Aldir Blanc
Edital nº 019/2020: Projetos Culturais

PROJETOS CULTURAIS 3
Projetos grande porte

Classificado 50º Suplente 27,00 pontos

  • "O Poema que não escrevi"

    Proponente: Celio Conrado Rodrigues

  • Fruto de anos de trabalho e desenvolvimento, o projeto é uma coletânea de poemas em louvor à vida e ao amor. Inspirado em experiências próprias e em observações do meu cotidiano, busquei evidenciar a beleza do dia-a-dia.
    Creio que a singularidade e originalidade está na clareza das ideias, na sensibilidade do artista, no ordenamento das palavras e na diversificação dos temas. Tudo com fortes traços da origem interiorana, de suas raízes e cultura e na sua fé inabalável em Deus e no amor.
    Sim, é o resultado de muitos anos de vivência, leituras e no contato com diferentes culturas locais e internacionais por mais de 40 anos de experiência trabalhando com comércio internacional. Essa ampla visão de mundo me permitiu traduzir em palavras e poemas os diferentes aspectos da vida e do amor, e como eles se entrelaçam no nosso dia-a-dia e realidade atual.
    Desde sua publicação, estimamos que cerca de 10 mil pessoas foram impactados pelas palavras do livro, alcançando leitores de todo o país, inclusive sendo citado no programa tradicional de domingo da Rede Globo “Domingão do Faustão” apresentado por Fausto Silva, como um dos principais lançamentos da literatura. Como um obra de grande sensibilidade e universalidade, os poemas impactaram e continuam impactando leitores de todas as idades, inspirando e ilustrando diversas fases da vida.
    Esse projeto, por ser o primeiro, demorou cerca de 20 anos para ser finalizado e concretizado. Publicado em 2016 pela editora Vox, foi escrito no dia-a-dia, em minha residência em Mogi das Cruzes, e durante as viagens internacionais que realizei, em função do meu trabalho. Com poemas acessíveis e ainda assim de grande sensibilidade artística, o livro pôde chegar em públicos diversos através do país.
    Pela universalidade e sensibilidade dos poemas e temas abordados, com certeza é um livro que atende a todas as camadas sociais independente de cor, raça ou posicionamentos. Tem como prefacio Joana Woo escritora, poetisa e jornalista.
    A escrita é uma atividade contínua e duradoura e as palavras são eternas. Como escrevo poemas e contos há mais de 20 anos e como a inspiração é diária e constante, tenho um acervo de cerca de 5 mil poemas. isso enseja uma continuidade e seleção de temas muito interessantes e diversificados. Creio que hoje tenho material disponível para realização de novos livros com seus diferentes temas.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi