Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 1
Projetos pequeno porte

Classificado 10º Selecionado 31,00 pontos Premiação R$ 5.000,00

  • Na Escuta: O que as crianças me ensinaram sobre infância, arte e educação.

    Proponente: Edilene Ferreira

  • O Projeto Cultural trata-se de um trabalho de conclusão de curso de pós graduação em olhares e escutas antropológicas para a infância, realizado pela arte-educadora Sabrina Barros, na A Casa Tombada (SP), defendido em junho de 2020. A pesquisa realizada por ela debruça-se em reflexões acerca da arte, da infância e da educação suscitadas pela experiência compartilhada e escuta sensível de crianças. Inspirada em uma abordagem fenomenológica, foram realizadas observações e descrições de vivências dentro do Programa de Iniciação Artística (PIÁ), um projeto público da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC) no ano de 2019, no qual Sabrina Barros e Edilene Ferreira integraram a equipe do programa como artistas educadoras em equipamentos culturais públicos na Zona Norte de São Paulo. Neste período a autora vivenciou encontros semanais de duas horas e meia com crianças de 05 a 11 anos. Estas experiências, registradas em um caderno de bordo, são apresentadas na pesquisa em diálogo com outros autores, em uma tentativa de ampliar e expandir a compreensão desses três eixos (arte, infância e educação) a partir de uma experiência empírica e dialógica. Tal pesquisa alimentou e se desdobrou no projeto “Encontros Criativos para Crianças Arteiras”, uma parceria entre Sabrina Barros e Edilene Ferreira, onde juntas orientam processos artísticos-pedagógicos com crianças de 6 a 10 anos em formato virtual, devido às orientações de isolamento social como medida de contenção para o COVID-19. O TCC se encontra hospedado na biblioteca virtual da instituição A Casa Tombada e público para o acesso desde a sua defesa.
    A pesquisa realizada parte de uma experiência singular e única do encontro de uma artista educadora com as crianças e das reverberações de uma construção colaborativa de processos artísticos ao longo de um ano em um Programa público plural que reconhece e valoriza a(s) cultura(s) e manifestação próprias da(s) infância(s), a interlinguagem artística através do trabalho em equipe e a democratização da arte e da cultura. Deste modo, a autora vivenciou uma experiência ímpar, com uma abundância de recursos (linguagens expressivas, tempo, espaço, respaldo, equipe, etc.) e que compartilha com toda a comunidade interessada. A observação, inspirada na abordagem fenomenológica, buscou a apreensão do fenômeno por ele mesmo, olhando para o que lhe é essencial e valorizando o juízo intuitivo. Durante o período de campo, a autora registrou através de um caderno de bordo e imagens alguns acontecimentos e experiências vividas com crianças de 5 a 11 anos. Os encontros, semanais e de 2 horas e meia de duração, aconteceram dentro do Programa de Iniciação Artística (PIÁ), um projeto público da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC) no ano de 2019, no qual integrou a equipe do programa como artista educadora da linguagem de dança, em uma Casa de Cultura da Zona Norte de São Paulo. Ao fim do período de campo, debruçou-se na leitura e análise dos relatos e imagens buscando vislumbrar as principais recorrências. O caminho percorrido foi de observação à teoria, no qual a reflexão e possíveis diálogos com a literatura são provocadas pelos dados observados, tal como enuncia o método fenomenológico. Tais métodos de pesquisa proporcionam espaço para que o universo sensível e subjetivo das percepções e afetos, característicos do campo das artes, pudesse nortear conteúdo e forma, amolecendo e dando cores para o academicismo enrijecido e hegemônico que conhecemos. Ao compartilhar os resultados dessa pesquisa, como sementes sopradas ao vento, busca-se inspirar e apontar caminhos para outros artistas, educadores, agentes culturais... e dessa forma contribuir para um mundo que valorize e que tenha, cada vez mais, espaço para a cultura, as artes e as infâncias.
    O projeto aconteceu em duas etapas: 1 - Vivência de orientação artística com crianças e adolescentes de 05 a 14 anos, semanalmente por 8 meses, dentro do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no ano de 2019. Durante esse período, foram coletados registros em forma de relatos e imagens. 2 - Após o período de vivência, seguiu-se uma pesquisa aprofundada com base nos registros postos em diálogo com a literatura através de uma cuidadosa seleção de referências bibliográficas e orientações de pesquisadoras qualificadas.
    A pesquisa, após defendida, foi colocada de forma gratuita ao acesso ao público, na plataforma da biblioteca virtual da instituição que abrigou a pós-graduação. Além disso, todos os familiares e as crianças envolvidos na pesquisa foram contatados e receberam os resultados da pesquisa.
    A pesquisa aconteceu em duas etapas: 1) As vivências aconteceram no ano de 2019, na cidade de São Paulo, em um equipamento público da zona norte de São Paulo, a Casa de Cultura Tremembé. 2) O resultado final da pesquisa está disponível online para o acesso ao público, de forma gratuita, desde a sua defesa, pelo link http://plataformapesquisas.acasatombada.com.br/omeka/items/show/1561 Dessa forma, garante-se o acesso fora da região central da cidade de Mogi das Cruzes.
    O projeto tomou como objeto de pesquisa as vivências dentro de um programa cultural público e descentralizado da cidade de São Paulo, geograficamente distribuído em 4 regiões da cidade (Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul e Centro) em diversos equipamentos culturais periféricos como Casas de Cultura, Centro Culturais, Bibliotecas Municipais, Centros de Educação Unificados (CEUs) e Teatros, e, até 2019, tinha como objetivos: valorizar as formas próprias da infância e adolescência em seus processos de criação e expressão; propiciar experiencias e aprendizados estéticos de forma dialógica entre diversos saberes; democratizar o acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos; promover a sociabilidade e a integração da criança e adolescente na família, na comunidade, na escola e em outros espaços públicos. O resultado final da pesquisa amplia essa experiência também para artistas e educadores em formação, contribuindo para a reflexão e produção de conhecimento a partir das vivências artístico-pedagógicas proporcionadas pelo Programa, estando ele disponível ao acesso virtual de forma gratuita e democrática.
    A pesquisa foi construída durante 1 ano, no qual os primeiros 8 meses foram de vivências e registros artístico pedagógicas junto á um público de crianças e adolescentes e o restante de pesquisa bibliográfica, escrita e defesa do trabalho. Está disponível ao acesso virtual desde sua defesa e pretende-se manter-se assim, como acervo cultural público. O projeto cultural inspirou e tomou continuidade com a parceria entre a autora e a artista educadora Edilene Ferreira, que se conheceram nas vivências do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e criaram o projeto que está hoje em vigência "Encontros Criativos para Crianças Arteiras", com atividades e orientações artístico-pedagógicas para crianças de 06 a 10 anos de forma virtual, como recomendado devido à pandemia de COVID-19. O projeto busca estimular uma prática de artes integradas investigativa, curiosa, poética e criativa para a criança em sua casa e com sua rede familiar.
    Como contrapartida, ofereceremos uma semana de vivências artístico-pedagógicas para crianças e outra para artistas, arte-educadores e demais interessados. 1 – Para crianças de 06 a 10 anos: Uma semana de atividades e vivências de artes integradas com foco em explorar possibilidades poéticas e criativas do cotidiano, pensadas para utilizar recursos já existentes em casa; não sobrecarregar o uso de tela e na autonomia das crianças para realizar as atividades. Funcionará da seguinte forma: Os participantes receberão por whatsapp duas atividades, durante a semana, para realizar quando quiserem. No sábado, em grupo numa sala virtual pela plataforma Google Meet, acontecerá o encontro de 1:30 de duração, para a vivência orientada pelas arte-educadoras Sabrina Barros e Edilene Ferreira. As atividades durante a semana sensibilizam e inspiram para a vivência online de sábado. 2 – Formação para artistas, arte-educadores e educadores em geral: Uma semana de vivências em atividades artístico-pedagógicas em artes integradas para que os profissionais experienciem a prática dessas atividades, tal como propostas às crianças. No sábado, em grupo numa sala virtual pela plataforma Google Meet, acontecerá um encontro de 2 horas de duração, para a reflexão da experiência e bate-papo sobre o trabalho de pesquisa do projeto cultural inscrito nesse edital. As atividades serão oferecidas no mês de janeiro e os interessados deverão fazer inscrição prévia, via formulário virtual, para que possamos enviar as atividades por meio eletrônico e link da sala virtual para os encontros. Ao final destas duas semanas de atividades, disponibilizaremos todo o conteúdo gerado - as atividades enviadas para os participantes durante a semana e os encontros online (para este, apenas dos adultos) em um plataforma digital aberta ao público (Google Drive) junto com o link do projeto cultural que subsidiou a elaboração destas atividades.
    R$ 2.696,62

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

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