Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 34º Suplente 33,00 pontos

  • Festival Internacional de Música Popular Latino-americana – Sonamos LatinoAmérica / Brasil

    Proponente: Gustavo de Castro Lima

  • Em 2019, após cinco anos me apresentando na Argentina, Peru, Colômbia e México com o grupo Carta na Manga, realizei o sonho da primeira edição em Mogi das Cruzes (e segunda no Brasil) do “Festival Internacional de Música Popular Latino-americana – Sonamos LatinoAmérica”. O Festival é uma rede de músicos, artistas, técnicos e produtores de diferentes países que, cooperativamente, trabalham em projetos de difusão da música popular tradicional latino-americana. Nascido na cidade de Santa Fé, Argentina, em 2006, o evento cresce a cada ano com a criação de novas sedes que possibilitam o intercambio e a circulação de músicos latino-americanos. Trazer o Festival para Mogi, integrando o Brasil nessa rede que soma 15 países membros, torna-se um feito especial, pois possibilita que se diminua uma “lacuna” que temos na nossa educação musical e escolar sobre a cultura latino-americana, abrindo oportunidades para intercâmbio de shows, gravações e outras ações da rede Sonamos LatinoAmérica que atualmente conta com selo fonográfico, atividades para crianças (Sonamos para los Chicos) e programas em rádios de diversos países.
    O Festival aconteceu de forma inédita em Mogi das Cruzes e pela segunda vez no Brasil. Desde 2014, quando conheci Oscar “Poli” Gomitolo (diretor geral da rede Sonamos LatinoAmérica), Poli já mencionava os desejos de ter o Brasil como sede e a especial importância de nossa parceria para realização, não somente do Festival em si, mas a oportunidade do intercâmbio entre culturas extremamente amplas, complexas e ricas como a do Brasil e dos nossos irmãos latino-americanos.
    Um dos cuidados que tive ao pensar na programação, foi justamente para que o Festival não fosse somente apreciativo (no caso dos shows). Duas das três etapas do evento foram propositalmente chamadas de “Intercâmbio Brasil/Colômbia”, com o objetivo de proporcionar trocas, vivências, informações técnicas, histórico-culturais, sonoras e musicais entre os diversos profissionais e artistas envolvidos.
    Nessa primeira edição do Festival em Mogi, foram três ações realizadas em três espaços culturais diferentes, sendo um deles, público (Centro Cultural). Tivemos cerca de sessenta artistas e profissionais envolvidos, atingindo um público de aproximadamente quatrocentas pessoas nos três dias. Indiretamente, atingimos um número amplo de pessoas que seguem as divulgações e postagens em redes sociais.
    O “Festival Sonamos LatinoAmérica – Brasil” aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro de 2019, nos espaços de cultura: Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Canto de Cabocla e Maria Fumaça Café. Os dois primeiros se encontram na região central de Mogi com fácil acesso a transportes públicos. O terceiro espaço se encontra no bairro da Vila Suissa, fora do eixo central, porém em região de grande circulação, localizado na via principal do bairro e também acessível.
    A ação afirmativa desse projeto vai de encontro ao objetivo maior da rede Sonamos LatinoAmérica, que é promover o intercâmbio cultural, estimulando e criando pontes para o conhecimento da música latino-americana. Um ótimo exemplo foi a oportunidade dos vinte alunos da Orquestra Ukulele Mogi de dividirem o palco com o grupo colombiano Único Trio. São crianças, jovens e adultos em processo de formação musical e é possível afirmar que essa experiência na primeira noite do festival proporcionou aprendizados, do ponto de vista prático, até então nunca experimentados. Acredito que cada um desses alunos, não só levou a experiência do palco para suas vidas, como foram transmissores desse conhecimento para outras pessoas, tecendo a rede Sonamos.
    A realização da primeira edição do Festival em Mogi não “só” foi muito bem avaliada, como possibilitou a entrada da cidade no roteiro da rede Sonamos LatinoAmérica. O que viabiliza organizar, em curto prazo, novas ações de intercâmbio cultural com os quinze países membros.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi