Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 1º Selecionado 53,00 pontos Premiação R$ 25.000,00

  • Um Sonho de Aprendizado

    Proponente: Emerson Almeida Matos

  • Este é um projeto Cinematográfico. “Um Sonho de Aprendizado" é um produto audiovisual, no formato de curta-metragem de 6’, realizado por Emerson Matos, proponente deste projeto, que adapta as metáforas de Charles Chaplin para o contexto escolar. Em Outubro de 2014, o então estudante da Etec Presidente Vargas m Mogi das Cruzes, o estudante Emerson Matos estava insatisfeito com a forma didática de suas aulas e do desmonte em curso da educação pública no país. Admirador de Charles Chaplin, o aluno certo dia encontrou uma charge na internet que foi capaz de expressar todo aquele sentimento: O Vagabundo (personagem do ator), em uma cena clássica de seu filme “Tempos Modernos” se debruçava sobre uma linha de montagem onde ao invés de peças, haviam provas escolares. Naquele instante, um lampejo de compreensão e inspiração o atingiu e ficou muito claro: Nos Tempos Pós-Modernos a mercadoria explorada é a informação. A partir da metáfora charge surgiu a metáfora do curta, expandindo ainda mais o campo de discussão. O seu High-Concept é: Tempos Modernos de Chaplin, na Escola.
    O enredo dramatúrgico do curta ocorre por meio de metáforas sobre o aprendizado mecânico, acelerado e desproporcional que é causado pelo desmonte do Ensino Público no Brasil e retroalimenta este ciclo. Com tons de humor característicos da linguagem cinematográfica dos filmes chaplinianos. No segundo ato, em um ambiente de sonho, o protagonista (Emerson, aluno figurado como Chaplin) tem um contato com o que seria um aprendizado ideal, ligado à experiência, a conexão do aprendiz com o mundo e a sua comunidade, como idealizado pelo filósofo “Rousseau” em suas teorias do aprendizado expresso na obra “Emílio”, que apesar de ressalvas, inspirou diversos autores ao longo da história do aprendizado a criar uma pedagogia mais plural e integrativa. Imaginado com este universo teórico, o curta foi capaz de promover o debate e a integração entre professores e alunos na escola onde foi realizado, se tornando algo inédito na história do colégio, da cidade, e do país, como falaram espectadores que tiveram acesso ao produto e se encantaram com o esforço de jovens que se mobilizaram para falar algo tão urgente como o desmonte educacional, debate que vai além da estrutura brasileira, mas de como as novas gerações estão recebendo o conhecimento construído ao longo de eras.
    Além das pesquisas de obras históricas do Cinema, teóricos da educação e da cinematografia, o projeto integrou alunos e professores da ETEC Presidente Vargas em torno da questão proposta, assim como a Secretaria de Cultura que autorizou a gravação do mesmo em um de seus aparelhos culturais, que por coincidência foi onde o realizador obteve suas primeiras ferramentas cinematográficas através das oficinas Ponto MIS. Por isso, este projeto pode ser concebido como um sucesso integrativo entre o poder público e a comunidade, que em conjunto foram capazes de dar vida a uma obra de arte que levou a imagem da cidade a lugares consideráveis. No entanto, o produto ainda não teve a possibilidade de ser amplamente reconhecido na Cidade onde foi produzido. Por isso, o fato do curta estar neste presente Edital poderia consolidar a integração plena deste ciclo, onde através do reconhecimento da Secretaria de Cultura ele poderia circular com maior fluidez e visibilidade.
    Após finalizado, o curta-metragem foi enviado ao festival “Imagens Em Diálogo” da Universidade Federal Fluminense, que após uma seleção nacional de curtas-metragens que abordassem a temática escolar, premiou o produto Mogiano como um dos cincos melhores em todo o país. Como prêmio, seus realizadores tiveram a oportunidade de levar a voz da cidade de Mogi das Cruzes a um ambiente de trocas com alunos, professores e realizadores cinematográficos, onde através de uma semana de debates e exibições ficou-se a certeza: É possível construir um futuro melhor para a Educação brasileira. Ao retornar do festival, os alunos deste projeto se reuniram com seus professores, e deixaram claro que aquele era um recado e crítica ao seu trabalho, e que como receptores daquele ofício, gostariam de lutar por um ensino mais vivaz e humano. A repercussão movimentou debates. Ao longo dos anos, o curta foi sendo exibido em diversos festivais experimentais, escolas, bares, sempre provocando calorosas rodas de debate sobre a temática proposta. Em 2019 o curta foi exibido no Festival Ima(R)gens, realizado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde o realizador estuda atualmente. Diferenciado, o curta mobilizou o mesmo debate dentro do público acadêmico, ainda mais pelo fato de ter sido realizado por jovens com pouca instrução cinematográfica que chegaram ao resultado satisfatório para expor tais questões. Desde que foi finalizado, o projeto está hospedado na plataforma Youtube onde já angariou milhares de exibições. Entre a internet e exibições em Festivais estima-se que “Um Sonho de Aprendizado” tenha alcançado um público de mais de 3.000 pessoas.
    O curta-metragem foi realizado pelo proponente e mais três pessoas, em conjunto com toda turma de sua escola e um dos professores. Nas filmagens, o curta utilizou locações do centro da cidade, como o Colégio ETEC Presidente Vargas, Praças e ruas centrais e o interior do museu Casarão do Carmo. Sua exibição de seu em escolas, sites do festival ao qual foi premiado, youtube e universidades.
    O curta metragem lida com a questão da educação brasileira. Criticar o sistema de educação vigente é promover e equidade social, uma vez que a escola pública, responsável por atender pessoas de baixa renda, costuma ficar atrás na qualidade de ensino e no horizonte de oportunidades do que alunos de escolas particulares, onde se encontram pessoas com maior poder aquisitivo. A educação é o berço da vida em sociedade, por isso, se a desigualdade começa desde ali, as próximas gerações tenderão a seguir desiguais. Questionar o sistema de ensino é questionar as bases e interesses de uma nação, da construção de suas bases, e por isso a análise dos processos de exclusão. Ao falarmos sobre educação estamos falando sobre acesso a lugares sociais. Prezar por este debate é promover ações integrativas que buscam uma sociedade cada vez mais igualitária, prezando por um ensino que não seja mecânico e quantitativo, mas harmônico e qualitativo, que prepare os alunos não apenas para o vestibular, mas para a vida. Com este discurso se expressa "Um Sonho de Aprendizado".
    Desde que fora produzido o curta-metragem circulou em festivais experimentais e universitários além de integrar debates em escolas em vários lugares do Brasil e estar disponível na internet desde então. Há seis anos ele é exibido plataforma online.
    3 exibições virtuais do curt-metragem premiado no valor de R$ 2.000. R$ 6.000; 3 mesas de debade virtual seguindo os temas de interseção entre cinema, arte, comunicação e educação. (diretores, dramaturgos, professores e outros profissionais convidados para compor as mesas de debate). R$ 3.500; Verba técnica para exibições virtuais. Técnicos. R$ 2.000,00
    R$ 11.5000

    Informações: 11 4798-6900
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