Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 13º Suplente 41,00 pontos

  • Talento

    Proponente:

  • A ideia do Talento é celebrar a Dança em todas as suas manifestações, revelar talentos e dar oportunidade para que artistas de Mogi das Cruzes e da região possam mostrar e aprimorar seu trabalho, contribuindo ainda para formar novos apreciadores e ensejar a melhoria da qualidade do ensino da dança nas escolas. O Talento começou como Mostra de Dança e evoluiu para uma 'Competição', contribuindo ainda mais para elevar o nível técnico dos bailarinos e coreógrafos sem perder contudo as principais características do evento: o amor pela dança e o respeito por aqueles que vivem dela. O Talento já premiou artistas com prêmios em dinheiro, bolsas de estudo e troféus especiais além de oferecer palestras inovadoras como “Liberdade de Movimento à Postura” ministrada pelo Dr. Aldivan Oliveira Castro (Fisioterapia Clínica Especializada - Dor e Postura) e o Workshop da bailarina e professora ítalo - brasileira Janaina de Oliveira que trouxe pela primeira vez ao Brasil a técnica Masterstrech do italiano Pino Carbone (Body Code). Em toda a história do Talento prestigiamos artistas da região como Nerival Rodrigues, Bianca e Daniel Prado, Grupo Jabuticaqui, Aline Chiaradia, Grupo Aperto de Mão, entre outros. Nas edições do festival, o Talento sempre manteve o compromisso de oferecer os ingressos por valores acessíveis ao público com desconto de 50% mediante a doação de 1k de alimento que puderam ajudar instituições como o Cecan (Centro de Convivência para Apoio de Pacientes com Câncer). Também era nosso compromisso criar e colaborar com iniciativas de valor artístico e educativo de Mogi das Cruzes. Em 2015 realizamos um evento paralelo chamado “Talento do Futuro", uma oficina gratuita destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da EM Benedito Ferreira Lopes, localizada na Vila Lavínia, que contou com a participação de profissionais ligados à Dança, apresentando aos alunos um pouco sobre seus trabalhos, relatando experiências profissionais e realizando algumas atividades práticas de caráter introdutório. Entre os convidados especiais do Festival, esteve o projeto “A arte do Ballet”, idealizado pela professora Thamires Costa em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, executado pelos alunos da escola municipal Professora Helena Mafra Machado de Castro. Com o tempo, devido às dificuldades referentes ao acesso e uso dos Teatros, o Talento passou a se dedicar mais à instrução e aperfeiçoamento de bailarinos e, o que era um Festival se transformou em um Encontro de Dança em forma de aulas. O Talento Masterclass é um workshop que, a cada edição, reúne cerca de 60 bailarinos do Estado de São Paulo e oferece oportunidades de aprimoramento e estudo com profissionais renomados no cenário nacional por um preço acessível - já que o Talento tem como base o princípio de estar atento às necessidades e o bem estar dos artistas em primeiro lugar.
    No mundo da dança, infelizmente é comum a realização de eventos desorganizados e amadores e, justamente nesse ambiente onde bailarinos deveriam ser valorizados, eles são deixados completamente de lado por proponentes que visam somente o ganho financeiro. O Talento nasceu do sonho de reestruturar esses padrões. Através do Talento, as irmãs Carol Prado e Thais Mello realizam eventos estruturados e dignos, que oferecem não só um lugar seguro para o desenvolvimento de bailarinos aprendizes, bem como um palco para o constante aprimoramento de bailarinos profissionais. Em todas as edições do Festival por exemplo, os participantes eram recebidos com um café da manhã especial enquanto era feita a triagem e a preparação dos ensaios. Também sempre existiu uma preocupação constante com a duração dos espetáculos. Em todos os anos, nenhuma apresentação chegou a ultrapassar o período de 5 horas a fim de preservar a integridade física e emocional dos participantes, bem como as regras do local onde ele era realizado. O controle do tempo era rigoroso e essa precisão garantia um maior conforto dos bailarinos e maior organização dentro dos camarins. Cuidar bem, é a principal filosofia do Talento. O Talento sempre acreditou na competência e no trabalho de pessoas notáveis da região. Por isso, em toda a nossa história, houve a celebração não só de Artistas locais e Profissionais da Dança (Escolas, Bailarinos, Coreógrafos e Diretores), como também colaboradores de várias outras áreas como Costureiros, Equipes de Produção e Iluminação, Músicos, Artistas Gráficos, Fotógrafos, Profissionais da Área da Saúde, Transporte, Alimentação, Limpeza e Logística.
    A premissa do Talento é colaborar com o crescimento da arte. Por meio dos festivais, os bailarinos puderam trocar experiências com outros artistas, tiveram acesso aos comentários de jurados especializados, fizeram parte de grandes workshops e assistiram a palestras inovadoras. Em 2015, o projeto paralelo "Talento do Futuro" englobou os todos os eixos de aprendizagem em Arte, descritas nos Parâmetros Curriculares: a reflexão e contextualização (por meio do diálogo com os profissionais) e a prática e a apreciação estética (tanto no momento da oficina quanto no Festival propriamente dito). A cada edição do Talento Masterclass, os bailarinos experimentam um dia de aulas com profissionais renomados em um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento dos processos criativos e artísticos.
    O impacto do Talento nem conseguiria ser mensurado, pois a cada edição os artistas levam seus conhecimentos e dividem seu crescimento com seus colegas e alunos. É isso que faz o Talento ser tão especial. Ao inspirar os artistas, é criado um ciclo infinito de inspiração. Ao respeitar os artistas, é criado um ciclo infinito de respeito. Falando em números, na história do festival, foram aproximadamente 800 bailarinos e mais de 200 coreografias apresentadas. No Talento Masterclass, por volta de 360 bailarinos já passaram por nossos encontros.
    As edições do Talento em formato de Festival foram todas realizadas no Auditório do Cemforpe de Mogi das Cruzes, com exceção do festival do ano de 2016 que, por problemas de data, precisou ser realizado na Cidade de São Paulo, no Teatro São Francisco. Todas as edições do Talento em forma de Workshop foram realizadas na Academia Runner do Mogi Shopping. Como os bailarinos e as escolas participantes do Talento se encontram em diversos bairros e cidades, o evento é propagado amplamente pela cidade de Mogi das Cruzes e região, bem como por todo o Estado de São Paulo.
    Os ingressos do Talento Festival e as taxas do Talento Masterclass sempre foram módicas, a fim de permitir o acesso das mais diferentes camadas da população. O primeiro Talento Festival, por exemplo, teve seu ingresso custando somente R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada) mediante a doação de um brinquedo em bom estado e durante os anos, somente pequenos ajustes foram sendo feitos para que fosse possível continuar a cobrir os custos dos festivais.
    O caminho do Talento é percorrido desde 2012. Foram 5 edições do Talento Festival e 7 edições do Talento Masterclass. Após um ano de pausa visando as normas de segurança ao combate do COVID -19, aguardamos ansiosamente a 8ª edição do Talento Masterclass que deverá acontecer em 2021.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi