade e ética. • Tornar o grupo como referência de ativismo cultural na região de Mogi das Cruzes, consolidar nossa atuação e dar continuidade as ações do coletivo.
    Iniciamos as atividades dia 01/04/2018, e encerramos as atividades em 03/09/2018, sendo o primeiro ensaio aberto da Montagem e Circulação de Danças Circulares e Cantos Tradicionais “Raízes de Gaya” no Parque Centenário da Imigração Japonesa no dia 12/05/2018 das 09h ao 12h, junto ao público, com aproximadamente sessenta pessoas (espectadores) . Portanto foi possível dividir com a população o processo criativo do coletivo da Montagem e Circulação de Danças Circulares e Cantos Tradicionais gratuitas ao público, contamos com a participação de crianças, jovens, adultos e terceira idade, sem distinção de sexo, gênero ou classe social. A participação do público na construção da atividade cultural de Danças Circulares e Cantos Tradicionais “Raízes de Gaya” viabilizou ao público presente sentimentos de união de grupo, incentivando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi