Aldir Blanc
Edital nº 018/2020: Grupos e Coletivos Culturais

GRUPOS E COLETIVOS CULTURAIS
GRUPOS E COLETIVOS CULTURAIS

Desclassificado Proposta apresentada fere ao item 6.1. do edital 018/2020 por não possuir caráter prioritariamente cultural, cujas ações estão atreladas a ações ambientais e de turismo

  • Jardineiros da Floresta

    Proponente: Cristiane de Paula Gomes

  • Jardineiros da Floresta
    Em 08 anos consecutivos de ações socioculturais e socioambientais, o Projeto Jardineiros da Floresta já realizou diversas atividades com base no Patrimônio Paisagístico dos Biomas Brasileiros. Nesses 08 anos já foram realizadas mais de cinco oficinas de observação de aves em Mogi das Cruzes, atraindo participantes de outros estados, alunos de faculdades, escolas, crianças e observadores de aves profissionais e amadores, com atividades gratuitas com intuito de preservar e cultivar locais como parques urbanos. A atividades elaboradas pelo grupo busca um processo de observação e arte, incentivando a observação das aves como um ponte de partida para a criatividade e inspiração. Conta com a parceria de arte-educadores e profissionais renomados com a criações artísticas com base nas saídas de campo nas áreas naturais onde o projeto é elaborado e realizado, visando com que os participantes ampliem a sua percepção sobre o patrimônio natural local e seu entorno do próprio cotidiano, conhecendo assim um pouco do universo das aves e da natureza que a cerca. O projeto também incentiva a produção de artesanatos como fonte de renda utilizando as aves como inspiração e auxilia na organização de Workshop de Fotografia de Aves para alavancar o turismo de observação de aves. Sendo uma proposta de trabalho direcionada para diversos públicos de diferentes idades o projeto já idealizou e realizou mais de 10 apresentações com diferentes temas em Mogi das Cruzes sendo apresentado os trabalhos nas redes sociais Facebook e Instagram Jardineiros da Floresta. Nos últimos 24 meses auxiliou na produção de Workshop de Fotografia de Aves do fotógrafo Edson Endrigo nos estados DF, RS e SP. Realizou oficinas de observação de aves no RS e SP, bem como a diretora do projeto fez algumas viagens nos Biomas Brasileiros para acrescentar atividades no Projeto Oficina de Observação de Aves. O projeto incentiva um olhar sensível em artes por intermédio do turismo de observação de aves, visa estabelecer uma vivência cultural com a natureza, seja em um parque urbano, em um ambiente natural preservado ou praça. O projeto estimula a criação de artesanato, principalmente com materiais recicláveis, um dos trabalhos realizados na oficina de observação de aves é estimular a produção de peças artesanais com o tema aves, podendo ser produto inclusive com poder econômico para o artista. Exemplos de artesanatos produzidos nas oficinas: casas de passarinhos, comedouros, lembrancinhas, chaveiros, entre outros. Realiza atendimentos de grupos e dá treinamentos para quem busca fontes de trabalho como monitores ambientais, proporcionando geração de trabalho e renda, disseminando valores para a sociedade com a preservação do patrimônio cultural e ambiental.
    Localizado em comunidades urbanas semiestruturadas não consideradas periféricas com relativa infraestrutura social e urbana.
    Localizado em comunidades urbanas semiestruturadas não consideradas periféricas com relativa infraestrutura social e urbana.
    De 5 a 10 anos de atividades comprovadas.
    Assistente de produção
    Não

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi