Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 7º Suplente 45,00 pontos

  • Ampliação e reformulação do Portal MDCSP - Memória Digital do Congado de São Paulo

    Proponente: Wendell Silva Miranda

  • O MDCSP - Memória Digital do Congado de São Paulo é uma plataforma virtual de pesquisa, em formato de portal / web site, contendo um diversificado acervo de títulos e pesquisas sobre o tema Congada e suas variações, que foram produzidos pelo músico e produtor cultural Déo Miranda, entre os anos de 2009 e 2019, através de outras iniciativas e projetos, sendo então uma compilação de registros fonográficos, audiovisual e fotográfico, além de pesquisas oficiais. Criado e lançado entre os anos de 2018 e 2019, o MDCSP foi desenvolvido para abrigar em sua primeira fase, planejada para durar por até 18 meses, uma coleção sobre o Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, coletivo composto por 08 grupos tradicionais de Congada, Marujada e Moçambique, contendo 09 títulos de discos, 03 filmes documentários, galeria de fotos artísticas e fotos raras de acervos pessoais, 01 pesquisa de campo completa e 01 livro. O site foi confeccionado com dispositivos e aplicativos que permitem o acesso e execução desses arquivos dentro da própria plataforma, sendo assim, esgotado o período de apreciação do material até então disposto, tendo como tema apenas as agremiações do já referido coletivo tradicional, a iniciativa entra na fase de expansão, sendo necessária a ampliação do acervo, com a inclusão de novos títulos e registros feitos por outros produtores, com grupos e aglomerados de outras regiões do Estado de São Paulo. Nesse momento já há uma relação de discos, livros e fotos já autorizados por seus autores, além de outras negociações com donos de acervos raros, pesquisadores, bem como mestres e dançantes tradicionais que queiram tornar acessível seus materiais. Para que a iniciativa entre de fato na sua segunda fase é necessário a atuação de um profissional programador para recodificar os aplicativos criados especialmente para o site, bem como cuidar da construção de um novo layout que comporte, de forma satisfatória: estética e funcional, os novos títulos que seriam agregados ao site através desse projeto. Para que o portal seja alimentado com novos arquivos é necessário também a realização de vários procedimentos que envolvem digitalização de livros, extração de arquivos fonográficos, digitação de fichas técnicas e montagens gráficas. A ampliação dos atrativos do portal requer também uma alteração no plano atual de hospedagem, devendo ser ampliado para um formato mais robusto, capaz de suportar uma carga maior de dados, sem comprometer o seu desempenho. O MDCSP é uma ferramenta de pesquisa, voltada para usuários interessados em ampliar os seus conhecimentos sobre a história, ritmos, toques, danças e particularidades do universo da Congada, suas variações e outras expressões tradicionais brasileiras, que oferece o acesso livre a uma série de estudos, títulos e registros, com o objetivo de contribuir para difusão, salvaguarda e continuidade dessas manifestações, valorizando primeiramente seus detentores.
    Os registros de grupos e manifestações tradicionais são geralmente produções isoladas, cujos resultados circulam apenas nos meios mais próximos aos seus locais de origem, sendo resumida aos autores e comunidades detentoras envolvidas, o mesmo ocorre com publicações de livros, teses e pesquisas com o mesmo tema, que acabam ficando restritos aos meios acadêmicos. O fato que torna o MDCSP uma iniciativa diferenciada está na promoção do acesso a informações mais detalhadas sobre as tradições populares brasileiras de uma maneira geral, através desses registros e títulos publicados, fazendo uso apenas de uma plataforma digital, construída para atender ao usuário interessado no tema, sendo possível o acesso a uma compilação de títulos, devidamente codificados e organizados de uma forma que permite ir direto ao ponto de interesse. Em resumo o MDCSP atua com dois pilares básicos: 01- Identificação e disponibilização constante de títulos: entende-se nesse pilar que é necessário trazer para o portal o maior número de registros, publicações e produções que for possível: CDs, DVDs, livros, textos, fotos, materiais raros, letras de músicas, entre outras informações sobre a manifestação da congada, fazendo desse portal uma rica ferramenta de pesquisa e difusão das tradições populares brasileiras, da manifestação da Congada, individualmente dos grupos tradicionais presentes em cada região, além da visibilidade sobre os autores e obras presentes no acervo. 02 - Acesso rápido e fácil ao acervo: o site possui um sistema de cadastro simples, com nome e e-mail, que é acionado após o usuário marcar o termo de responsabilidade, onde o mesmo se compromete a não usar o conteúdo do portal de forma indevida, uma vez que há um grande volume em conteúdo de propriedade intelectual. Após esse procedimento é possível entrar no acervo e acessar todo o seu conteúdo. Dessa forma o usuário tem acesso a obras sobre o tema, cujas publicações já foram feitas anteriormente porém sem o alcance necessário, sendo, de certa forma, algo inédito para muitos.
    O próprio portal MDCSP foi criado para ser uma ferramenta de pesquisa, sendo o seu objetivo disponibilizar para consulta livre, conteúdos variados, em formato digital, sobre a congado especificamente, de uma forma mais prática. Ao entrar no portal o usuário tem acesso a uma série de títulos e arquivos, podendo ouvir ritmos e cantigas; assistir a documentários, ler pesquisas e livros; ver fotos raras e atuais; acessar fichas técnicas e ler notas de capa com as últimas novidades. Em resumo qualquer indivíduo que queira ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, seja na construção de uma tese ou trabalhos acadêmicos de uma forma geral, seja ainda na busca por referências rítmicas em dança ou toques tradicionais, entre outras possibilidade de assimilação de conhecimentos partindo do conteúdo específico que o site oferece, tem uma oportunidade rara de enriquecer o seu repertório de conteúdo de pesquisa, um vez que não há muitas opções na internet que ofereça um acervo tratado e codificado, pronto para ser pesquisado. Vale destacar que desde o seu lançamento, o MDCSP vem sendo acessado por pessoas de vários locais de origem, como demostra os cadastros notificados diariamente, e mais recentemente o portal passou a ser utilizado como fonte de estudo em um curso de extensão organizado pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, voltado para professores da rede municipal, que conta com 3000 profissionais. Outro detalhe importante está na participação de acadêmicos, pesquisadores e educadores, que utilizam as informações contidas no acervo para complementar suas pesquisas ou realizar trabalhos de estudos. Uma possível reformulação e ampliação do conteúdo do portal teria a contribuição de alguns estudiosos do tema, interessados em publicas seus textos e teses, incluindo agentes do IPHAN-SP e autores independentes, parcerias cujos artigos ampliam as possibilidades de usuários comuns na busca por mais informações. Outra possibilidade que o site oferece é a oportunidade de fazer contato direto com mestres e dançantes tradicionais, uma vez que é possível contata-los através de e-mail ou telefone, disponíveis no portal com autorização dos mesmos.
    A criação do MDCSP impactou primeiramente e de forma direta os grupos tradicionais do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, uma vez que o portal foi construído com títulos produzidos especificamente sobre esse coletivo, como base para expansão para outras regiões de São Paulo e do país, posteriormente, sendo assim o MDCSP colocou em evidência várias formas de registro sobre 08 agremiações tradicionais, sendo elas: Congada Marujada de Nossa Senhora do Rosário, Moçambique Capela Santa Cruz, Congada de Santa Ifigênia, Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, Congada de São Benedito do Santo Ângelo, Moçambique Jardim Santos I, Congada de São Benedito de Cesar de Souza e Congada do Divino Espírito Santo. Cada uma dessas agremiações conta em média com 40 integrantes diretos. Em um segundo plano é possível afirmar que o projeto atinge, da ocasião do seu lançamento até o presente momento, um público composto por estudiosos, acadêmicos e admiradores do tema, uma vez que o portal continua recebendo um número cada vez maior de cadastros. Por se tratar de um portal de internet, planejado para ser ampliado de tempos em tempos, o MDCSP é uma iniciativa que enquanto estiver acessível na web, continuará agregando públicos ininterruptamente, levando em consideração que houve uma idealização, um projeto e uma contemplação que atingiu de uma forma diferente todos os envolvidos naquele momento, mas que continuará trazendo outros beneficiados ao longo dos tempos, enquanto estiver ativo.
    O projeto foi criado em 2018 e lançado oficialmente em maio de 2019, contendo inicialmente referências sobre o Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, coletivo composto por 08 grupos tradicionais de Congada, Marujada e Moçambique, que vem sendo acompanhado e documentado pelo proponente desde o ano de 2009. A iniciativa começou a ser planejada à partir da observação e constatação de que havia uma grande quantidade de títulos e realizações documentadas, entre pesquisas, material fonográfico, audiovisual, fotográfico, em formato físico, que precisavam ser compartilhados de uma forma que possibilitasse um maior alcance, uma vez que o objetivo de cada um desses registros é a difusão dessas expressões populares. Entre 2009 e 2018 o proponente desse projeto produziu o disco Reinado de Congos de Mogi das Cruzes (ProAC 2011); o Documentário Mestres das Tradições Populares do Alto Tietê (ProAC 2014); a pesquisa "Mapeamento e Resgate de Aspectos das Culturas Tradicionais de Comunidades Afrodescendentes de Mogi das Cruzes", que redeu também do documentário Reinado de Congos de Mogi das Cruzes (IPHAN 2013); o projeto Cantos Sagrados (Itaú Cultural 2015), coleção contendo 08 discos, dos grupos do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, o documentário "No Congado de Vila de Sant´anna - a reza nossa de cada um" e o livro "Breve Relato sobre a história do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes". Todos esses trabalhos produziram fotos diversas, pelas lentes vários profissionais, trazendo também parceiros pesquisadores que disponibilizaram outros acervos mais raros em fotos e estudos sobre o tema. Finalmente, em 2018 foi criado o portal MDCSP - Memória Digital do Congado de São Paulo (ProAC 2017), que teve como objeto central da proposta a reunião de todo esse material e outros títulos futuros em um site equipado com diversos aplicativos de leitura e edição, para receber formatos digitais e proporcionar acesso rápido, tudo de forma livre e gratuita, respeitando os critérios de propriedade intelectual e autoral.
    Esse portal foi criado para ser uma ferramenta de pesquisa e principalmente de difusão dos modos e aspectos culturais tradicionais existentes no Estado de São Paulo, tendo o Congado como a expressão popular a ser observada e tema principal da iniciativa. A escolha dessa expressão tradicional especificamente, para ser evidenciada em um trabalho dessa natureza, se dá primeiramente pelo fato que o proponente atua de forma direta com as comunidades detentoras dessa tradição, existentes em Mogi das Cruzes, sendo assim, o MDCSP é a compilação de uma série de trabalhos desenvolvidos pelo mesmo proponente ao longo de 10 anos, atuando com as mesmas comunidades tradicionais de Mogi das Cruzes, ou seja, cada título presente no acervo foi uma iniciativa anterior que foi realizada com o objetivo de difundir, promover e criar meios de salvaguarda e continuidade dessas tradições populares, através da promoção e vários registros que pudessem ser perpetuados e acessados posteriormente, como forma de manter vivo esse conjunto de saberes e fazeres importantes para processo histórico e artístico da região, bem como da expressão de um maneira geral, uma vez que a Congada é uma manifestação antiga, que ocorre em quase todo território do país e que deu origem a outras já conhecidas tradições. Esse conjunto de realizações cujos resultados estão agregados no portal MDCSP contribuíram de forma significativa para o processo de reconhecimento e repeito aos mestres e dançantes tradicionais da cidade, formando plateias e ampliando o sentimento de importância desses personagens e seus papeis na sociedade, por parte do público geral, uma vez que a cada uma dessas realizações, mais espaço midiático foi dado e parceiros importantes foram surgindo, com destaque para o Itaú Cultural e o IPHAN Nacional, que acabou iniciando os estudos para construção do dossiê que irá reconhecer a Congada como patrimônio cultural brasileiro, após a apresentação do projeto "Mapeamento e Resgate de Aspectos das Culturas Tradicionais de Comunidades Afrodescendentes de Mogi das Cruzes". Além do reconhecimento, essas iniciativas geraram aportes financeiros e registros que se converteram em renda direta para cada grupo participante, sendo o MDCSP mais uma iniciativa que no momento de sua criação gerou os mesmos benefícios, agora com a função de preservação da memória tradicional e de todos esses acontecimentos.
    O MDCSP está no ar desde maio de 2019, seguindo assim até o presente momento. Em seu projeto original foi feito um planejamento de custos com hospedagem, atualizações, serviços técnicos, digitalizações, entre outras despesas, por um período de duração de 01 ano, passando a ser mantido exclusivamente pelo seu proponente desde maio deste. Nesse período 17 meses, recém completados, a inciativa entra em processo de continuidade independente, sendo o portal mantido com recursos próprios, no que se refere a despesas com hospedagem, atualizações, aquisição e convertimento de acervos, divulgação, entre outros custos. Essa iniciativa continuará em andamento por tempo indeterminado, mantendo o o seu domínio "mdcsp" ativo, bem como todo o acervo nele contido, disponível para acesso livre do seu público, dependendo apenas de apoio para a sua ampliação e reformas periódicas.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi