Aldir Blanc
Edital nº 017/2020: Prêmio Mogi das Cruzes de Artes Plásticas

Obras de Arte 2
Obras de Arte 2

Desclassificado Desclassificação para atendimento ao item 3.5 do edital, que trata do nº de obras contempladas e artigo 47 do Decreto Municipal nº 19.546/2020, que trata do limite de concentração de renda.

  • Matheus Dias de Moraes #1

    Proponente: Matheus Dias de Moraes

  • Autodidata na pintura e na escultura e herdei de meu pai a vocação para a serigrafia e a arte de gravar. Tive em minha vida um grande mestre, meu avô Agenor Dias, que me ensinou a trabalhar com ferramentas e a planejar as ações antes de executá-las. Foi meu primeiro incentivador nas artes. Esses ensinamentos, somados ao convívio com ele em sua oficina, fizeram com que tivesse a percepção no uso da ferramenta adequada para as diferentes materialidades, permitindo que minhas ideias fluam ao expressá-las em qualquer que seja a técnica ou material escolhido. Desde 1997 até os dias atuais, trabalho na área da serigrafia com impressões em diversos tipos de substratos e, nos últimos anos, produzindo gravuras com essa mesma técnica de impressão. O tempo dedicado a esta arte fez com que me apaixonasse ainda mais pelas gravuras, o que me levou a fazer trabalhos em xilogravura e em metal. A arte sempre fez parte da minha vida, paralelamente, ao meu ofício de serigráfico. Transitei por outras técnicas e sempre sonhando em um dia dedicar-me exclusivamente à Arte, até que, em 2014, aos 35 anos de idade, decidi cursar a faculdade de Artes Visuais para adquirir mais conhecimento e dar um impulso para essa nova fase da minha vida, o início da minha carreira como Artista. Somando-se a todas as experiências de vida, repertório visual, habilidades adquiridas e influências artísticas cravadas na minha memória. Outra grande paixão é a cerâmica. Há seis anos venho estudando com Miha Nakatani, filha de um dos melhores ceramistas do Brasil. Atualmente, é minha principal atividade nas artes. • Quatro obras expostas na Pinacoteca de Mogi das Cruzes. • Expositor de peças cerâmicas no Festival de Cerâmica do Casarão do Chá 2017, 2018 e 2019. • Apliquei oficinas de modelagem em argila nos Festivais de Cerâmica do Casarão do Chá nos anos 2016, 2017, 2018 e 2019. • Participação no 5º Salão de Artes de Mogi das Cruzes com a obra "Entre Vilaró e Eu". • Participação em várias feiras de artes nos anos de 2018 e 2019. • Ministrei palestra e oficina de Processos Serigráficos na Semana de Artes da Universidade Cruzeiro do Sul.
    Possui entre 5 e 9 anos de experiência comprovada.
    OBRAS DE ARTE 2 - Prêmio de R$4.000,00
    Título: S/ Título Escultura em Concreto Celular Artista: Matheus Dias Ano: 2015 Medidas: 30 x 22 x 26 cm A / L / P Peso aproximado: 5 kg Essa escultura é uma reflexão a morte, sua parte frontal inferior tem o formato de um nariz com o contorno dos olhos para simbolizar uma cabeça humana. Observando lateralmente a obra, esse nariz vira um papo de galo (barbela), logo acima o bico e com uma crista em toda a extensão da parte superior. O simbolismo da cabeça humana enterrada até próximo ao nariz mostra que a morte está próxima, já o galo, símbolo do alvorecer, anuncia no terceiro dia seu renascimento para a vida eterna. Essa obra foi feita para ficar sempre exposta ao sol e após a morte de alguém próximo ao artista ou até mesmo o próprio artista, no terceiro dia ela sairá da área externa com suas marcas do tempo e passará a ficar abrigada em um local coberto, e assim, ganha um nome, este dedicado a pessoa que morreu. Toda a obra tem o formato de uma ampulheta, simbolizando que o tempo é curto e a morte é certa, ou seja, aproveite enquanto há areia em sua ampulheta.

    Informações: 11 4798-6900
    E-mail: culturamogi@pmmc.com.br

    www.cultura.pmmc.com.br
    twitter.com/CulturaMogi
    facebook.com/CulturaMogi
    instagram.com/CulturaMogi