Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 22º Selecionado 47,00 pontos Premiação R$ 25.000,00

  • Carmen Poema - Um Mnaifesto Sobre a Paixão

    Proponente: Caio Luiz de Souza

  • Carmen Poema - um manifesto sobre a paixão é um projeto multidisciplinar que agrega teatro, dança, canto, música lírica e cinema. O projeto que inicialmente seria realizado de forma presencial com a apresentação de duas récitas, se transformou, em função da pandemia de COVID 19 e da impossibilidade de realização presencial, em um filme realizado com a Monolito Films, de aproximadamente 40 minutos, publicado na plataforma do Youtube no canal do Grupo Quântica Teatro Laboratório. A sua realização envolveu artistas de várias cidades do Alto Tietê e de São Paulo, a convite do grupo Quântica Teatro Laboratório, entre eles a renomada Mezzo Soprano Denise de Freitas e o pianista Rafael Andrade. A produção cuidadosa abraçou as dificuldades de produzir em um momento tão difícil como o que atravessamos e se desdobrou em um processo virtual de ensaios e preparação.
    Dentro do debate sobre o que é teatro, ou que pode ser ou não teatro dentro do espectro virtual que nos vimos inseridos de maneira tão abrupta, nossa Carmen Poema se equilibra entre os diversos campos, pois não se conforma em ser teatro gravado porém não se submete de maneira dócil ao vídeo. Mantém seus signos teatrais, a presença forte dos intérpretes, cria signos, mantém o olhar fixo como da plateia sobre um palco e ao mesmo tempo permite que olhar veja os detalhes, as texturas, os ornamentos que só os recortes dos planos cinematográficos permite. A obra foi muito bem recebida pelo público alcançando um bom número de visualizações em um curto espaço de tempo, considerando os poucos recursos para impulsionamento na internet, atingindo pessoas de outros Estados e de diversos recortes sociais, de interesse, de gênero. A preocupação com uma palavra refinada e ainda assim de comunicação direta foi um dos guias para a composição dos quatro atos que a obra sugere, potencializando um universo que carregado de simbologias, enfrenta o público com uma projeção poética e diversos aspectos questionadores erguidos numa não cronologia de tempo e espaço. Brinda e propõe um acesso poético também pessoal dentro de suas próprias vivências e expectativas. É uma obra que se posiciona esteticamente com beleza e força e dá continuidade à campos de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Quântica Teatro Laboratório desde o início de sua trajetória em 2004.
    O projeto Carmen Poema inaugura um novo momento da pesquisa do Grupo Quântica Teatro Laboratório que completa neste ano 16 anos de trabalho, agora com 14 produções, sempre mantendo o olhar pesquisador e aberto à cena contemporânea. O grupo que começou se enveredando pela dança-teatro, performance, uso de tecnologias como apoio para cena e que em seu trabalho anterior revisita o mito de Medea na versão do dramaturgo alemão Heiner Muller, agrega agora a experiência da produção audiovisual por meio de outra personagem feminina, forte e indomável como é Carmen, de Georges Bizet. A partir da obra de Bizet falamos sobre a paixão. Todas as paixões. Alguém ou uma ideia. A narrativa projetada em torno de uma das maiores figuras de liberdade de um imaginário coletivo, brinca com a realidade e o campo fantástico dessa paixão avassaladora através da boca de um poeta, de um artista e sua obra inacabada. A ideia interrompida. A dramaturgia, construída no decorrer do processo, projeta também a vivência dos idealizadores em busca do nascer da obra, numa alusão aos sonhos e dificuldades para a estruturação de todas as ideias e as relações erguidas na trajetória. O refinamento já a partir da palavra não afasta a referência individual, pelo contrário, aproxima dentro de um campo por vezes metafórico, onde o espectador também possa acessar suas ‘’paixões e projeções de ideais’’. Mesmo embebida numa referência erudita, a teatralidade do texto a torna popular, acessível e democrática.
    O projeto contou com uma equipe de 10 pessoas, entre artistas e técnicos, no esforço de diminuir a equipe por questões de segurança sanitária nos dois dias de gravação realizadas no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. Para o lançamento foi feito um plano estratégico de divulgação nas redes sociais, envolvendo capa de facebook, grupos de imagens, teasers e posts patrocinados e obtivemos um ótimo apoio da imprensa local, impressa e televisa, que dedicou espaços importantes para o Projeto. Até o momento, o vídeo possui 442 visualizações.
    01.10.2020 - 20:20h - Estreia no Youtube. Número de visualizações até o momento: 420 17 e 18.10 - 12º Dezindie - Festival de música e vídeos - www.dezindie.com.br
    Após sua estreia no Youtube o projeto Carmen Poema foi escrito na mostra de vídeos do 12º Dezidie e pretende-se inscreve-lo em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, e já está em andamento o processo de tradução das legendas para inglês e espanhol (no primeiro momento). Paralelo a isto, as devolutivas sobre o material tem sido muito positivas o que tem nos motivado a produzir outras obras neste formato, explorando a linguagem do cinema-teatro ou teatro-cinema ou como venhamos a chamá-lo.
    A escolha do tema, dando voz a uma personagem forte e livre como Carmen já representa nosso olhar e nossas ações para o protagonismo feminino. Foi uma premissa do trabalho, dar esta voz também às mulheres que fizeram parte do processo, estando presentes na elaboração criativa, no elenco, na direção, na fotografia. Entendemos a força que é ter mulheres a frente dos processos, valorizadas e respeitadas por seus saberes, sendo que uma obra como esta pode ser motivação para outras artistas.
    01 - Produção de documentário sobre o processo criativo e a transposição da obra que passou de um repertório lírico, clássico para algo original. Da criação e composição de signos e imagens até a obra finalizada, incluindo materiais inéditos gravados na ocasião. Este material será disponibilizado no canal de Youtube do grupo Quântica Teatro Laboratório, Facebook e IGTV; 02 - Exibição pública da obra Carmen Poema - uma manifesto sobre a paixão, utilizando como suporte a arquitetura da cidade como a Igreja Matriz ou Igreja do Carmo; 03 - Exposição online de galeria de fotos de autoria de Giulia Martins.
    R$ 11.500

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi