Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 33º Suplente 33,00 pontos

  • I Risamor - Encontro Internacional de Palhaços Educadores de Mogi das Cruzes

    Proponente: Marco Antonio da Silva

  • O I Risamor foi uma mostra dos trabalhos de alguns artistas\pesquisadores nas áreas da palhaçaria e da educação realizada na cidade de Mogi das Cruzes, como forma de extensão universitária, com curadoria e produção do grupo de artes integradas Círcolo Livre de Atuadores, do Circusp (Coletivo Interdisciplinar de Pesquisas Circenses da USP) e do lab_arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FEUSP). Entre os dias 12 a 16 de fevereiro de 2020, a cidade de Mogi das Cruzes foi tomada, nas ruas, nas praças e nas salas de apresentações, assim como também auditórios, associações de bairros e salas de aula, pátios e quadras de Escolas Públicas, porque o projeto pretendeu alegrar com espetáculos variados, mas também refletir, educar, formar público, e sobretudo, formar professores e professoras (além de arte-educadores/as) locais com as mais inovadoras técnicas artísticas para ampliar e fortalecer a comunicação dos/as docentes com os alunos e alunas, com a escola, com os outros funcionários e com a comunidade, principalmente na busca de uma vida não fascista. Acreditamos que uma cidade educadora tem a arte como aliada em todas as suas realizações.
    Durante os cinco dias do I Risamor vinte e seis atividades artística/formativas foram realizadas em dez espaços diferentes, entre escolas públicas, associações, praças, parques, salas profissionais de apresentações, escolas de teatro e espaços públicos não convencionais, como: EMAM (Estúdio Municipal de Áudio e Música), Casarão do Carmo e Casarão da Banda Santa Cecília. Das 26 atividades, 10 foram espetáculos, 5 palestras, 6 oficinas e 5 mesas de debate, atividades nas quais foram abordados temas caros na pós modernidade como, cidadania e educação no Terceiro Milênio.
    16 atividades, das 26 apresentadas, foram vivências deveras importante, tanto no processo criativo dos e das participantes, como no campo do processo cidadão, sócio-emocional e social-participativo, quais sejam: Introdução à Pedagogia do Palhaço: a professora-personagem; Introdução ao uso profissional da voz para docentes; Introdução aos Jogos do Mundo nas escolas; mímica para professoras, capoeira para professoras, palhaço para professoras, hip-hop e comicidade em sala de aula, A professora-palhaça: o cultivo do riso como antídoto contra o bullyng e o escárnio; A professora-atuadora: corpo jogador, dialógico e brincante; A arte. os anseios e a urgência da educação no Terceiro Milênio; Artistas pais e mães: educação e repasse de conhecimentos; O/A artista callejero: educador/a atenta/a em muitas paragens; Riso e ancestralidade; Comicidade afro-referênciada; exposição dos Jogos do Mundo.
    As atividades realizadas no espaços culturais públicos tiveram borderôs preenchidos por funcionários públicos, somente nesses borderôs pudemos contar quase mil participantes; no Parque da Cidade e no Parque Centenário tivemos público somado de 500 participantes; nos dois espetáculos apresentados na Escola Estadual Paulo de Oliveira Melo tivemos público de mais de mil crianças e adolescentes; as 16 atividades formativas tiveram público de, ao menos, dez participantes cada uma. Somadas as 26 ações realizadas, tivemos quase 3.000 participantes em nosso Projeto Cultural.
    O I Risamor foi realizado entre os dias 12 a 16 de fevereiro de 2020. Durante cinco dias apresentamos à municipalidade de Mogi das Cruzes 26 ações artístico/pedagógicas. 10 locais receberam nossas atividades, foram eles: Associação dos moradores do bairro Santa Tereza, Escola Estadual Paulo de Oliveira Melo, Praça Monsenhor Roque Pinto, Casarão do Carmo, Escola de Arte Ousadia, EMAM, Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Parque da Cidade, Casarão da Banda Santa Cecília e Parque Centenário.
    Em primeiro lugar, podemos dizer que esse evento foi o primeiro do Brasil e talvez do mundo, um encontro internacional de palhaços educadores. Durante o evento fundamos a Rede Internacional de Palhaces Educadores, tendo a cidade de Mogi das Cruzes como palco e como fórum para dirimir questões futuras da mencionada Rede. Outro ponto importante foi que, o evento artístico/pedagógico teve o aval da maior universidade da América Latina, a USP, com a participação efetiva de dois grupos de pesquisa da Faculdade de Educação (FEUSP): Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura) e Circusp (Coletivo Interdisciplinar de Pesquisas Circenses da USP). Diante de muitas ações afirmativas, citaremos uma última, qual seja o fortalecimento das capacidades educativas e didáticas de professoras, professores e educadores de nossa região com atividades formativas, já citadas.
    O Projeto Cultural teve como público alvo o corpo docente da região do Alto Tietê, sendo das escolas públicas, particulares, associações de educação não formal. Todas as atividades formativas ofereciam certificados da USP. Nesse sentido, formamos uma parceria com esses/as docentes e com as entidades representadas por eles/as para a continuidade de nossas ações conjuntas, além da devolutiva dos resultados de nossas ações em sala de aula e fora dela.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi