Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 2
Projetos médio porte

Classificado 3º Selecionado 47,00 pontos Premiação R$ 10.000,00

  • MADE IN MOGI LIVE CULTURAL

    Proponente: Daniel Luiz Sawaya Marques da Silva

  • O Made in Mogi é um grupo criado por mim dia 22/5/2019 inicialmente através de uma playlist na plataforma Spotify e em outras plataformas de artistas autorais de Mogi das Cruzes e convidados, com o objetivo de promover a música autoral pra que ela crie mais força com a união dos interessados, respeitando a diversidade cultural e o caráter da obra de cada um, promovendo na interação o mútuo conhecimento pelos artistas participantes e pelo público não somente dos trabalhos autorais mas também das carreiras artísticas, criando uma força mais abrangente de divulgação e trabalho, e também promovendo diversas ações como as que tive a oportunidade de nesse tempo concretizar como festivais presenciais, virtuais, divulgação em tvs, jornais, rádios, tudo feito através de constante diálogo entre os artistas via grupo de WhatApp, telefone, e redes sociais, sem privilégios para qualquer um e com regras de merecimento por participações pré-estabelecidas. O objetivo desse grupo é estreitar laços entre os artistas associados (a entrada no grupo é livre e gratuita) e nele proponho uma série de ações onde estamos sempre nos ajudando e levando nossa arte adiante, mostrando que quando mais próximos e sem vaidades, ao "olharmos para os lados" enxergaremos mais oportunidades e divulgaremos melhor o trabalho cultural de nossa cidade de Mogi, um celeiro de inestimáveis talentos artísticos.
    É um projeto inédito pelos seguintes motivos; primeiro porque sabemos que o artista na maioria das vezes costuma pensar de forma mais singular e que não tem conhecimento do benefício e potencial de se realizar novas parcerias e conhecer outros artistas, e o Made in Mogi promove até então aos desconhecidos se tornarem não só mais conhecidos, mas o que vem ocorrendo continuamente - estreitando laços de forma verdadeira e também permitindo que as perspectivas de trabalho de ambos artistas, com seus conhecimentos e pensamentos se ampliem, e melhor, se concretizem. Em segundo, porque os trabalhos autorais precisam de espaços e oportunidades pra se propagar e o Made in Mogi se torna através da união e das habilidades mútuas, uma ferramenta e meio mais fácil de se realizar a divulgação pelas mãos dos próprios artistas, usando da força e vontade de trabalho de cada um, sendo meu papel somente coordenar os propósitos e ações. Em terceiro defendo que o Made in Mogi é um projeto inédito porque tem um caráter mais humano que um qualquer projeto comum; ele visa realmente auxiliar na formação da consciência dos artistas como indivíduos formadores de opinião em nossa cidade e em nossa sociedade a serem mais justos e reconhecerem os méritos alheios, assim como suas dificuldades, e fazer com que possam se solidarizar mais, e mais do que isso, que essa a união entre as "diferenças" se torne uma chave pra levar alegria e benefícios que ultrapassam as barreiras estéticos-culturais, mas de caráter mais abrangente de valores através dos exemplos, eliminando vaidades, e incentivando o pensamento mais unido, com compreensão, cooperação, e respeito à diversidade cultural, musical, artística e pessoal de cada um.
    Existe um contato permanente nesse projeto entre os integrantes dos artistas participantes com incentivo à pesquisa e o conhecimento da obra de cada um, onde discutimos e propagamos obras, ideias e formas de propagar os conteúdos não só unilateralmente mas muitas vezes com abordagens em grupo, sendo uma dessas vertentes a própria playlist Made in Mogi no spotify (procurar Made in Mogi na plataforma); existe um incentivo entre os integrantes pra que ouçam quase que diariamente os trabalhos através dessa playlist assim como em outras que criamos, e assim a audiência que vem crescendo e o conhecimento dos trabalhos artísticos que vem se ampliando, e acaba se tornando também pequenas imersões diárias com pesquisas e vivências que vem ocorrendo. Posso citar também as pesquisas e novidades que são trazidas à tona como de ferramentas da internet, de acontecimentos atuais e os projetos já realizados que são a própria vivencia e imersão prática musical de todos envolvidos.
    O projeto já conta com mais de 20 artistas participantes, no Spotify tem mais de 100 ouvintes mensais e média de 600 streamings/mensais das músicas autorais dos artistas participantes por mês na playlist principal, já foram impactadas diretamente nos eventos realizados presenciais e online cerca de 1100 pessoas e incontável número de pessoas alcançados através da mídia, creio que dezenas de milhares. Alguns resultados não contabilizados, mas notáveis e não tão menos importante do que estes já apresentados, é o quanto esse projeto já deu vida às obras de muitos participantes, visto que tem artistas que não mais acreditavam no seu trabalho por não alcançarem um resultado esperado (relatos deles feitos a mim), e após divulgação em evento Made in Mogi através dos incentivos e trocas diárias, passou a ter uma conscientização maior da importância na persistência na divulgação de suas músicas pra que possam alcançar novos ouvintes, e estamos vendo tais artistas voltarem a tocar e cantar suas músicas próprias em shows e lives em meio aos covers, restabelecendo seu valor de continuar a expressar seu lado autoral. Mais do que isso abriu-se um novo horizonte para novas composições, pra divulgação digital, parcerias, e algo muito expressivo: o público de um artista esta passando a conhecer o público do outro artista. Esse é um dos sentidos dos festivais, e estamos vendo novas pessoas interessadas nas músicas autorais até então desconhecidas, explorando um novo universo artístico e conhecendo novos artistas de nossa cidade de Mogi das Cruzes.
    7/3/2020 - Foi realizado o primeiro Made in Mogi festival, um festival onde 4 artistas do grupo Made in Mogi fizeram seus shows autorais no Teatro Vasquez, com venda de ingresso antecipada e no local, com bilheteria rentável aos próprios artistas e participantes, com sucesso de público, transmissão ao vivo para a TV Diário em momentos do festival, divulgação jornais, rádios, flyers, campanhas na internet e com shows memoráveis não só pra quem presenciou esses shows mas para os artistas que tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho próprio, concretizando a noite, após os 4 shows das 4 atrações, com a união no palco dos artistas em uma apresentação de encerramento conjunta. 22/5/2020 - Foi realizado durante um momento crítico da pandemia no Brasil um festival virtual Made in Mogi, que dessa vez contou com 14 artistas participantes, em uma Live com duração de 7h25min. que teve o objetivo não só de divulgar os trabalho autorais e seus artistas, mas também de arrecadar leites ou recursos para a compra deles para Rede Feminina de Combate ao Câncer, totalizando mais de R$1500,00 reais em compras de leites ou doações deles. Falando de eventos específicos e de boa repercussão coletiva tivemos esses 2 eventos. Além dessas iniciativas, ainda consigo citar cerca de 6 participações, que não são eventos Made in Mogi intitulados, mas que teve da semente germinada nesse grupo a propagação da união dos membros desse (um dos propósitos da existência dessa agregação entre os artistas) onde foi divulgado o Made in Mogi. Vou explicar melhor: eu mesmo tive dois shows autorais em que convidei artistas que conheci ou estreitei laços através do Made in Mogi, e através da participação deles comigo no palco pudemos compartilhar nossas músicas autorais, e divulgamos a iniciativa e a proposta do grupo. Dessa maneira outros amigos participantes também do grupo em seus shows já convidaram membros e divulgaram durante o show o Made in Mogi.
    Existem oportunidades igualitárias não só para os artistas que se interessam em participar e divulgarem seus trabalhos autorais, mas também pra quem deseja desfrutar da arte produzida por esses artistas. 1) Sobre os artistas: É liberada a participação para qualquer artista que tenha trabalho autoral lançado e/ou publicado na internet, nas plataformas de streaming, independente de suas crenças, valores, gênero musical, forma de pensar. Os artistas que hoje participam conheceram o Made in Mogi ou através da indicação de colegas artistas, ou através de um dos eventos que foram realizados e ficaram por meio dele sabendo da existência do grupo e seus propósitos. Como não temos recursos para financiar uma divulgação maior, nossa divulgação se dá passo a passo nesses eventos com interesse da mídia que divulga o grupo nessas oportunidades. Com o tempo, os artistas participantes passam a se conhecer cada vez mais dentro desse grupo e a querer atrair mostrar essa oportunidade a novos artistas autorais. 2) Sobre o Público: De forma presencial o Festival Made in Mogi fez questão de abranger sua divulgação fora do centro e chegando aos bairros não só pela internet mas também através de flyers em couchê distribuídos também em naregião mais periférica de Mogi das Cruzes. No momento em que conseguimos patrocínios para a divulgação do evento, abrangemos uma divulgação de todas as idades e classes sociais. Tivemos ingressos vendidos, mas também separamos uma cota de ingressos cortesia para quem apoia os eventos e para os menos favorecidos que podiam ser contemplados por um dos artistas. Em evento presencial, notou-se público de diversos gêneros e raças e isso se aplicou também ao palco, com artistas que se apresentara representantes da música nordestina, Lgbt, rock, pop, mpb, trazendo a diversificação cultural em um único lugar e momento. Em eventos online conseguimos ampliar ainda mais tudo isso, com a participação de mais artistas com mais representações, ampliando a rompendo na audiência os limites de locomoção e espaço.
    Desde que foi iniciado o projeto não parou um só instante, pelo contrário somente cresceu porque tem crescido o número de artistas participantes comprovados pelos números nos grupos, playlists, participações e interesses (muitos tem apreciado tanto a experiência que pede pra eu organizar mais eventos como os que foram apresentados). Consequentemente o público interessado em composições dos artistas também tem aumentado e podemos ver isso também pelos números a cada mês. Quanto ao futuro, após o término da pandemia já pensando e planejando o próximo evento presencial, possivelmente com patrocínio do setor privado e com maior abrangência que o anterior pra divulgar de uma forma ainda mais abrangente a música autoral mogiana. Assim como na internet, estou estudando mais algumas sugestões de integrantes do grupo pra futuras Lives e outros formatos também.
    Apresentação das atrações. R$ 4.140,00; Técnicos de som> R$ 740,00.
    R$ 4.880,00

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi