Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 2
Projetos médio porte

Desclassificado Projeto desclassificado por não atingir a nota mínima de 12 pontos conforme item 4.7 do edital 019/2020.

  • Exposição "Mogi Antigo Rumo ao Futuro"

    Proponente: Ana Maria Barbosa

  • A exposição "Mogi Antigo Rumo ao Futuro" tem como objetivo deixar para as pessoas da cidade sensíveis e colecionadores as memórias da cidade de Mogi das Cruzes que já não existem mais. São obras de artes em porcelana e pintura óleo sobre tela e acrílico que contam a história da cidade, ruas, igrejas, museus e a festa tradicional do Divino Espírito Santo. No ano de 2004 construí a exposição com 52 peças. A 2ª exposição já com 123 peças a partir desta novas criações apenas como encomenda. Atualmente a exposição segue com 82 peças. Divulgo a arte nobre de pintura na porcelana como minha cidade merece. Ao todo "Mogi Antigo Rumo ao Futuro" foi exposta 8 vezes, permanece em exposição no ateliê AnaMarB, e inúmeras vezes esteve como participante em outras exposições com número reduzido de peças. Ana Maria Barbosa artista plástica AnaMarB nascida em 30/07/1948 filha de José Luis Barbosa e Anna Sibof Barbosa ambos falecidos, nasceu em Mogi das Cruzes na rua Dr. Deodato Werhteimer, estudou nas escolas Dr. Deodato e Instituto D.Placidina, Coronel Almeida e Liceu Bras Cubas e instituo Whashington Luis (espaços que já foram pintados em tela pela artista). No ano 1972 resolvi fazer uma oficina de artes ministrado pelo Professor Norberto Duque onde tive noções de cerâmica, xilografura e tela à óleo. Em 1979 aperfeiçoei com o professor Carrasco Duran, neste mesmo ano iniciei também a arte em porcelana "Arte do Fogo" aprendendo da arte com a professora Maria Helena Pegado. Apesar dos obstáculos nunca deixei de lutar para a conquista do meu sonho de pintar a minha Mogi das Cruzes na porcelana. A artista tem trajetória de 48 anos com mais de 773 exposições nacionais e internacionais. Suas obras estão em museus internacionais em Kansas City, Firenzi e Japão e acervos da Pinacoteca de Mogi das Cruzes.
    Para AnaMarB existe uma preocupação de deixar para as futuras gerações e para toda comunidade mogiana a história da cidade retratada artisticamente nas obras criadas pela artista. As obras criadas em porcelana passam pelo processo de queima chamada "Arte do Fogo" e dependendo da técnica vai ao forno por 10x em temperaturas de 800 graus. São poucos artistas da cidade que trabalham com essa técnica. AnaMarB criou sua própria técnica de processo de trabalho com a porcelana, encrustação de moedas antigas brasileiras e estrangeiras com cristais e pedras brasileiras, além de vidro. Os materiais são tintas, ouro, maioria importadas, e porcelana de primeira qualidade nacionais e internacionais. As imagens que inspiram a criação das obras são retiradas de livros de história, fotos jornalísticas com autorização dos autores. Segundo relato da artista" Algumas pessoas simplesmente choram e contam histórias incríveis sobre as imagens pintadas nas peças de porcelana."
    Vivência de histórias felizes de infância, escolas, igrejas, praças, becos e ruas, registrando o passado que não existe mais, são inspirações da artista principalmente as memórias vividas e relatadas. As exposições resgatam e provocam essas vivências e lembranças dos espectadores.
    Ao todo foram 7 exposições, nas suas aberturas um público médio de 200 pessoas. Por exposição em média 600 pessoas circulam pelas obras nos espaços expostos. Nas exposições realizadas nos espaços culturais da prefeitura de Mogi das Cruzes esse número aumenta porque a exposição fica aberta ao público durante todo o dia em horário comercial. Ao todo então estima-se a presença de cerca de 8 mil pessoas que tiveram contato com "Mogi Antigo Rumo ao Futuro"
    Duas exposições Ateliê "Coronel Souza Franco" 1ª e 2ª por 30 dias. Museu Guiomar Pinheiro Franco por 27 dias Tc Home Class no Shopping de Mogi das Cruzes 15 dias Hall da Prefeitura de Mogi das Cruzes 15 dias Arrumando a Casa 30 dias Centro Cultural de Mogi das Cruzes 30 dias Exposição na Pinacoteca de Mogi das Cruzes (Dez até Fev 2018-2019) Exposição permanente no ateliê AnaMarB Todas de acesso gratuitos em regiões centrais da cidade.
    Além da função histórica que as obras propõem, a cada venda 10% do valor é destinado à alguma ação social, como por exemplo: APAE de Mogi das Cruzes, Instituto do Câncer, Lar dos Idosos entre outros.
    A exposição teve seu início em 2004 até 2019, sendo interrompida esse ano por conta da pandemia.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi