Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 3º Suplente 45,00 pontos

  • Projeto Mulata/Mangue de Dansc

    Proponente: Danilo Scarpa Siqueira da Cunha Melo

  • Desde 2010 o Estúdio Mulata desenvolve artes visuais com o mais variado leque de estilos, técnicas, formas e linguagens. Ilustrações charges, cartuns, caricaturas, pinturas em aquarela, óleo, quadros feitos em colagens de retalhos de papel pintados (uma forma inovadora de se fazer), também foi produzido materiais de design gráfico como logos, folder, posts, sites e capa/encarte de CD’s (5 discos do Eman Gui Cardoso, Rui Ponciano, Carta na Manga, Léo Zerrah, Paulo Betzler e Molho Madeira, este último ainda não lançado). Muita coisa foi produzida nessa ultima década, nossas charges e imagens ganharam o mundo justamente pela constante busca pelo novo, pela originalidade. A identidade de nossas produções, talvez sim tenha sido alavancada também pelo próprio nome do estúdio que por si só já é uma provocativa obra de arte. Em 2017 lançamos nossa revista Mulata.art.br contendo desenhos, pinturas, charges e cartuns de um lado e no verso da revista a história em quadrinhos Mangue, com protagonista homônimo, sua tiragem foi dois mil exemplares e também houve a publicação digital.
    A mensagem da história do personagem Mangue paira entre o respeito às diversidades e a preservação do meio ambiente, assim como busca compreender as relações humanas e seus anseios. Mangue, o herói-mendigo rouba água para os pobres moradores de rua em um futuro pós-apocalíptico quando a falta desse suprimento para o consumo assola a população. Em determinado momento ele recebe uma iluminação de seres cósmicos ganhando assim superpoderes. Ao contrario dos clássicos super-heróis, esse terá que combater o mal sem violência, com calma e paz em busca de equilíbrio na Terra. Seu arque inimigo é abstrato e pode ser chamada além de outros nomes como Maia ou Trama que simboliza o capitalismo desenfreado e todo o sistema caótico ao qual levou à situação em que seu mundo se encontra. Mangue tem garras e carapaça como a de um caranguejo e todo o espirito da historia foi livremente inspirado no universo Mangue Beat liderado do artista Chico Science. Paz, amor, humildade e fraternidade são os sinceros objetivos do nosso herói Mangue assim como todo o enredo. Conscientizando a população sobre a preservação ambiental e humana. O Mangue talvez tenha sido o auge da nossa criação, porém a toda a produção está repleta de quadros em aquarelas e inovações de quadros feitos em camadas de papéis recortados dando uma impressão de profundidade e 3D. Também a busca diária e incansável pelo desenho, desenvolvendo um traço e estilo originais.
    A vivencia e imersão do Estúdio Mulata foi em si próprio construindo durante 10 anos o seu legado artístico em suas produções.
    O sucesso do Estúdio Mulata por produção autoral nem de longe se compara ao ínfimo sucesso comercial e financeiro. Pela profunda dedicação à arte e o baixo empenho administrativo. Nesses 10 anos pagamos nossas contas, impostos, aluguel, contador, materiais artísticos e outros, não deixando qualquer lucro e financeiramente e ficando praticamente na mesma em que entramos. Não que haja arrependimento o que fizemos foi dar cada suor à arte. Graças a esse trabalho algumas exposições foram realizadas em Mogi e na capital. A fama do Estúdio Mulata, graças a internet, pode-se dizer que deu a volta no planeta, mas também estimulou muita gente da nossa cidade a seguir sua escola.
    O inicio se deu no centro de Mogi das Cruzes, na rua Manoel Pimenta de Abreu, 172, em janeiro de 2010 e permaneceu por quase 10 anos nesse endereço. Agora está pouco a pouco sendo transferido para o bairro do Botujuru.
    Muitos jovens e apreciadores das artes visuais se inspiraram no projeto através da revista produzida, das exposições físicas e virtuais.
    Esse é um projeto que se confunde com a carreira artística do seu autor Dansc sendo assim já era concebida antes de sua inauguração e continuará enquanto este estiver produzindo ou quando algum(s) discipulo seguir com a trajetória do projeto. Independentemente da localização continuaremos em nossa busca. pois por motivos financeiros foi preciso entregar o imóvel alugado para a primeira cede, mas o novo Estúdio Mulata se adaptou e hoje está no bairro Botujuru. Um lugar, lindo, inspirador, que precisa de reparos e reformas para se adequar ao estilo do antigo ambiente. Funcionando tanto como atelier da produção como uma galeria com essa produção pendurada na parede. Muito encontros foram realizados, lugar onde músicos e artistas plásticos passaram e hão de passar nesse novo local. Com toda a certeza um prêmio como este seria uma grande ajuda para a continuidade do projeto, retribuindo com ainda mais arte para toda a comunidade, com produção intensificada e belos encontros artísticos.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi