Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 17º Suplente 39,00 pontos

  • 3 Monumentos Mogianos

    Proponente: ROBERTA PIMENTEL REGATO

  • Como produtora voltada para artes visuais, nos últimos 3 anos em parceria com o escultor Rodrigo Bittencourt, realizei projetos que resultaram na instalação de 3 monumentos em Mogi das Cruzes por meio de incentivo fiscal e que simbolizam 3 características marcantes da cidade: Basquete, Orquídea e Siderurgia Mogiana. Fomos pioneiros em usufruir de lei de incentivo à cultura para presentear a cidade com obras monumentais. As obras foram doadas à cidade e com nossa assessoria teve grande repercussão na mídia; o Basquete, por exemplo, circulou fora do país, pois na época o time mogiano contava com jogadores americanos e nossa escultura também circulou por lá, além de ser notícia pelo Brasil por meio da Liga Nacional de Basquete. Mogi é a única cidade que tem um monumento que homenageia esse esporte. O mesmo aconteceu com a instalação do monumento Orquídea que foi aclamado pelo governador do Estado na inauguração da avenida que recebe o mesmo nome. Mogi é referência na produção de Orquídeas e o monumento é uma homenagem aos produtores. A Siderurgia segue a mesma linha homenageando um segmento que coloca Mogi das Cruzes como grande polo industrial. Tais ações geram reconhecimento à cidade e visibilidade pois os projetos geram um rico material de divulgação que será fruto de contrapartida deste edital.
    3 monumentos em 3 anos consecutivos. Realização de projetos de alto custo sem gasto algum para a cidade. Um presente para a população e para a administração local. Por meio de abatimento fiscal a cidade é presenteada com monumentos que eternizam parte de sua história. O primeiro projeto foi inovador para a cidade; um grande desafio para a produtora e para o escultor que realizou a obra com parte do recurso aprovado pelo Estado. A dificuldade na captação, o desconhecimento das empresas no uso das leis de incentivo; a insegurança das mesmas em repassar um recurso que é um direito da Cultura. Tudo isso nos levou a assumir o projeto com cerca de 50% do valor onde toda a equipe assumiu o corte dos valores acordados anteriormente. Um trabalho em equipe. A partir do segundo projeto a captação já ocorreu integralmente. O resultado, 3 monumentos criados exclusivamente para a cidade.
    Pesquisa e vivência
    Os monumentos citados sempre causam grande impacto na população, as redes sociais são os meios onde podemos mensurar os comentários. É comum ver pessoas ao redor das obras fotografando ou simplesmente contemplando. A fotografia é o meio mais usado para o registro em questão, além dos vídeos. A assessoria de imprensa tem atuação forte para contribuir com a propagação da notícia. Por se tratarem de instalações permanentes os números são frequentes, com especial atenção às crianças que são grandes apreciadoras dos monumentos. Ações de contrapartida: além da doação à cidade, Rodrigo Bittencourt e seu pai, Lucio, recebem frequentemente crianças de escolas públicas em seu ateliê no bairro do Botujuru. Vivenciei várias vezes esses encontros e posso afirmar a admiração que esses pequenos têm pela arte.
    Basquete – maio de 2017 (área entre a UMC e o Mogi Shopping) Orquídea – constr, em 2018 e instalação em abril de 2019 (av das Orquídeas) Siderurgia – agosto de 2019 (av. Francisco Rodrigues Filho, onde o escultor tem mais 2 obras, Mão Divina e Índio Botujuru) As obras têm acesso livre.
    As obras de Rodrigo Bittencourt tendem as estimular a reciclagem. Fotos e vídeos das obras mostram o processo criativo no ateliê do artista. A mão-de-obra pesada, o local simples, o trabalho pesado do dia a dia e a reciclagem da sucata servem de incentivo a muitos trabalhadores e para quem busca alternativas. Rodrigo Bittencourt é, atualmente, o escultor que mais tem monumentos públicos instalados na cidade de Mogi das Cruzes. O ensaio fotográfico do processo criativo de Rodrigo foi realizado por Robson Regato, oficialmente, durante a produção de três de seus monumentos: Basquete, Orquídea e Siderurgia Mogiana. O resultado foi um belíssimo acervo fotográfico da mão-de-obra de um artista que tem em seu dia a dia o trabalho braçal e bruto de quem lida com a sucata, a solda e própria força para compor uma obra de arte monumental.
    Por serem instalação de grande porte, são projetos sem prazo determinado de permanência. O aço inox permite durabilidade longa.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi