Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 14º Suplente 40,00 pontos

  • Mercado Móbile - Conexões Criativas & Produtos Originais

    Proponente: HELOIZE HELENA DE CAMPOS

  • O Mercado Móbile é o espaço onde o tradicional encontra o contemporâneo, o artesanal o design... Mais do que uma oportunidade de comercialização de produtos, o Mercado Móbile é o encontro entre a criatividade, a Cultura, o lazer e o empreendedorismo. O projeto já teve 11 edições e contou com shows musicais, mostras de artes plásticas, literatura, design, artesanato, moda e gastronomia. Um evento vivo e vibrante. Tornou-se referência e representativo da comunidade de empreendedores criativos da região, do fortalecimento desses profissionais e da expressão das nossas matizes artístico-culturais regionais. Desde 2016 temos mostrado à sociedade em geral o que está sendo produzido por e para a população, incentivando o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, gerando emprego e renda na Cultura.
    O Mercado Móbile foi o pioneiro deste tipo de encontro na região, tendo inspirado diversos eventos temáticos com estrutura similar, o que chega a ser irônico, já que o projeto nasceu de um fracasso. Após um evento mal sucedido para venda de produtos às vesperas de Natal, duas amigas arquitetas convidaram uma terceira, produtora cultural e profissional de marketing para pensar o que poderia ser feito para reverter a situação. Até então, a transversalidade cultural não tinha sido colocada em questão, o que de fato representou um dos maiores diferenciais em relação a outras propostas que então existiam em São Paulo. Em cocriação, pensaram desde um nome que fizesse sentido até os valores que reuniriam pessoas diversas em gostos e opiniões. A escolha pelo casamento da Cultura com a sustentabilidade e pelo "slow life", conceito de calma como fundamento de uma vida harmoniosa, foi certeira. A cidade que se encontra entre a capital paulista e a praia, que tem grande parte de seu território em áreas de proteção ambiental realmente combinava com a visão artesanal, sustentável e cuidadosa. A curadoria ATIVA e EXIGENTE também fazem até hoje a diferença nesse empreendimento criativo, que a cada edição traz uma surpresa e mantém o seu frescor.
    Como mencionado, a curadoria ATIVA e EXIGENTE fazem até hoje a diferença no Mercado Móbile, que busca trazer em cada edição um tema que faça sentido e diferença. A partir disso, tem início a pesquisa para a criação da ambiência. A criação de uma atmosfera que traga sensação de bem estar, da escolha da música seja em playlist ou apresentada ao vivo, das comidas que irão ser degustadas, das atividades desenvolvidas ou dos produtos disponíveis para a venda, tudo importa, tudo é pensado e estudado para que a experiência seja agradável e cada encontro inesquecível.
    Em 11 edições, já passaram pelo Mercado Móbile cerca de 200 empreendedores criativos, dezenas de artistas e OSCs, que impactaram com suas ações, serviços e produtos entre três e cinco mil pessoas.
    Natal - dez/2016, Confete no Sítio - fev/2017 (carnaval matinê), Dia das Mães - maio/2017 >> essas três edições aconteceram em ambiente rural, no Jardim Aracy em Mogi das Cruzes; Crianças no Parque - out/2017, Natal na Pinacoteca - dez/2017 >> versões de "ocupação" harmônica de espaços públicos, um fora do perímetro central e outro no coração do centro velho de Mogi das Cruzes; em 2018 foram realizadas duas edições, uma em bairro não central e outra em plena Virada Cultural Paulista, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes; em 2019 já sem Heloize e Patrícia, Carolina firmou parceria com o espaço Seiva no bairro nobre da Vila Oliveira e realizou mais quatro edições. Em 2020, Carolina abriu mão de sua parte na parceria, ocasião em que Patrícia e Heloize retomaram a ideia de retornar o Mercado para o ambiente da internet bem como aumentar seu lastro social. O primeiro evento deveria ter acontecido justamente em março, quando veio a pandemia, em parceria com a Casa de Marias, hub de mulheres majoritariamente em situação de vulnerabilidade emocional ou social. O evento já estava marcado e sendo planejado quando teve de ser cancelado.
    Encabeçado por mulheres, não temos contabilizada a amplitude dessa contribuição, contudo o Mercado Móbile sempre encorajou ações de mulheres empreendedoras, bem como suas interseccionalidades (LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas). A diversidade é riqueza e sempre torna as edições mais completas.
    Como mencionado em pergunta anterior, em 2020, Carolina abriu mão de sua parte na parceria e o projeto quase foi interrompido. Na ocasião, Patrícia e Heloize retomaram então para desenvolve-la em outro ambiente como a internet ou como aumentar seu lastro social, atuando mais proximamente a projetos de impacto social. O primeiro evento deveria ter acontecido justamente em março, quando veio a pandemia, em parceria com a Casa de Marias, hub de mulheres majoritariamente em situação de vulnerabilidade emocional ou social, gestado pelo Instituto Maria Mãe do Divino Amor (Botujuru, Nova Cocuera e Vila Ressaca). O evento já estava marcado e sendo planejado quando teve de ser cancelado. Nesse momento pós pandemia, nossa contrapartida buscará, além de uma edição comemorativa do Mercado, retomar justamente essa ideia e compartilhar nosso conhecimento com organizações da sociedade civil, para que elas estejam prontas a melhorarem seus bazares e se tornarem futuras parceiras do Mercado.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi