Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 8º Selecionado 50,00 pontos Premiação R$ 25.000,00

  • OLHAR INGÊNUO

    Proponente: Paulo Ferreira

  • O projeto que apresento é o filme em que fiz roteiro, produzi e dirigi intitulado “OLHAR INGÊNUO”, um documentário, com 43 minutos de duração, que faz uma merecida homenagem ao artista plástico pernambucano e enraizado em Mogi das Cruzes, Nerival Rodrigues. Essa obra audiovisual, lançada no Festival de Inverno 2020, que foi promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Mogi das Cruzes, é apresentada sob o olhar de textos e críticas publicadas sobre o artista Nerival Rodrigues, entrevistas com amigos e o relato pessoal de sua trajetória profissional de mais de 50 anos ininterruptos de produção artística, que resultam em um acervo de milhares de obras expostas e adquiridas por admiradores da arte naif, em diversos países. Além disso, o filme pretende provocar a reflexão sobre o "Ser Artista", um dilema entre o talento natural e o aprendizado técnico, entre o primitivo e o acadêmico, entre o ofício e ócio criativo, no contexto de valorização social, comum a todos em determinada fase da vida e uma característica no mundo das artes, que atravessa a história da civilização humana.
    O filme OLHAR INGÊNUO faz parte de um projeto que tem a missão de jogar luz sobre a tradição de Mogi das Cruzes e região, de uma produção artística de alto nível internacional. O projeto enxerga na ferramenta do audiovisual a força da linguagem contemporânea para alavancar esse reconhecimento e possibilitar outras manifestações necessárias. Por isso Olhar Ingênuo, que já tem seu projeto de exposição aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura do Município de Mogi das Cruzes, nº460 / 2.019. Tem também um novo catálogo em inglês / português, em processo de prospecção de patrocínio com certificação Proac/icms • Rouanet IR. O filme OLHAR INGÊNUO, apresenta com destaque vários outros artistas da região que fizeram parte da trajetória do artista, com louvor na Bienal de Arte do Alto Tietê, evento criado e produzido por Nerival Rodrigues e sua marchand Cida Ruiz, que já teve três edições realizadas nos anos de 2.001 a 2.007 e está em negociação a reedição E por último, trilha sonora do filme, tem a participação de músicos locais, o que transforma o documentário em uma obra representativa da produção artística de Mogi das Cruzes.
    OLHAR INGÊNUO possui um trabalho de pesquisa que vai além da história particular do artista Nerival Rodrigues, pois apresenta críticas contundentes de renomados especialistas sobre a arte naif, com a formação primitivista de um autodidata versus a tradição acadêmica. As influências que podem advir desde o universo da primeira infância, passando pela pedagogia nos bancos escolares e a encruzilhada da iniciação ao trabalho, o caminho das decisões sobre a sobrevivência, empregos e profissão.
    Por causa da pandemia do Covid-19, o filme OLHAR INGÊNUO, teve seu lançamento em julho de 2.020, primeiramente na internet e acumula um total de 700 visualizações e aguarda o momento de ser lançado para apresentações em escolas, universidades, centros culturais, canais de televisão especializados em arte. Mas muito além do entretenimento, a obra audiovisual “OLHAR INGÊNUO”, nasceu a missão de abrir portas a carreira do artista e cidadão mogiano Nerival Rodrigues, compondo e complementando a expografia de suas próximas exposições, integrando o espaço construído, com o conteúdo, a ideia e a forma somados, gerando a percepção e a experiência estética de suas obras através da história. Assim, consideramos que o filme ainda tem uma longa e bela carreira, que após a dublagem em inglês, a partir de 2.021 ganhará público internacional.
    O projeto do documentário “OLHAR INGÊNUO”, teve sua realização em Mogi das Cruzes, com filmagens em locações na zona rural e na área central. A estreia aconteceu em 12 julho de 2.020, no Festival de Inverno de Mogi das Cruzes. Aguardamos a normalização do pós pandemia, com volta as aulas e liberação dos eventos, para retomar o planejamento de apresentações, talvez para o próximo ano. O objetivo é levar para o maior número de espectadores, inclusive das periferias e zona rural, lugar de origem do artista.
    O documentário OLHAR INGÊNUO, conta a história de uma criança pobre, nascida no sertão nordestino e que através da arte tem a oportunidade de conhecer outros países e povos distantes da sua origem e abre as portas para o maior tesou que um ser humano pode ter e buscar que é a cultura e o conhecimento. Esse é o legado e a principal mensagem que o filme e o projeto OLHAR INGÊNUO tem para compartilhar por muitos anos ainda.
    A exposição Olhar Ingênuo, que já tem seu projeto nº460 / 2.019, aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura do Município de Mogi das Cruzes e está sendo planejada para realização até 2.022, é um dos principais objetivos de sequência do projeto. Aguardamos a normalização do pós pandemia, com volta as aulas e liberação dos eventos, para retomar o planejamento de apresentações, palestras, entrevistas, exposições, unindo pessoas em torno do sonho do ofício de fazer arte, enaltecer a obra prima da natureza contida na temática de Nerival Rodrigues, ainda por muitos e muitos anos pelos quatro cantos do mundo.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi