Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 2
Projetos médio porte

Classificado 5º Selecionado 44,00 pontos Premiação R$ 10.000,00

  • Coleção Igrejas e Capelas Mogianas - Mogi Cristã

    Proponente: Olga Duarte Nóbrega

  • A exposição da “Coleção Igrejas e Capelas Mogianas - Mogi Cristã”, que trata da coletânea composta por 20 obras de artes. Trabalhos realizados por meio da pintura, à óleo sobre tela. Todo planejamento para a execução das obras se baseou na pesquisa realizada por meio de retratos e visitações da artista às principais Igrejas e Capelas da cidade de Mogi das Cruzes. Percorrendo toda a cidade, desde área urbana, até construções em área rural. A coletânea foi criada ao longo de 20 anos, algumas igrejas e capelas já foram demolidas e outras reformadas, trazendo as obras de arte de Olga Duarte Nóbrega um importante material histórico da cidade. A coletânea está exposta na Pinacoteca de Mogi das Cruzes, e fez parte de diversas exposições ao longo das últimas décadas. Olga Nóbrega é artista plástica com mais de 50 anos dedicados a retratar a cidade de Mogi das Cruzes, fundou o AMBA - Associação Mogiana de Belas Artes e também é fundadora do Grupo Feminino de Artes Plásticas em Mogi. Foi “Artista do Ano 99 - Sociedade Cultura Latina do Brasil”. “Artista do Ano 99 - Associação Comercial: Conselho Feminino / Dia Internacional da Mulher.” Benemérita da Cultura - Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes. Mulher de Expressão do Alto Tietê - 2007 Mogi News - SEBRAE / General Motors. Artista do Ano - 1985 - Centro Mello Freire de Cultura. Medalha de Gratidão e Certificado - 2002 - Lei 5.301 de 5/12/2001 - Decreto de 11/04/2002 - Mogi das Cruzes. Menção Honrosa e Certificado Associação Paulista de Belas Artes - 1971. Ao longo das décadas participou de inúmeras exposições em todo Brasil, suas obras fazem parte de inúmeros colecionadores e de acervos culturais como a APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo e em outros países como Seki e Toyama - Japão, Cocenza- Itália, Boston entre outros,
    A “Coleção Igrejas e Capelas Mogianas - Mogi Cristã” traz em seu estilo artístico o expressionismo figurativo, retratando capelas e igrejas de várias regiões da cidade. Tem um cunho artístico e histórico, pois fez uso das imagens e visitações às instalações ao longo de 20 anos de criação das obras. A artista valoriza o patrimônio religioso e arquitetônico da cidade ao compor sua coletânea, mantendo um registro histórico de prédios que já foram demolidos ou perderam sua construção original. Essa coletânea é original e singular pois é a única que retrata artisticamente e sistematicamente esses espaços religiosos na cidade no estilo da artista - expressionismo figurativo.
    Olga Nóbrega relata que para compor suas obras, com sua bicicleta ia presencialmente as capelas ou igrejas e desenhava o esboço no ambiente, acreditando que dessa forma poderia absorver aspectos não dizíveis, não palpáveis e que em foto não seria possível captar a essência daquela construção, como por exemplo a relação com os santos que nomeavam o espaço religioso.
    As mostras realizadas pela artistas em equipamentos culturais atingem estimativamente 700 pessoas por mês, já as participações nas Festas religiosas como a do Divino Espírito Santo chegam a receber mais de 10 mil pessoas por dia ao longo de 11 dias festivos.
    No Museu Histórico Profª Guiomar Pinheiro Franco - nos anos de 2005 e 2006 Ao longo dos anos em Mostras como a Festa do Divino através da arte. 2007,2008,2009.2010, 2011. 2012, 2013, 2014 Na Pinacoteca de Mogi das Cruzes ao lada da artista plástica Ana Maria Barbosa durante 2018 e 2019. Todas as mostras foram realizadas na área central da cidade com oportunidades gratuitas de visitação, sendo certo que durante a festa do Divino pode receber um público diverso advindo de localidades fora do centro da cidade e com conhecimentos diferentes dos procurados em Museus e outros locais culturais.
    Ao finalizar a pesquisa e produzir as obras, a artista realizou a primeira mostra no Museu Histórico Profª Guiomar Pinheiro Franco. Ao lado do trabalho exposto pode contar com a participação de violeiros, congadeiros que puderam expressar seus sentimentos e vivências em participações de festas religiosas ocorridas ao longo do tempo nas diversas capelas e igrejas representadas pela artista. No mesmo sentido expõe seu trabalho ao longo dos anos em projetos artísticos como A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. É certo dizer que seu trabalho artístico impactou muitos na cidade e mantém acessa a memória cultural e histórica de patrimônios religiosos e arquitetônicos.As obras criadas por Olga Nobrega trouxeram à cidade a materialização da memória artísticas de edificações religiosas, traçando um estudo na linha do tempo fundamental para a compreensão das atividades populares realizadas na cidade de Mogi das Cruzes. O trabalho de pesquisa e materialização em tela traduz aspectos folclóricos e populares de valor aos registros realizados por estudantes e pesquisadores da área.
    As obras da coletânea puderam ser vistas cerca de uma vez ao ano, levando em conta o inicio de sua criação que data de 2005. Esteve em exposição continuada na Pinacoteca de Mogi das Cruzes no período de 2018 a 2020.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi