Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 25º Suplente 35,00 pontos

  • Encontro de Domingo do Jabuticaqui

    Proponente: neide pereira dos santos mattos

  • ENCONTRO DE DOMINGO A ideia do Encontro de Domingo surgiu em 2008 com a necessidade do grupo Jabuticaqui mostrar o seu trabalho para os amigos e simpatizantes da cultura popular. O encontro acontecia todos os meses num formato bem mais intimista, apenas o Jabuticaqui fazia apresentações. Em 2009, já residente no Galpão Arthur Netto o grupo resolveu fazer desse encontro uma festa de celebração da cultura popular com a presença de convidados muito especiais, que representam, incentivam e cultivam nossas tradições. Passou a acontecer a cada dois meses, sempre no último domingo do mês. Em 2013 nossa festa, passou a fazer o ciclo do boi (em abril o nascimento, junho o batizado, e novembro/dezembro a morte). Todos esses encontros de domingo aconteceram no Galpão Arthur Netto (espaço de arte e cultura em Mogi das Cruzes, do qual o Jabuticaqui foi residente por dez anos, até o fechamento em 2019). Em setembro/outubro acontece o Encontro de Domingo Itinerante, normalmente em espaços de arte e cultura de amigos parceiros; na Opereta em Poá, no Teatro Contadores de Mentira em Suzano e no Casarão da Mariquinha, Mogi das Cruzes. Nestes encontros fazemos o Auto do bumba boi.
    No Encontro de domingo a cultura popular é vivenciada através da musica, do toque percussivo, da dança, do canto, do teatro, dos ritos. Existe o momento que o publico assiste a arte apresentada, em outro momento ele interage dançando, às vezes cantando e até tocando. Tudo isso nos levam a um sentimento de felicidade, quase inexplicável, é só vivenciando pra sentir. Muitas pessoas voltam sempre nas festas seguintes e outros começam a participar das vivencias semanais. Roteiro do dia da festa. O grupo se reúne cedo, para a organização do local; limpeza, decoração, montagem de palco, altar, camarim e som. Aproximadamente às 13h os convidados artistas chegam para o almoço, em seguida fazem a passagem do som, para começar a festa as 17horas. A abertura normalmente é realizada pelas Caixeiras da Lua (subgrupo do Jabuticaqui, que cantam e tocam com a Caixa do Divino), e em seguida os convidados se apresentam num tempo aproximadamente de 30 minutos cada um. O ritual do boi é realizado no final, antes da sambada. A sambada acontece para encerrar a festa, é o momento onde todos os presentes, artistas convidados e público , tocam, cantam e dançam juntos vários ritmos da cultura popular. A festa é realizada com recursos próprios, dura em torno de três horas e a entrada é gratuita.
    Nos Encontros de Domingo as apresentações do Grupo Jabuticaqui é referente ao que foi vivenciado e estudado durante os encontros semanais. Essas vivências, normalmente realizadas às segundas-feiras a noite e são abertas a quem quiser conhecer e/ou participar. Muitas pessoas após participarem do Encontro de Domingo , têm curiosidade de conhecer melhor o grupo e passam a frequentá-lo nas vivências. Dessas pessoas, algumas ficam e tornam integrante do grupo. .
    Nessas mais de 40 edições do Encontro de Domingo realizadas pelo grupo Jabuticaqui, podemos dizer com certeza, que trouxemos uma pouco da cultura popular maranhense entre outras manifestações culturais brasileiras, e muitas pessoas passaram a voltar nos próximos encontros.
    Nossos encontros sempre eram realizados no Galpão Arthur Netto (fechado em 2019), pois éramos um dos grupos residentes do espaço. Em 2016 criamos um Encontro de Domingo Itinerante. O Teatro Opereta em Poá, o Teatro Contadores de Mentira em Suzano, o Casarão da Mariquinha e a Escola de Samba Vila Industrial em Mogi, foram alguns dos espaços que aconteceram o Encontro de Domingo Itinerante. Após o fechamento do Galpão nossa sede passou a ser no Ateliê Sementeira na Vila Natal, um bairro periférico de Mogi.
    O Encontro de domingo é uma festa de celebração da cultura popular, portanto, é para todas as pessoas, é para o povo, é aberto ao público em geral, com atividades e apresentações gratuitas, o que favorece a presença das pessoas menos privilegiadas financeiramente.
    Ate hoje foram realizadas mais de 40 edições com 3horas de apresentações e nesse espaço de tempo, tivemos em média 100 pessoas de público por encontro. Como mostra material em anexo com diversas notícias, das festas realizadas. São quatro encontros anuais, que infelizmente não pudemos realizar este ano, sempre convidando artistas para apresentações alegres e empolgantes fazendo com que o publico dance e brinque junto. O Grupo jabuticaqui também sempre se apresenta convidando o público a participar junto da brincadeira popular.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi