Aldir Blanc Edital nº 013/2020: Espaços e Territórios Culturais
PEQUENO PORTE Não possui sede para ações, não está no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e pontua entre 10 e 34 pontos conforme aplicação total dos critérios de análise desse Edital.
O Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, é um projeto e um espaço cultural fundado em julho de 2006. De junho de 2009 a Outubro de 2019, o projeto teve sede num mesmo imóvel, no centro de Mogi, com uma intensa programação cultural para a região do Alto Tietê, envolvendo música, teatro, circo, cultura popular, dança e política cultural. Atualmente está com sede provisória na casa de um dos fundadores, e segue produzindo dentro dos limites da pandemia.
Nesses já 14 anos do projeto, foram realizadas uma enorme quantidade de ações em praticamente todas as modalidades artísticas, além de reuniões de coletivos de militâncias diversas (LGBTQIA+, movimento negro, cidadania, políticas públicas, feminismo, acessibilidade e inclusão, direitos da criança e do adolescente, entre outros). Alguns números:
• Cerca de 100 mil espectadores circularam pelo espaço, nas diversas atividades;
• Mais de 1.000 artistas trabalharam no espaço;
• Perto de 1.500 pessoas passaram pelas Oficinas Livres de Circo e Teatro, por workshops, vivências e outras atividades;
• 28 grupos residentes no espaço;
• Mais de 500 apresentações teatrais (de mais de 300 espetáculos diferentes);
• Cerca de 200 shows musicais;
• 51 espetáculos de dança;
• 21 saraus de arte e cultura;
• 45 atividades circenses, entre espetáculos, saraus e números;
• 04 Festivais de Teatro (03 Internacionais);
• 01 Seminário Internacional de Teatro;
• 11 "laives" com artistas e produtores culturais;
• 01 Experimento Teatral On-line.
Nos últimos 24 meses, o Galpão sediou atividades das Oficinas Livres de Teatro e de Circo, Inúmeras apresentações teatro, circo, dança, música, exposições, exibições de filmes; Sediou e apoiou diversas edições de Encontros de Domingo do Grupo Jabuticaqui, ofereceu residência a vários artistas e a 08 grupos artísticos, inclusive formados na casa, promoveu reuniões sobre políticas públicas. Em 2020, entre outras coisas, iniciou o Projeto CULTURA HOJE, com debates virtuais sobre arte, cultura e sociedade (atualmente com apoio do Moviar), em parceria com o Teatro Contadores de Mentira; e o Experimento Teatral On-line, com a participação de atrizes, atores e atories da região para pesquisar e produzir obra de teatro on-line;
A partir de 2019, por questões financeiras, o espaço físico utilizado foi fechado e houve um recesso de atividades práticas para reflexão e avaliação, de Novembro de 2019 a Março de 2020, quando devido à pandemia os membros remanescentes do território cultural retomaram as atividades online.
O recurso recebido pode inclusive ajudar o projeto a ter uma sede física novamente.
01 turma de oficina de iniciação ao teatro gratuita (10 a 15 participantes) para população de bairros do Distrito de Braz Cubas - 12 aulas presenciais (ou on-line) de 02 horas cada, usando como base a metodologia e organização conceitual da Oficina Livre de Teatro do Galpão Arthur Netto. r$ 1.900,00;
04 laives com artistas negros e negras com relação com o Galpão em anos anteriores. Tema incidental: racismo no Brasil e em Mogi das Cruzes. R4 3.000,00.