Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 43º Suplente 30,00 pontos

  • Leitura Dramática do texto “Sandália Partida”

    Proponente: Alana Carvalho

  • O espetáculo “Sandália Partida” fala sobre o encontro de duas antigas vedetes em uma casa de repouso. Uma ficou amargurada pela solidão do tempo e a outra encontrou na sua música mais um motivo para sorrir. Durante a adaptação de uma com a outra, ambas compartilham histórias de suas vidas, como: o primeiro amor, a primeira vez, a primeira decepção... Descobrindo então, que esta relação pode ir além do que meras companheiras de quarto. Nessa nova leitura, as questões são distribuídas em formato recitado amarrado com um terceiro personagem que explica os contextos socioculturais vivenciados com trechos do filósofo Foucault, baseado em sua obra “História da Sexualidade”.
    Cansadas da culpa carregada desde os tempos de Eva, as recitantes explicam e contextualizam o porquê dessa vergonha em torno da sexualidade e tentam destruir essa crença de que o passado foi idílico e a nova geração não é capaz de se reorganizar. Em formato cômico e dinâmico.
    O projeto passa por dois processos de produção: A pesquisa, onde trazemos Foucault junto ao texto de Marco Barbosa e suas perspectivas diante ao nosso universo de sexualidade vetada. E a vivência, onde trazemos e adaptamos para uma ótica feminina o texto, questionando outras mulheres - de diferentes idades - sobre o assunto.
    Na vez apresentada, em 2014, o projeto precisou de 2 atores e 1 diretor. Teve seu público atingido entre estudantes, estudantes de teatro e idosos. Dando o total de 226 pessoas presentes. Nesta única apresentação, o espetáculo , por sua dinâmica e construção, envolveu elementos de comunicação, signos visuais e sonoros. Tais como: Performance corporal das atrizes amarrados aos seus adereços, figurinos, iluminação, efeitos sonoros e canções.
    O espetáculo foi realizado em um Festival de Inverno de 2014. Local: Theatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515 - Carmo, Mogi das Cruzes). A leitura adaptada vem em um formato mais transladável, isso porque seu cenário é mais simples e dinâmico, e sua iluminação não é essencial, fazendo assim com que seja possível apresentações com êxito fora da região central da cidade de Mogi das Cruzes.
    O teatro por si só é uma ferramenta social poderosa, nos fazendo refletir sobre nosso comportamento, nossa história, as questões que vivemos, gerando diálogo e união entre os que compõe a sociedade. “Sandália Partida” foi uma apresentação gratuita e com o intuito dessa busca. Trazendo a velhice, o abandono, o preconceito e o conflito entre gerações sobre a sexualidade. Além de divertir, cativar e emocionar quem assisti.
    Houve apenas uma única apresentação sem remuneração, logo, sem recursos financeiros, o grupo acabou não dando continuidade. Portanto, esse novo formato do espetáculo em forma de leitura dramática pretende dar constância, ademais é um texto com viés social necessário.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi