Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 2
Projetos médio porte

Classificado 12º Selecionado 36,00 pontos Premiação R$ 10.000,00

  • Iniciação Artistica - Circo e Teatro

    Proponente: Isabela dos Santos Zandoná

  • O projeto Iniciação artística: Circo e Teatro tem como objetivo possibilitar a vivência teatral e circense por parte de pessoas interessadas em conhecer ou se aprimorar nas linguagens em questão. O trabalho acontece com aulas regulares, onde os participantes são conduzidos no fazer artístico, são provocados a descobrir o universo da arte dramática e das artes circenses. O trabalho já é desenvolvido a anos, em diferentes escolas, serviços sociais e espaços culturais. O ensino do teatro dentro do projeto tem a função de potencializar a capacidade de comunicação, sendo o aprendiz receptor, emissor e, no caso do teatro, mediador da mensagem. Nas aulas estudamos o teatro ocidental, aplicando jogos dramáticos e atividades lúdicas que objetivam o desenvolvimento das habilidades físicas, mentais e emocionais próprias da arte teatral. Neste contexto, a técnica Clown é uma ferramenta potente na missão de iniciar os alunos no teatro, uma vez que tais técnicas utilizam aplicações simples e conceitos acessíveis para a encenação. Por intermédio da experimentação cênica, os alunos vivenciam situações do espetáculo, bem como de sua criação e concepção. Para embasar nossas práticas, o trabalho de grandes pesquisadores e artistas nos norteiam, como Stanislavski, Viola Spolin, Rudolf Laban, Augusto Boal, Brecht, Ana Mae Barbosa, Tiche Vianna, Peter Slade e Jacque lecoq. Nas aulas de circo os alunos terão contato com selecionadas técnicas circenses. Conhecerão os malabares de arremesso, o de contato e o de equilíbrio; experimentarão figuras e movimentos com as acrobacias de solo, pirâmides e portagens (acrobacias coletivas). O lúdico é ingrediente fundamental, sendo que todas as práticas da aula objetivam o desenvolver das crianças por intermédio do circo de forma divertida e prazerosa. Para os jovens e adultos a proposta é usar o circo como atividade física saudável e artística. Pesquisadores da área, como Marco Bortoleto, ressaltam a potencialidade do circo como ferramenta na educação e desenvolvimento não só das crianças, mas também dos adultos. As aulas podem acontecer em praças públicas ou em espaço fechado, com duração de 01h00, a quantidade de alunos não deve passar de 6 participantes, devido as medidas de isolamento. As aulas podem acontecer 1 ou 2 vezes por semana, dependendo da disponibilidade de espaço e dos envolvidos. As turmas devem ser separadas por faixa etária, porém exceções são possíveis e por vezes até necessárias.
    O Circo já foi a expressão artística mais popular do Brasil, era responsável pelo entretenimento, pela diversão, pela propagação de culturas e até pelas notícias, acontecimentos e inovações. Era o Circo uma arte nobre e seus praticantes eram tidos como grandes artistas, admirados e reconhecidos mesmo antes da televisão.    O tempo passou e o Circo já não tem a mesma visibilidade que antes, muitos motivos desviaram a atenção dos Circos tradicionais, levando muitos deles a fecharem suas lonas, alguns com décadas de história e tradição familiar. Infelizmente é algo que acontece com várias linguagens artísticas durante os anos, algumas se perdem, e outras se renovam como foi o Circo. Hoje temos o que chamamos de "Circo Novo", onde a tradição circense cedeu lugar a estética da arte contemporânea. O "Circo Novo" distanciou a prática circense das tradições, da lona e das famílias feitas de gerações de artistas, porém possibilitou que o circo fosse ensinado com a mesma técnica em lugares mais acessíveis, como clubes, espaços culturais e escolas. Com isso o circo perde força como espetáculo mas ganha espaço como ferramenta de desenvolvimento múltiplo. Com o intuito de explorar essa possibilidade especial, e ao mesmo tempo fortalecer o circo como linguagem artística, é que o projeto INICIAÇÃO ARTÍSTICA: CIRCO E TEATRO nasceu. O ensino do teatro vem no mesmo bojo do circo, porém com especificidades pontuais, são elas: A potencialidade que o ensino de teatro tem para todas as áreas de atuação profissional humana, uma vez que o estudo das relações interpessoais (tão caras ao teatro) ajudam a desenvolver a inteligência emocional tão necessária, principalmente no atual momento global. Além disso o teatro tem a facilidade de integrar qualquer linguagem artística ao seu fazer, e ainda não possui nenhuma restrição limitadora para sua prática, sendo uma porta de entrada ímpar para o universo das artes. Por fim, no momento de insegurança que vivemos, é cada vez mais importante buscar meios saudáveis e seguros de estabelecer relações sociais, sendo a arte uma espécie de arauto da sociedade, ampliar o acesso a sua prática é também cumprir parte a missão social que temos, de fortalecer a sociedade e os cidadãos. Desenvolvemos trabalhos como arte educadores a anos, para distintas idades e classes sociais, temos larga experiência não só no ensino como também no desenvolvimento dos conhecimentos relacionados as artes que lecionamos. Por entendermos que essa é uma das formas mais ricas de contribuição social que temos a dar, nos sentimos responsáveis em desenvolver esse projeto. O mesmo já acontece a anos, porém está cada vez mais debilitado por conta do isolamento e desestabilidade econômica.
    Os três educadores do projeto possuem pesquisa contínua nas linguagens ensinadas. Thiago Cardoso (395.082.328-23) é arte educador desde 2009, passando por diversos cursos e com formação não só como profissional em teatro e circo, como também como educador de teatro. Isabela Zandoná (447.646.398-88) é atriz profissional e foi professora de teatro em diversas turmas do Galpão Arthur Netto, além de um estudo contínuo na é linguagem de acrobacias de solo e portagem. Karollyn Bueno (464.670.718-75) é atriz e educadora de teatro na Escola de Arte Ousadia, ela passou por um ano de formação intensiva como educador de teatro, estagiando no Colégio Mackenzie – Higienópolis e também no Colégio Interativo Mogi. Os três fazem parte da equipe de arte educadores de teatro e circo do Colégio Mackenzie, que presta serviços na instituição desde 2016.
    Para responder essa questão tivemos que puxar na memória as tantas turmas de alunos, de cursos, oficinas e vivências, que já tivemos. Por ano atendemos em média 100 pessoas (entre crianças, adolescentes e jovens) com turmas fixas de teatro e circo. Além disso desenvolvemos atividades de imersão artística com atores e circenses em formação, o que amplia o público, levando um número médio de 200 pessoas atendidas por ano. Como ministramos aulas em mais de um espaço, mas sempre sob a coordenação de Thiago e com as educadoras Isabela e Karollyn, os espaços em que atuamos são múltiplos, porém vale o destaque para os serviços sociais e também para o ensino em escolas como aulas de arte. O trabalho é desenvolvido semanalmente durante o ano todo, com alguns intervalos nas férias. Agora porém as aulas de todos os lugares em que atuamos estão interrompidas ou reduzidas, comprometendo nossa renda e também o desenvolvimento dos alunos. Onde e quando o Projeto Cultural foi realizado (máx. 3.000 caracteres): * Nossa equipe é pequena e diversa, trabalhando em muitos lugares diferentes porém desenvolvendo as aulas sob a mesma abordagem didática e metodológica, adaptando o ensino as necessidades de cada espaço e necessidades. Ministramos atividades, seja individualmente ou juntos, como voluntários ou contratados, em muitos lugares. Alguns deles são: SCFV – Vila Varela – Poá, Escola de Arte Ousadia – Mogi das Cruzes, CEU das Artes - Vila Nova União, Colégio Interativo – Mogi, Colégio Mackenzie – Higienópolis, Galpão Arthur Netto – Mogi das Cruzes. Para esse edital em questão ambicionamos levar as atividades de aula para praças e espaços periféricos, facilitando o acesso as aulas e diminuindo a necessidade de uso do transporte publico por meio dos alunos (esse ultimo também por conta da pandemia).
    SCFV – Vila Varela – Poá, Escola de Arte Ousadia – Mogi das Cruzes, CEU das Artes - Vila Nova União, Colégio Interativo – Mogi, Colégio Mackenzie – Higienópolis, Galpão Arthur Netto – Mogi das Cruzes, e caso aprovado, o projeto ocorrerá em Mogi das Cruzes buscando fácil acesso para todas as regiões da cidade.
    Temos como princípio entregar a mesma aula nos espaços privados e nos públicos, o mesmo trabalho com alunos pagantes e serviço voluntário. Entendemos que o circo e o teatro nem conseguem ser praticados de forma íntegra se não for assim. Isso porque as duas linguagens provém historicamente de manifestações populares, da simplicidade e são ligadas intimamente ao humano. Devido a isso temos o prazer de ver alguns dos ex alunos seguindo a carreira de artistas, alguns chegando mais longe do que nós mesmos, outros desenvolvendo suas atividades profissionais de forma mais sensível e justa para a sociedade, outros que sem o acesso a arte não teriam encontrado alternativa para a vida. Entendemos que estudo dessas linguagens pode fazer a diferença e por isso desejamos oferta-la não só para os que têm acesso a bens materiais mas sim para os que não são privilegiados com tais oportunidades.
    Como já mencionado, trabalhamos com arte educação a anos, porém esse formato pontual de equipe está composto desde 2018.
    Oficinas de teatro e circo que acontecerão nos dias 16, 23, 30 de janeiro e 06 de fevereiro, com 2 horas cada contabilizando 24 horas no total. R$ 960,00; Ajuda de Custo para 24 horas aula. R$ 120,00; Audiovisual – Transmissão online e/ou operação técnica na oficina presencial – 4 diárias.R$ 2.300,00; Ajuda de custo ao espaço cultural usado como base para as oficinas 300 Produção – 3 diárias. R$ 1200,00.
    R$ 4.880,00

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

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