Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 14º Selecionado 49,00 pontos Premiação R$ 25.000,00

  • A Lenda de Fênix

    Proponente: Fernando Lucio Rodrigues

  • A Lenda de Fênix é um fan filme curta-metragem live action baseado no anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”, produzido durante o ano de 2017 entre os meses de Maio e Dezembro, tendo sua première presencial no Theatro Vasques no dia 26/01/2018 e sua estreia Online no YouTube no dia 02/02/2018. O intuito do 'fan film' é fazer um filme de fã para fã, homenageando a obra original. "A Lenda de Fênix" teve grande repercussão não apenas entre os fãs da série no Brasil, mas também ao redor do mundo, já que está legendado em outras 7 línguas: Inglês, Espanhol, Japonês, Chinês, Francês, Italiano e Alemão. O projeto foi divulgado em seu lançamento por grandes sites e portais, tais como IGN, Jovem Nerd, Omelete e o próprio CavZodiaco, o site oficial de informações da série no Brasil. Hoje, o curta conta com quase meio milhão de visualizações no YouTube, sendo o primeiro Fan Filme Live Action de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Assim sendo, foi observado que o público fã de animes, desenhos e cartoons não possui um grande conhecimento das produções de cinema independente, estas que não fazem parte das produções de grande orçamento nacional, e este projeto foi uma maneira de alcançar parte do grande público em geral, aproximando-os à uma forma de cultura o qual não havia o devido reconhecimento, inclusive através do bate-papo com atores e equipe técnica, mostrando os bastidores de produção e Making Of, extremamente importantes por mostrarem o que acontece por trás das câmeras, curiosidades e até mesmo dificuldades de produção.
    O curta-metragem "A Lenda de Fênix" é o primeiro Fan Filme brasileiro baseado no anime Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco). É também o fan filme de Saint Seiya com mais visualizações em todo o mundo dentro do YouTube, comparado às produções de outros fan filmes com mais tempo ou mesmo de outros países, como França, Itália e Japão. Foi um dos grandes projetos recentes em Mogi das Cruzes a reunir produtores culturais do cinema regional de diferentes equipes, trazendo grande notabilidade para a cidade Brasil afora. Dentre as produtoras parceiras participantes, estavam Friends Group Entertainment, Hipnóticos Filmes, Caçadores de Caqui, Estrada Films e Mundum Entretenimento. Grande parte do mérito do projeto, é a dublagem que, mesmo sendo um filme com atores reais, teve participação de Leonardo Camillo, dublador original do personagem nas animações aqui no Brasil. Além disso, o filme também contou com efeitos especiais de primeira qualidade, sendo comparado por fãs com grandes produções de Hollywood. O roteiro manteve fidelidade com a obra original, além de apresentar uma nova história com um dos personagens mais amados do anime, trazendo aquela nostalgia que trouxe grande emoção aos fãs.
    Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) é uma obra amada no mundo todo. E aqui no Brasil em especial, teve grande repercussão nos anos 90 em sua exibição pela extinta Rede Manchete, atingindo em especial um jovem garoto na época, através de seus valores, tais como: amizade, respeito, superação de desafios, a luta pelos seus objetivos com garra e respeito ao próximo. Este é o princípio básico do anime, e a realização deste projeto foi uma maneira que encontrada para honrar a obra original que fez parte da minha formação tanto pessoal quanto profissional. Muitos fãs de Cavaleiros do Zodíaco se viram realizados ao assistir o filme, pois puderam finalmente ver em um novo formato, o desenho que marcou a infância de muitos, desta vez em live action. Além de escrever o roteiro, dirigir e produzir o filme, eu também encarei o desafio de atuar e viver na pele o próprio protagonista do filme. Para interpretar o personagem, eu tive que fazer uma grande imersão, inclusive iniciei cursos de teatro e também de produção audiovisual ao qual antes do filme, eu não tinha tanta proximidade. Por ser grande conhecedor da obra original, aliei aquilo que já sabia, aos novos aprendizados de roteiro e produção de cinema, criando algo novo, mas que também respeitasse aquilo que já havia sido estabelecido no cânone. Como foi um projeto de fã para fã, eu fiz questão de correr atrás e conseguir o dublador original do anime para o filme, e insistente consegui, mesmo sem ter a verba ou o apoio necessário na época, todos os gastos de produção saíram do meu próprio "bolso". Hoje, analisando a repercussão que o filme teve, vejo como um sonho de infância sendo realizado.
    O curta-metragem teve cerca de 20 pessoas envolvidas na produção na época, todos amadores na área de cinema, que decidiram ajudar de alguma forma no projeto, acreditando no meu sonho de realizar um grande filme. Depois disso, grande parte destas pessoas envolvidas seguiram na área do cinema independente e hoje estão produzindo seus próprios filmes e projetos. Só no YouTube, o filme já conta com quase meio milhão de visualizações, fora as outras redes sociais como Facebook e Instagram, ou mesmo os trailers lançados e repostagem de outros canais, que contabilizando, hoje já ultrapassam a marca de 1 milhão de views ao todo. A première de estreia do filme aconteceu no Theatro Vasques em Fevereiro de 2018 e contou com lotação máxima do local, inclusive com várias pessoas vindo de São Paulo e outras cidades, exclusivamente para assistir ao filme, com horas de espera para pegar o ingresso, este que foi gratuito. A estreia também teve uma arrecadação de agasalhos e alimentos que posteriormente foram doados para uma instituição de caridade. Além disso, o filme também foi exibido em diversas outras mostras e festivais de cinema, tanto em Mogi, quanto em outras cidades, contando inclusive com uma série de palestras em escolas, onde, após a exibição do filme, era realizado um bate-papo falando sobre os bastidores de produção e até mesmo, uma análise sobre a Mitologia Grega na série, fazendo um comparativo para a aula de história do ensino Fundamental II dos alunos em questão, dentro da Mostra Científica do Colégio Paulo Américo Paganucci, em Ferraz de Vasconcelos.
    O Projeto foi realizado dentro da própria cidade de Mogi das Cruzes, levando o nome de nossa cidade Brasil e mundo afora. Sua première de estreia ocorreu de forma gratuita no Theatro Vasques em Fevereiro de 2018. De lá pra cá, todas as suas exibições presenciais também ocorreram de forma gratuita, promovendo o acesso à cultura e arte para pessoas com menos acesso. O filme também foi exibido em escolas com menos acesso, inclusive de outras cidades como Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e bairros periféricos de Mogi das Cruzes. O filme também está disponível gratuitamente em canal de YouTube para acesso através do link: https://www.youtube.com/watch?v=wD8dF2WbPZc
    Além da mensagem que é repassada no filme, sobre companheirismo, amizade, respeito, superação e perdão aos atos do passado, o filme também conversa com a linguagem jovem da nova realidade que vivemos neste mundo tecnológico, sendo exibido em uma plataforma mundial que gera a possibilidade de que qualquer pessoa no Brasil ou no mundo com acesso à internet possa assistir o filme de forma gratuita, a qualquer hora e lugar. Além disso, também foram realizadas ações sociais, como na própria data de estreia, com arrecadação de roupas e alimentos para instituição de caridade. Também foram feitas exibições em escolas periféricas para crianças que não tinham acesso à este tipo de conteúdo. Exemplificando com um caso em particular, em uma das exibições em uma escola, foi realizado o sorteio dos pôsteres do filme após a exibição do mesmo na sala de aula. E grande parte da expectativa e alegria das crianças era o anseio por receber o cartaz do filme. Estes pequenos e raros momentos me deixaram muito emocionado e quem sabe possa ter inspirado outros jovens a sonharem em fazer cinema no futuro.
    O filme hoje possui quase 500 mil visualizações no YouTube, sendo exibido presencialmente mais de 10 vezes em diversas localidades, sendo algumas delas: 26/01/2018 – Première presencial no Theatro Vasques (com lotação máxima do teatro) 17/08/2018 – Festival POE de Cinema Fantástico do Vale Paraíba (Seleção Oficial/São José dos Campos) 22/08/2018 – 1ª Mostra de Produção Indie no Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Exibição de Fan Filmes) 16/11/2018 – Mostra Científica Colégio Paganucci em Ferraz de Vasconcelos (Com Bate-Papo sobre os bastidores de Produção + Palestra sobre Mitologia Grega) 01/09/2019 – Zodiacon SP (Evento em comemoração aos 25 anos de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil) 18/01/2020 – Fã Cine Kaki no Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Exibição de Fan Filmes, Apresentação de Cosplayers e Cultura Nerd/Geek) 21/04/2020 – Estreia do filme na plataforma de Streaming CINEBRAC (Exclusiva para Produções de Cinema Independente Nacionais)

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi