Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 2º Suplente 46,00 pontos

  • PROJETO CORDEL NAS ESCOLAS: A literatura de Cordel Como Ferramenta Pedagógica

    Proponente: Jose Edivaldo Lopes

  • O Projeto Cordel nas Escolas é uma Palestra Show, embasada no fascinante universo da Literatura de Cordel que foi reconhecido em 2018 como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Tem como objetivo principal difundir a arte dos versos e das rimas na sala de aula, contribuindo com a formação de jovens leitores nas séries iniciais, fundamental e médio. O projeto é sempre recebido com grande entusiasmo por gestores, professores e alunos por duas razões: pelo conteúdo lítero-musical e pela “SuperAção” demonstrada pelo seu criador que tem militado em prol da inclusão de Pessoas com Deficiências: Aos dois anos de idade sofreu paralisia infantil, como sequela perdeu os movimentos do braço esquerdo, apaixonado pelo violão desde criança, aprendeu tocar com apenas três dedos da mão direita e hoje vive exclusivamente de sua arte. José Edivaldo Lopes em arte Cacá Lopes, proponente, é cantor, compositor, violonista, cordelista e educador popular, com formação em letras. Tem nove discos lançados e várias coletâneas. É autor de três dezenas de Cordéis publicados, entre eles: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, Cordéis sobre os bairros de São Paulo, Cordel do Trava Língua, Provérbios Engraçados, O Semeador de Livros, “O Que é o Forró?”, e dos livros: Cinderela em Cordel, Araripina em Cordel, Vida e Obra de Gonzagão em Cordel.
    A singularidade do projeto consiste em ser uma oportunidade de fomentar a literatura de Cordel, na cidade de Mogi das Cruzes, através de oficinas e proporcionar ao público a oportunidade de estar em contato com esta fonte genuína da cultura popular brasileira; Por ser uma oportunidade de formação, já que, segundo a Base Nacional Comum Curricular o Cordel deve fazer parte do currículo, mas nem todos os professores estão familiarizados com este gênero textual; Além de ser um projeto cultura que se coloca a serviço da educação como mais uma ferramenta pedagógica, familiarizando e preparando professores e alunos a fazerem uso dessa rica linguagem que embora centenária, ainda não é pouco consumida.
    Sim, Vivencia de mais de vinte anos com atividades entre palestras e oficinas. E também pesquisas sobre temas específicos que resultaram em algumas publicações de livros e cordéis, os principais a serem trabalhados nas escolas destacamos os seguintes Cordéis: BULLYING – UMA TORTURA SOCIAL, A INVASÃO DO ESTRANGEIRISMO, HINO NACIONAL BRASILEIRO EM CORDEL e o CORDEL DO TRAVA LÍNGUA.
    O impacto social do projeto constitui-se: Em ser um projeto de importante atuação no fomento ao Cordel que contribui na formação de novos leitores, bem como, nos estimulo ao nascimento de novos cordelistas. Além de ser um projeto que contribuiu para o fortalecimento dos movimentos que sugiram no final dos anos noventa e inicio dos anos dois mil que resgatou e impulsionou o acesso a essa linguagem tão rica e importante para cultura brasileira, mas que ainda há muito a ser difundida.
    Nos últimos vinte anos o projeto já percorreu mais de trezentas escolas públicas e privadas de São Paulo, grande São Paulo e Interior ( apresentados em mínimo dois períodos, totalizando aproximadamente setecentas apresentações), além de SESIs, Faculdades, Bibliotecas... Aqui na Cidade de Mogi das Cruzes realizamos palestras/oficinas nas escolas: Escola Municipal Mário Portes - 2018 E.E. Maria Isabel dos Santos Mello – 2017, E.E. Laurinda Cardoso de Melo – 2012 E.E. Josefina Najara Hernandes- 2006, E.E. Francisco Ferreira Lopes - 2003 CEFAM - 2003, entre outras.
    A ação Afirmativa: O fomento ao cordel; O estimulo a leitura através desse gênero literário e a representatividade/militância em prol da inclusão de Pessoas com Deficiências;
    É um projeto que tem se renovado e se reinventado nos mais de vinte anos de atividade.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi