Em meados do ano 2000, foi criada uma oficina de Bonecos Gigantes em Sabaúna, na época, nem se imaginava que essa cultura fora muito importante no passado das grandes festas de carnaval. Existem registros dos anos 60, do encontro de bonecos que era promovido entre os grandões de Sabaúna, Zé Pereira e Maria Angú e os bonecões de São Luiz do Paraitinga.
A oficina se tornou um projeto, chamado Gira Mundo Bonecos Gigantes e desde então passou a fazer parte do carnaval de Sabaúna, vindo a se tornar uma marca muito forte dessa festividade, atraindo pessoas de várias partes da cidade e do estado.
Com características de um carnaval de rua à moda antiga, com apelo tradicional das manifestações populares, como os bonecos gigantes, as marchinhas, grupos de foliões locais e brincantes, criamos um projeto de preservação dessa modalidade de carnaval, visando o resgate e a preservação das culturas populares.
Todos os anos acontecem as tradicionais oficinas de bonecões, o objetivo é produzir novos bonecões, que serão utilizados no Carnaval de Sabaúna.
Levados às ruas durante os desfiles de blocos, ou participando de exposições, os bonecos gigantes são um show a parte,seja pelo colorido, seja pela alegria e curiosidade que eles provocam nas pessoas, eles são os símbolos mais importantes do Carnaval.
Já estiveram presentes em outros estados, como Minas Gerais, nas cidades de Cristina, em 2016 e Marmelópolis em 2010, representando o carnaval, também dançaram na Estação da Luz em 2015, divulgando o Trem das Marchinhas.
Atualmente, o carnaval de Sabaúna atrai um grande número de pessoas e a atração principal é o cordão dos bonecos Gigantes.
A oficina é realizada todos os anos, em parceria com a Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF, na Estação Cultural Sabaúna, sob responsabilidade e produção do Grupo Gira Mundo.
Nos últimos dois anos, os bonecos gigantes trabalharam muito, especialmente no primeiro semestre.
Em 2019, o ano começa com a famosa oficinas de bonecões, que independe de circunstâncias, elas acontecem para renovação e recuperação dos bonecos que são usados no ano anterior. Foram muitos eventos antes do carnaval, há uma procura muito grande por eles, especialmente pelas escolas e projetos sociais.
O Gira também foi contemplado em edital de folia de carnaval na cidade de Jacareí/SP e vários eventos temáticos em Mogi das Cruzes.
Já em 2020, a volta das oficinas dos bonecos, no início do ano, marcam a chegada do carnaval. A Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, promoveu o carnaval de rua, trabalhando apenas com os Blocos de carnaval, foram várias folias com os bonecos gigantes, durante o período do carnaval, tendo ainda eventos particulares e sociais na agenda dos grandões.
Durante ano, temos eventos, oficinas, o período folclórico, participação em serestas, saraus e exposições artísticas em eventos regionais.
Localizado em comunidades urbanas e periféricas com precariedade na infraestrutura social e urbana.
Localizado em comunidades urbanas e periféricas com precariedade na infraestrutura social e urbana.
Acima de 10 anos de atividades comprovadas
Operador(a) de som e audiovisual, sonoplasta, diretor(a) musical, regente e afins