“Casa de Ciata” um grupo de samba jovem, formado em 2015 com o intuito de resgatar, fomentar e difundir o Samba de Raiz, mantendo viva a memória dos grandes compositores brasileiros e interpretes, além de apresentar novas composições/autorais. No repertório além das canções autorais, constam canções de Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Wilson Moreira, Ney Lopes, Paulo Cezar Pinheiro, Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Clara Nunes, João Nogueira, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, entre outros compositores.
Nas apresentações realizadas falamos sobre os compositores e interpretes, as histórias das músicas e curiosidades. Discografia e diferentes frentes culturais que o samba representa.
Grupo formado por músicos qualificados, que buscam excelência na execução dos trabalhos.
Formado por cinco integrantes: Alex Constantino (voz, tamborim, produção executiva e gestão), Guilherme Bandeira (voz, pandeiro, técnico de som e gestão), Evandro dos Reis (voz, cavaco e técnico/operador de som), Danilo Silva (violão, arranjos e produção musical) e Vanderlei de Oliveira (surdo e cuíca). Todas os integrantes inseridos no cadastro de artista com 100% concluído.
Grupo já se apresentou na Virada Cultural, Casas de Cultura, Espaços Culturais, Bares, eventos, em diversos locais em Mogi das Cruzes e outras cidades, como São Paulo, Suzano, Guararema, Bertioga, entre outras.
“Casa de Ciata” um grupo de samba jovem que atrai o público pela qualidade e originalidade da interpretação própria dos cantores Alex Constantino, Guilherme Bandeira e Evandro dos Reis, e dos arranjos bem elaborados e com uma nova roupagem, de lindas harmonias do violonista Danilo Silva e do cavaco do Evandro dos Reis. Em todas as apresentações no repertório constam musicas autorais.
Atualmente o projeto Casa de Ciata é um dos poucos grupos que mantem o samba de raiz e o autoral como fomento e resistência na região de Mogi das Cruzes.
Casa de Ciata mantem a história do samba, fortalecendo e mantendo a história do samba e da musica popular brasileira, com pesquisas sobre os compositores e interpretes. Nos shows realizados apresentam ao público não só a música, mas também quem são os compositores de cada música, curiosidades, década/ano das canções, histórias das canções e do compositor/interprete.
O Casa de Ciata se apresenta desde 2015 na região de Mogi das Cruzes com a mesma formação, atingindo mais de 2000 pessoas e com mais de 20 apresentações realizadas.
Grupo já se apresentou na Virada Cultural em 2017 no Largo do Carmo em Mogi das Cruzes, Casas de Cultura, Espaços Culturais, Bares, eventos, em diversos locais em Mogi das Cruzes (Casarão da Mariquinha, Estação Sabaúna, Sellva, Canto de Cabocla, Canta Galo, etc., entre outras cidades, como São Paulo, Suzano, Guararema e Bertioga.
O projeto fomenta a musica de qualidade, motivando o publico e principalmente aos jovens a buscar o conhecimento da história do samba e o que ele representa para sociedade. Além de motivar os jovens a apreender tocar um instrumento musical.
O Casa de Ciata permanece desde 2015 até o momento atual com resistência e fortalecendo para manter o samba de raiz na região, as apresentações eram realizadas em diversos lugares, semanalmente no Casarão da Mariquinha e no Canta Galo todos sábados, e mensalmente no Canto de Cabocla e Sellva mensalmente.