Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Desclassificado Proponente não cadastrado / edital destinado somente a PF

  • Nossas Histórias Nossas Raízes

    CPF: 19538170000152 (Proponente não localizado)

  • A história que conhecemos do povo preto (africano e afrodescendente) sempre foi contada a partir da ótica eurocêntrica, em um regime escravocrata. Sempre foi imposto que o povo preto é preguiçoso, rebelde, inculto e outros tantos mais adjetivos pejorativos que causam até hoje consequências e sequelas nesta população, que tanto sofreu e sofre. Algumas dessas sequelas são o racismo, étnico, religioso, cultural e a baixa autoestima. O projeto Nossas Histórias Nossas Raízes busca dar a oportunidade do povo preto contar sua história sendo protagonista, dando visibilidade as suas culturas, a sua arte, a sua religiosidade e mostrar a importância de sua ancestralidade. Assim, o projeto tem o proposito de reparar parte de todo mal advindo deste sistema cruel escravocrata. Para isto, faremos Três atividades: 1. Troféu Coscoreba: que vai homenagear seis artistas do samba de nossa cidade, contando um pouco de suas biografias artísticas, valorizando seu trabalho. 2. Cantação de Nossas Histórias: atividade com Três artistas que farão um espetáculo musical intercalando com histórias pessoais, de suas carreira, de suas composições e de suas trajetórias. 3. Festival Inter-religioso: atividade musical em que contemplará a diversidade religiosa de nossa cidade, incluindo religiões de matrizes africanas. Cada representante religioso vão entoar seus cânticos sagrados, com a finalidade de apresentar sua fé e minimizar as consequências do racismo religioso.
    O projeto Nossas Histórias Nossas Raízes é único por dar voz ao povo preto mogiano, por dar protagonismo, por reconhecer a cultura do povo afrodescendente. O projeto destaca, promove a cultura afro em vários aspectos: música, religiosidade, ancestralidade. Com isto, contribui para a redução de todas as formas de discriminação e racismo.
    O projeto tem a preocupação de introduzir, difundir e valorizar a vivência artística, cultural e pessoal de cada artista premiado/ou participante. Por meio das suas histórias à serem compartilhadas.
    número de participantes 20 pessoas público atingido 200 pessoas número de ações realizadas 3 atividades
    1. Atividade: Troféu Coscoreba realizado no Teatro Vasques no mês de dezembro de 2016. 2. Atividade: Cantação de Nossas Histórias realizado no 7º Festival de Culturas Negras em Mogi das Cruzes, local Centro Cultural na data de 29/11/2019. 3. Atividade: Festival Inter-religioso realizado para celebrar o dia nacional contra intolerância religiosa, local Centro Cultural na data de 26/01/2019.
    O projeto tem como ações afirmativas a oportunidade, valorização, visibilidade da cultura afro-brasileira, dos seus expoentes de todos afrodescendentes. Assim, contemplando tanto os artistas participantes quanto o público alvo.
    Uma edição de cada atividade, realizada em Mogi das Cruzes. 1. Atividade: Troféu Coscoreba realizado no Teatro Vasques no mês de dezembro de 2016. 2. Atividade: Cantação de Nossas Histórias realizado no 7º Festival de Culturas Negras em Mogi das Cruzes, local Centro Cultural na data de 29/11/2019. 3. Atividade: Festival Inter-religioso realizado para celebrar o dia nacional contra intolerância religiosa, local Centro Cultural na data de 26/01/2019.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi