Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 2
Projetos médio porte

Classificado 11º Selecionado 38,00 pontos Premiação R$ 10.000,00

  • Livro A Barraca do Afogado - Ensaio Fotográfico de Robson Regato

    Proponente: Robson Luiz Pimentel Regato

  • O livro A BARRACA DO AFOGADO – ENSAIO FOTOGRÁFICO tem como conteúdo imagens da rotina de trabalho de cerca de 200 voluntários durante 11 dias na preparação do prato mais tradicional da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, mostrando todos os detalhes, ingredientes e o processo de cozimento no período diurno e o serviço de atendimento ao público na barraca, também realizado por voluntários, durante o período noturno. Além de registrar o cotidiano da cozinha e da barraca como um todo, as imagens registram a beleza expressa na simplicidade do trabalho pesado ao qual os voluntários se dedicam por 15 horas diariamente. O conteúdo fotográfico é acompanhado por breves textos, com as informações necessárias para registrar a grandiosidade do trabalho realizado na Barraca do Afogado. Publicado em 2017, o livro tem 96 páginas impressas em papel couché. no formato 23,5 cm x 28 cm, com encadernação em capa dura.
    O documentário fotográfico, que resultou no livro, é inédito e permite ao público em geral, além das fronteiras de Mogi das Cruzes, conhecer toda a complexidade que está por trás de uma cumbuca de afogado servida na Festa do Divino. Mais que isso, deu aos voluntários o reconhecimento da magnitude de sua dedicação e do valor do trabalho exaustivo que realizam anualmente.
    Iniciei as pesquisas sobre o trabalho voluntário da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi ds Cruzes ainda em 2001, quando começamos a registrar os diferentes trabalhos feitos em devoção ao Divino pela periferia da cidade, registros que culminaram com o lançamento dos livros A FÉ e O TRABALHO – Festa do divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, 300 Anos de Tradição, em 2010. Minha proximidade com Airton Nogueira, coordenador da Barraca do Afogado 2016, ano de seu falecimento, me permitiu conhecer a grandiosidade e peculiaridades do trabalho realizado na barraca. Mais de 200 voluntários, toneladas de legumes, carne, 15 horas de trabalho árduo durante 11 dias, foram alguns dos fatores que me levaram a uma verdadeira “internação” na cozinha, em período integral, durante todos os dias desde a montagem da barraca, na festa de 2016, o que resultou num acervo riquíssimo de imagens e permitiu a edição do livro de fotos A BARRACA DO AFOGADO.
    Fotos, textos, edição e projeto gráfico são de minha autoria. Uma crônica cedida pelo jornalista Darwin Valente completa o conteúdo. Foram cinco eventos de lançamento do livro, nos meses de maio, junho e agosto de 2017: 1- Pré-lançamento fechado para os voluntários da Barraca do Afogado e apoiadores do projeto; 2- Lançamento oficial, aberto ao público, realizado na Pizzaria Carmela, um dos apoiadores do projeto, que contou com presença de cerca de 250 pessoas; 3- Lançamento na Barraca do Afogado, no período noturno, aberto ao público frequentador da Barraca; 4- Lançamento na sede do Sincomércio de Mogi das Cruzes, também apoiador do projeto, dirigido a comerciantes e autoridades locais e outras autoridades representativas do comércio no Estado de SP, como o diretor regional do SescSP e alguns diretores da FecomercioSP; 5- Lançamento no Grande Hotel São Pedro – Hotel Escola Senac, na cidade de Águas de São Pedro, SP, patrocinado pelo Conselho do Comércio Varejista da FecomércioSP, quando todos os presidentes dos Sindicatos do Comércio Varejista do Estado de SP receberam um exemplar do livro. Circulação / distribuição: Da tiragem total de 1.000 exemplares: 250 exemplares foram doados aos voluntários da Barraca do Afogado; 300 exemplares foram distribuídos aos apoiadores do projeto; 50 exemplares foram doados à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes para acervo de instituições municipais; 50 exemplares foram destinados a veículos de comunicação na região do Alto Tietê e capital; 50 exemplares foram destinados a instituições culturais e bibliotecas no âmbito nacional; envolvendo Secretarias de Estado da Cultura, grandes bibliotecas públicas e outras instituições de relevância cultural; 95 exemplares foram distribuídos pelo Conselho do Comercio Varejista de SP aos sindicatos representativos do setor em todo o Estado.
    O projeto teve início em 2016, com a produção fotográfica, e foi concluído em 2017, em Mogi das Cruzes. Os eventos de lançamento, com ampla divulgação na mídia, e a distribuição gratuita e direcionada de mais de 700 livros abrangeu voluntários e outras pessoas residentes nas diversas regiões da cidade, além de ter garantido repercussão em entidades representativas de todas as regiões do Estado de SP. Além do link no item "link", mais dois registros mostram a realização: https://www.youtube.com/watch?v=acoLJ65qow8&t=3s https://www.youtube.com/watch?v=nKVkPUc7Sww
    O trabalho voluntário revela o valor essencial do ser humano, que se sobrepõe ao status social. Característica marcante da Barraca do Afogado é a diversidade do perfil dos voluntários. As imagens mostram a beleza dessa peculiaridade: profissionais liberais, empresários, moradores de comunidades da periferia, aposentados, jovens, idosos, enfim, lado a lado, todos se dedicam, igualmente, a todas as tarefas, que incluem descascar meia tonelada de batatas por dia, lavar milhares de cumbucas todas as noites, a suportar o calor do fogo das dezenas de panelas e servir com simpatia extraordinária o público que espera ansiosamente todos para saborear o tradicional afogado.
    Um livro documentário, principalmente de conteúdo fotográfico em uma edição de alta qualidade é, por si só, permanente, eterno. Tratando-se de uma festa tradicional, a mais importante da cidade e reconhecida também fora dela, que retrata cerca de 200 pessoas de forma a reverenciar, com beleza, sua dedicação até então escondida no interior de uma cozinha improvisada, temos um registro definitivo para a história.
    Transposição para plataforma de vídeo, em alta definição, do conteúdo impresso do livro A Barraca do Afogado. Não se trata de uma mera apresentação de slides das páginas do livro. O vídeo trará uma apresentação dinâmica e envolvente do conteúdo, com edição específica para tal finalidade, adaptação dos textos, recursos de áudio e narração de apoio informativo, para permitir um bom entendimento do público sobre os objetivos do documentário. O vídeo finalizado terá duração aproximada de 10 minutos e será licenciado e doado para uso irrestrito, sem limite de prazo, para a Secretaria Municipal de Cultura e outras secretarias municipais, por seu intermédio, como Turismo e Educação por exemplo, conforme conveniência e interesse na divulgação dos valores culturais de Mogi das Cruzes. O novo formato do documentário, em vídeo, será motivo também de nova divulgação, com distribuição de releases para a mídia tanto regional como nacional, assim como sua replicação pelas redes sociais, respeitando as normas de divulgação dos devidos créditos oficiais determinados pelo presente edital.
    Item não obrigatório para o Edital 19/2020 - Projetos Culturais.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi