Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 26º Suplente 35,00 pontos

  • VIII Concurso de Marchinhas Sabaúna 2021

    Proponente: Marineis Limeira Dias

  • O Concurso de Marchinhas de Sabaúna tornou-se uma tradição na cidade de Mogi das Cruzes, é realizado desde 2013 e somente a edição de 2019 não aconteceu, por falta de recursos. É um evento realizado de maneira muito peculiar, feito ao vivo, para a alegria do público, que comparece em massa e com torcidas organizadas por seus músicos preferidos, vindos de várias regiões, em defesa dessa modalidade musical, alegre, irreverente e extremamente criativa. O público já espera por este evento, que agrega muito ao carnaval de rua de Sabaúna, já que é realizado tradicionalmente no último final de semana de janeiro, antecedendo o carnaval oficial. Na programação do concurso, sempre tem atrações como shows e participação de Blocos e a participação dos concorrentes já é uma atração a parte, com suas caracterizações temáticas a suas obras. O concurso de marchinhas de Sabaúna será realizado em sua oitava edição. Dentre todo material recebido, dez canções serão classificadas para disputar os prêmios. São duas fases do concurso, uma classificatória e uma final, quando um corpo de jurados técnicos elegerão os dez ganhadores e entre eles, o Melhor Intérprete de todos. Os ganhadores serão conhecidos e premiados no mesmo dia. Durante a realização do concurso teremos atividades que agregam valor cultural e de interesse público ao evento, como show musical de abertura do evento e manifestações culturais pertinentes e de identidade cultural com a localidade. O concurso de marchinhas de Sabaúna tem uma importância significativa na região, pois já recebeu inscrições de outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, a Capital Paulista, o grande ABC, Vale do Paraíba e Alto Tietê. Realizado há sete anos, com recursos próprios, tornou-se uma tradição, e a cada ano, atrai mais participantes e um número expressivo de pessoas que gostam e acompanham o concurso. As contrapartidas são o acesso gratuito do público ao evento, inscrições gratuitas aos concorrentes, shows musicais e apresentações de culturas populares, interagindo com o público e valorizando o carnaval de rua que adquiriu grande vitalidade, a partir do resgate de suas raízes, além da formação de público. Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes, distante do centro da cidade, ganha muito em termos culturais, com eventos como esse concurso, tendo mais acesso a bens culturais.
    O concurso de marchinhas de Sabaúna, ganhou forma a partir do projeto de preservação dos antigos carnavais, que contempla as marchinhas, os bonecos gigantes, (expressão popular dos antigos carnavais de Mogi das Cruzes, na década de 30 e 40) e os foliões do próprio lugar, que ainda mantém viva a chama dessa expressão, com seus brincantes e sua irreverência, como os famosos cavalinhos, baseados no Boi Bumba. A partir desse projeto de resgate e preservação dos carnavais antigos, as marchinhas ganharam força, vindo a se tornar um concurso, incentivando a divulgação da modalidade musical e despertando a atenção de compositores de várias regiões. O concurso de marchinhas de Sabaúna está em sua sétima edição realizada e em todas elas, homenageia um nome ligado historicamente as marchinhas brasileiras, personalidades ou músicas de domínio público. Já passou por várias adequações e processos, e nessas edições todas, já foi visto por milhares de pessoas, um público formador de opinião, que participa e interage com o evento e seus concorrentes. Atualmente, o concurso de marchinhas de Sabaúna, é o maior concurso de marchinhas do Alto Tietê e chama atenção de outras cidades, que querem também realizar o evento, potencializando o carnaval local. O concurso de marchinhas de Sabaúna é muito importante por seu embasamento histórico, identidade cultural, produto cultural e é a melhor faceta do carnaval de rua da nossa cidade, Mogi das Cruzes.
    O concurso de marchinhas de Sabaúna, já foi realizado em sete edições, toda a pesquisa realizada para o projeto, serviu como base de construção do trabalho, apontando diretrizes técnicas, informações relevantes e conhecimento do universo da modalidade musical marchinhas. Esse embasamento com o processo de criação, construção, divulgação e realização do evento há sete anos, trouxe uma vivência significativa para a consolidação do trabalho, nos permitindo conhecer aspectos como a presença de muitos compositores na região, a abrangência dos concursos em outras regiões do país, perfil ideológico dos participantes, formação de público especifico do evento, história, personalidades, participação e interesse dos mogianos no concurso. Há ainda a constante preocupação em manter a qualidade do evento, permeada por atrações que valorizam e caracterizam o evento, em suas raízes culturais.
    O concurso de marchinhas de Sabaúna alcançou a cada edição realizada alguns resultados relevantes para a continuação do projeto. O concurso despertou grande interesse dos compositores de marchinhas, de várias regiões, aumentando a cada ano o número de concorrentes e aumentando a participação de público. Desde 2013, início do concurso, já tivemos mais de 250 participantes concorrentes, e hoje somamos um arquivo com 70 canções inéditas e vencedores dos sete concursos. Conseguimos atingir um público estimado em mais de 6 mil pessoas que já passaram pelo evento. Temos o público de Sabaúna que acompanha o evento e interage integralmente, tomando pra si, o empoderamento da cultura popular, largamente aceita como orgulho de Sabaúna. Temos do público de Mogi das Cruzes e outras cidades vizinhas que vem para o evento, como uma opção de lazer e entretenimento familiar. Temos um corredor de visitantes de vários segmentos (esportes radicais, turistas de um dia, aventureiros, visitantes de Sabaúna, visitantes de cidades próximas, romeiros e outros) que acabam optando por ficar no local e acompanhar o concurso, também como uma opção de lazer e cultura. Existe um movimento de pessoas que passam pra conferir, ficam por um tempo curto e vão embora e esse movimento é crescente, ele se renova o dia todo, inclusive entre moradores. Ou seja, o público que passa pelo concurso de marchinhas é eclético, gera renda, gosta de cultura popular, registra e prestigia o evento. Várias ações agregam valor cultural ao concurso de marchinhas, shows musicais, apresentação de blocos, feira de arte e artesanato, mídia e divulgação. Para a comunidade os resultados contribuem de forma a agregar valores a identidade cultural de Sabaúna, firmando a localidade como um polo de cultura popular, contribuindo para o interesse e acesso das pessoas a bens culturais. Cada edição do evento mobiliza muitas pessoas em sua realização, entre produtores e técnicos, participantes e público em geral, o que acaba promovendo geração de renda, ativando economicamente a população. A consequência dessa movimentação cria uma demanda para projetos de desenvolvimento social e econômico, potencializando por exemplo, os projetos em andamento de desenvolvimento turístico para Sabaúna.
    De 2013 a 2020, o concurso de marchinhas de Sabaúna, foi realizado em Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes, na Estação Cultural Sabaúna, uma antiga Estação Ferroviária, fora de operação, que foi transformada em um centro de convivência da comunidade e posteriormente, transformou-se em sede da Associação Nacional de Preservação ferroviária. Esse espaço cultural é reconhecido como Ponto de Cultura, interage e dialoga com vários outros grupos culturais da cidades, eventos em geral, diversos projetos de arte e cultura e se consolidou como um símbolo cultural da cidade de Mogi das Cruzes. Já recebeu diversos eventos como a Teia Regional Paulista dos Pontos de Cultura, Festival da Cachaça, Festival do Cambuci, Feiras de Colecionismo, de Artes e Artesanato, Festival de Inverno Serras do Itapety da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Projeto Música na Estação, Sarau Cultural, Carnaval, Exposições de Artes plásticas, inclusive uma da Venezuela, Arte de Sanacion. Portanto, um espaço que dialoga com arte e cultura, em diferentes vertentes, dentro e fora da cidade de Mogi das Cruzes. A Estação Cultural é palco do concurso de marchinhas, desde 2013, abriga o Grupo Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna e se pretende um espaço democrático, palco das artes.
    O objetivo principal do concurso de marchinhas é difundir a modalidade musical, gerar intercâmbio entre os participantes e abrir espaço para os músicos divulgarem seus trabalhos, contribuindo inclusive na formação de público, é um conjunto de ações que atestam positivamente a grandeza do evento. Na comunidade, o comércio, a prestação de serviços, impactam positivamente com a realização do evento no bairro, gerando trabalho e renda. Grupos convidados, atrações musicais, visitantes conhecendo e interagindo com o projeto, são ações positivas que geram oportunidades em vários níveis de discernimento para os grupos da sociedade. Além do mais, promover o Concurso de Marchinhas de Sabaúna, como patrimônio de identidade cultural da comunidade, promover as culturas populares e promover ações que gerem renda e desenvolvimento, são ações que apontam para resultados positivos, que confirmam que o projeto agrega socialmente e culturalmente.
    O concurso de marchinhas é realizado desde 2013, tradicionalmente do último fim de semana de janeiro. A única interrupção foi em 2019, quando não foi realizado por total falta de recursos. Em 2020, retomou a realização do projeto, obtendo grande sucesso de participação de inscritos e de público. Sempre buscando o aperfeiçoamento, a curadoria do projeto pretende manter a tradição do concurso, interagindo com seu público e fortalecendo as parcerias com outras cidades da região. Desse modo, a continuidade e sustentabilidade do projeto pode ser garantida.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi