Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 16º Selecionado 48,00 pontos Premiação R$ 25.000,00

  • Oroboro - Timeline Trio

    Proponente: Kauê Moro Caldas

  • O Timeline Trio é um projeto musical que pesquisa e se inspira em padrões rítmicos – conhecidos também por timelines ou claves – e na tradição melódica e narrativa das cantigas preservadas pelas culturas ancestrais afro brasileira e indígena. Somando-se a esta pesquisa, o trio encontra influências no jazz norteamericano da atualidade, inspirado pelo legado de J-Dilla, capitaneado por Robert Glasper, e seu entorno musical. Composto por Lucas Cirillo (gaitista e compositor nomeado ao Grammy Latino ), Kau ( bateria e programações eletrônicas ) e Vitor Arantes (teclados e pianista vencedor dos novos talentos do jazz, pelo Sampa Jazz Fest),o trio chama atenção pela sonoridade que busca ao investigar a música de raiz tradicional das culturas de matriz e sua fusão com as sonoridades urbanas, reverenciado o passado, pensando sua expansão e integração com o futuro. Oroboro, trabalho de estréia do trio, lançado em outubro de 2019, explora várias camadas e maneiras de abordar seu conceito fundador, com uma gama que inclui desde a formação de trio concisa, para um som mais orquestral, hora soando cru, hora mais eletrônico. O álbum conta com a participação especial de importantes instrumentistas e intérpretes da atualidade como Maria Gadú, Xenia França, Rashid, Julio Fejuca, Ana Karina Sebastião entre outros.
    O Timeline Trio em toda a sua atuação e principalmente no projeto Oroboro busca gerar um encontro autentico e único entre as manifestações artísticas musicais com as quais se relaciona, resultando em um trabalho artístico musical muito bem fundado em suas origens que resulta em uma nova maneira de visitar seus conteúdos abordados, também expandindo as fronteiras da realização musical e abarcando uma completa estética e proposta audiovisual em suas performances (presenciais ou não) e manifestações em rede.
    Todo o trabalho e a existência do Timeline Trio e seu trabalho Oroboro se baseiam na pesquisa sobre a tradição melódica e narrativa das cantigas preservadas pelas culturas ancestrais afro brasileira e indígena, e realizando seu encontro com a pesquisa de novas estéticas e roupagens musicais contemporâneas. Essas pesquisas quando possível foram pautadas na experiencia presencial com mestres musicais da tradição, como o maestro Letieres Leite. Também durante toda a composição e processo criativo foram realizadas imersões de criação.
    Timeline Trio e formado por 3 integrantes principais, porem sempre envolvendo convidados para suas execuções musicais e conta com uma equipe de apoio de 5 pessoas. A gravação do projeto Oroboro envolveu mais de 25 pessoas em sua realização, e para alem do publico presente nas performances presenciais, atingiu e atinge milhares de pessoas através da internet.
    O projeto vem sendo desenvolvido desde 2016, a partir do processo de pesquisa e composição ate sua concepção estética/visual, gravação e veiculacao, com encontros, reuniões e ensaios ocorrendo entre Mogi das Cruzes e Sao Paulo, ja tendo realizado seu show de estreia de maneira presencial no inicio do ano no Espaço Itaú Cultural, e com uma performance audiovisual online com estreia programada pelo edital "A Arte Não Esqueceu de Você", alem de outras apresentações em locais variados em formatos piloto ate a finalização do trabalho Oroboro.
    O projeto destaca, ressalta e pesquisa as culturas originarias do nosso pais, ampliando a difusão da arte sonora dos povos hoje "minorizados". O show de estreia do trabalho Oroboro foi realizado com a entrada gratuita, visando uma ampla participação de toda a sociedade.
    O Timeline Trio enquanto projeto musical existe desde 2016, desenvolvendo seus trabalhos de manifestação musical, e o Oroboro enquanto produção de um álbum e material audiovisual foi idealizado e realizado ate então de 2018 a 2020, ainda com a expectativa de continuarmos circulando com esse show após a pandemia.
    Live Performance musical de músicas do trabalho Oroboro Realização de uma live performance com músicas do trabalho Oroboro, contando com participações especiais e equipe técnica para a execução do projeto em formato cinematográfico, a ser difundido de maneira online até o dia 10/02/2021 nas plataformas e redes sociais do grupo. 13.000,00 reais
    R$ 13.000,99

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi