Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 1
Projetos pequeno porte

Classificado 4º Selecionado 43,00 pontos Premiação R$ 5.000,00

  • DanceX

    Proponente: Felipe da Silva Santos

  • O DanceX é um projeto de oficinas que nasceu no ano de 2018 durante o recesso escolar, com o intuito de oferecer oficinas e workshops de danças urbanas para a juventude e interessados em geral de Mogi das Cruzes e que por fim atendeu, em sua maioria, as áreas periféricas da cidade que não tendo condições ou acesso a cursos pagos em escolas e academias de dança por conta do valor elevado aderiram ao projeto.. Sua primeira edição ocorreu no formato de workshop, sendo realizado na Sala Wilma Ramos dentro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes e tendo continuidade como oficinas regulares realizadas duas vezes por semana, de forma independente, na Casa do Hip-Hop de Mogi das Cruzes e ocupando praças locais, mantendo uma média de 15 participantes por atividade.
    O DanceX trabalhou embasado em pesquisas práticas e teóricas a respeito das danças urbanas, oferecendo esse conteúdo em seus workshops e oficinas, não aplicando apenas sequências e coreografias, mas também apresentando a origem e desenvolvimento das danças. Dentro do projeto e de sua pesquisa foi trabalhado além das danças urbanas originais americanas também o Dancehall e Afro mix apresentando estes estilos e dando foco aos mesmos.
    Durante os estudos e aulas teóricas, foi levado aos integrantes do projeto o conteúdo de pesquisa e história das danças urbanas, buscando também conhecer o contexto cultural e social onde essas danças foram formadas, procurando reproduzir esses cenários em aulas temáticas. Eu, como proponente e idealizador do projeto, busquei mesclar e reproduzir minhas experiências e conhecimentos adquiridos desde 2012 com as danças urbanas em mostras, campeonatos e eventos, como a virada cultural paulista, o mês do Hip-Hop de São Paulo, a Caravana Hip-Hop pelas escolas municipais de Mogi das Cruzes, Becos Evolution na cidade de Barra Bonita, podendo assim, compartilhar estas experiências para com os participantes do projeto.
    O DanceX atingiu mais de 30 jovens e adultos diretamente durante o processo, e um público de mais de 1.000 pessoas em suas apresentações, entre elas: Showcase no evento B2D, Mostra Cultural da Universidade Brás Cubas, mostra competitiva na 5ª Semana das Danças Urbanas de Mogi das Cruzes, FlashMobs e um convite da escola de samba Unidos de Sales (Mogi das Cruzes) para sua comissão de frente no ano de 2019.
    O projeto teve sua primeira edição na Sala Wilma Ramos localizada no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, teve continuidade com as oficinas realizadas dentro da Casa do Hip Hop e também em praças da cidade se estabelecendo no Largo Bom Jesus, com o intuito de facilitar o acesso as mais diversas áreas da cidade, mesclando ao grupo pessoas de diversos bairros e periferias de Mogi das Cruzes.
    Assim, pode se afirmar que após a realização do projeto, o mesmo iniciou os participantes no meio artístico, despertou em alguns o interesse e a necessidade de continuidade em suas linguagens, sendo elas na dança ou até mesmo em outras áreas artísticas. O grupo era majoritariamente composto por meninas, o que vem na contramão do que é esperado quando se ouve falar de Danças Urbanas ou Dança de Rua, que quando citados vem na memória à imagem que é representada na mídia, por talvez um pré-conceito idealizado e enraizado pela sociedade que movimentos de impacto normalmente são realizados por homens, quebrando assim a idéia que meninas devem fazer Ballet e que a Dança de Rua é coisa para meninos, mostrando que a dança é para todos. Hoje alguns integrantes que hoje se encontram em grupos maiores, enquanto outros encontraram na arte e cultura uma forma de se expressar individualmente, podendo assim diferenciar sua realidade atual da que era prospectada para os mesmos em suas comunidades antes da realização do projeto.
    Eram ministradas duas aulas semanais sendo as terças e quintas, dentro do período de fevereiro de 2018 e maio de 2019. Após isso, foi realizada uma pausa para reformulação e aprimoramentos de técnicas com o retorno previsto para o mês de abril de 2020, o quê foi impossibilitado pela pandemia da COVID19 juntamente com a quarentena estabelecida pelos órgãos de saúde.
    Será oferecido como contra partida um curso online de iniciação em danças urbanas que será disponibilizado no Instagram, com dez vídeos de conteúdo teórico e prático de forma gratuita com materiais teóricos exclusivos para o curso em arquivos no formato PDF referente às aulas aplicadas, tendo como base as Danças Urbanas e suas origens. As aulas digitais e matérias teóricos do curso serão referentes às danças: Funk (Original Funk, dança social da década de 60’ nos E.U.A, influenciada pela música de James Brown e similares), Locking (1ª Dança Urbana a atingir a mídia no final da década de 60’ em Los Angeles, Califórnia), Waacking (Dança Urbana variante do Locking, originalmente dançada pelas comunidades Lgbtqia+), Breaking (elemento da Cultura Hip Hop, nasceu de forma coletiva em Block Party’s, festas que aconteciam nas ruas do Brooklyn em Nova York), Afro Mix (misto de danças com origem Africana), Dancehall (Dança Urbana Jamaicana executada no estilo musical de mesmo nome ou no Ragga muffin, variantes do Reggae Jamaicano).
    R$ 2.500,00

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi